domingo, 31 de maio de 2009

DIA 13

DIA 13
HÁ REMÉDIO PARA MIM
2 Crônicas 20:1-12

Há pessoas que se perguntam: Tenho solução? Será que há jeito para mim?
Quando me deparo com a Bíblia dizendo: "Nada é impossível para Deus", meu espírito se renova em fé, em poder, em autoridade e confiança.

Quantas vezes estamos "remando contra a maré", lutando conosco, dependendo de nossas forças e de nossa mera suficiência, diante de quadros tão tristes que dependem absolutamente de uma intervenção milagrosa de Deus.

É hora de parar de relutar, de ceder ao capricho de que somos alguma coisa sem Deus e clamarmos por sua intervenção!
É hora de orar e dizer: "Senhor! Não posso mais carregar isso sozinho. Faz o que for necessário. Dou-lhe a liberdade de agir como convém e mudar o que tem de ser mudado. Estou cansado de lutar com minhas próprias forças".

No grande confronto que Josafá, o rei de Judá, teve de enfrentar, ele foi sincero ao dizer: "não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti '.
Creia que Deus o ouvirá e você ainda testemunhará em família o livramento do Senhor!
Oração:
"Pai, SENHOR dos Excercitos, batalhe em meu lugar. Amem."
Minha dica:
Orem hoje pedindo que o SENHOR os faça entender que há soluções para nós e nossos problemas. Orem tambem, entregando seus conflitos ao SENHOR, e peça que o ES os ajude a confiar de tal forma, que ao entregarem os conflitos ao SENHOR, vocês nao se lembraram mais deles.
Orando com as crianças:

Hoje, coloque as crianças para orarem por seus conflitos pessoas. As crianças também possuem cnflitos, e elas precisam aprender a confiar no SENHOR. Conversa com elas e procurem conhecer seus conflitos. Seja uma briga com um amiguinhos, um desejo de ter algo que não tem, uma dificuldade em estudar uma materias, e até mesmo solidão. Orem juntos sobre isso.

O Amor é justo

Se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa nãopoderá subsistir. - Marcos 3:25
Querendo ou não, os conflitos no casamento são simplesmente inevitáveis. Quando vocês selaram o casamento como noivo e noiva, não juntaram apenas suas esperanças e sonhos, juntaram também o coração, temores, imperfeições e carga emocional. A partir do momento em que saíram da lua de mel, iniciaram o processo real de descoberta um do outro, desagradavelmente percebendo o quão pecador e egoísta cada um pode ser.
De repente, o seu cônjuge escorrega do seu pedestal e você do dele. A aproximação forçada do casamento começou a remover a farsa pública, expondo seus problemas pessoais e hábitos, retos. Bem vindo à humanidade falha.

Ao mesmo tempo, as tempestades da vida começaram a lhe provar e a revelar do que você é feito realmente. Exigências do trabalho, problemas de saúde, discussões familiares e necessidades financeiras incendiaram o casamento em vários aspectos, acrescentando pressão e calor ao relacionamento. Isto prepara o caminho para que desentendimentos ocorram entre os casais. Discutimos e brigamos. Ferimos. Vivemos em conflito. Mas não estamos sozinhos.
Todos os casais passam por tempestades. Faz parte do casamento. Mas nem todos os casais sobrevivem à elas.

Então, não pense que fazer o desafio de hoje acabará com todos os conflitos docasamento. Pelo contrário, pôr em prática este desafio lhe ajudará a lidar com o conflito de forma que vocês saiam saudáveis do outro lado. Os dois, juntos. O dano mais profundo, mais doloroso que um dia podemos cometer (ou já cometemos) no casamento, está mais propício a acontecer em meio ao conflito. E porque é no conflito que o nosso orgulho é forte, nossa raiva é fervente.Somos mais egoístas e críticos. Nossas palavras são venenosas. Tomamos as piores decisões.
Um casamento pode começar muito bem na segunda e ficar mal na terça, se conflitos desenfreados assumirem o controle e se nenhum de nós tiver o pé no freio.

Mas o amor chega e modifica as coisas.

O amor nos lembra que nosso casamento é valioso demais para permitirmos que se autodestrua, e que o nosso amor por nosso cônjuge é mais importante que qualquer discussão.

O amor nos ajuda a instalar air bags e construir corrimãos em nosso relacionamento. Isso nos faz lembrar que os conflitos podem, na verdade, se transformar em algo bom.

Os casais que aprendem a viver em meio a conflitos tendem a ser mais chegados, mais confiantes, mais íntimos, e a viver, subseqüentemente, um relacionamento mais profundo.

Mas como? A maneira mais sábia é aprender a discutir com clareza, estabelecendo regras saudáveis para conflitos. Se não houver um guia de como abordar tópicos sérios, não haverá limites quando a discussão esquentar.Basicamente, existem dois tipos de limites para lidar com conflitos: os limites "nós" e os limites "eu".

Os limites "nós" são regras que ambos concordam de antemão, regras que se aplicam durante qualquer briga ou discussão. Cada um de nós tem o direito de gentilmente, mas diretamente, relembrar esses limites quando forem violados. Eles podem incluir:

1. Nunca mencionaremos divórcio.
2. Não levantaremos casos antigos e irrelevantes do passado.
3. Nunca iremos brigar em público ou na frente de nossos filhos.
4. Daremos um tempo se o conflito chegar a um nível nocivo.
5. Nunca tocaremos um no outro de modo ofensivo.
6. Nunca dormiremos com raiva um do outro.
7. O fracasso não é uma opção. Faremos o que for necessário para sairmos bem dele.

Os limites "eu" são regras que praticamos pessoalmente, por nossa conta.

Aqui estão alguns dos exemplos mais eficientes:
1. Eu ouço primeiro para depois falar. "Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar-se" (Tiago 1: 19).2. Eu lidarei com meus problemas honestamente. "E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?" (Mateus 7:3)3. Falarei com gentileza e manterei o meu tom de voz baixo. "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Provérbios 15: 1).
Discutir justamente significa trocar as nossas armas. Desentendimentos com dignidade resultam de construir uma ponte ao invés de destruir. Lembremos: Amar não é uma batalha, mas é sempre digno de batalha.

Converse com o seu cônjuge e estabeleça regras saudáveis de conflito. Se o seu cônjuge não estiver pronto para isso, então escreva os seus limites pessoais para a "briga". Decida colocá-los em prática quando o próximo desentendimento ocorrer.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Se o seu cônjuge participou com você, qual foi a reação dele? Que regras você escreveu para si mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário