segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

AMOR E RESPEITO

Capítulo 21 - ORDEM HIERÁRQUICA



Aprecie o desejo dele de proteger e prover



Um velho ditado faz uma observação: "Os tolos se apressam a seguir no caminho por onde os anjos temem andar."

Desde que comecei a compartilhar a Conexão entre Amor e Respeito pelo país, tenho me disposto a ser tolo o suficiente para usar termos que não são politicamente corretos. Uma dessas palavras é hierarquia.

“““ “““ Em alguns grupos, as mulheres ouvem essa palavra e pensam imediatamente na mentalidade chauvinista: “O homem domina sobre a mulher”;” Este é um mundo de homens”; "Os homens são superiores e as mulheres são inferiores"; e assim por diante.

Não posso de fato culpar essas mulheres porque, com o passar dos séculos, os homens usaram as Escrituras de maneira ignorante, abusiva e até mesmo maligna. Eles justificaram todo tipo de tratamento terrível às mulheres, tudo em nome de "a Bíblia o diz".

Mas a Bíblia não o diz assim. Ela diz algo muito diferente daquilo que é defendido pelos chauvinistas. Ela também diz coisas muito diferentes daquilo que as feministas proclamam.

No capítulo 16 mencionai o profundo desejo que Deus colocou no homem de sair do campo para trabalhar e realizar. Outro desejo que Deus colocou no homem é o de proteger e prover sua esposa e sua família e, se necessário, morrer por elas. Esse desejo de proteger e prover é parte da trama do tecido de um homem. O exemplo óbvio é o seguro de vida. Bilhões e bilhões são gastos em prêmios de seguros de vida, comprados principalmente por homens. Por quê? Por causa de seu instinto de prover. Eles passam a ter um senso de segurança e tranqüilidade ao saber que sua família será cuidada se eles morrerem.



QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE "HIERARQUIA BÍBLICA"?



Com o passar dos anos, conversei com muitas esposas que são tão controladas pelo medo que sentem da liderança do marido que em geral reagem mostrando desprezo e abusando verbalmente dele. Creio, porém, que quando uma mulher compreende a hierarquia a partir de um ponto de vista bíblico verdadeiro, isso alivia a maioria de seus medos, senão todos eles.

A passagem que fala sobre a hierarquia bíblica é Efésios 5:22-24: "Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos".

Em algumas traduções, a expressão "sujeitar-se" é traduzida como "ser submissa". A palavra grega aqui é hupotasso, uma palavra composta que significa ter precedência ou colocar debaixo. Deus não está entregando aos maridos uma carta branca intitulada "superior"; Ele está atribuindo aos maridos uma enorme responsabilidade, como Paulo claramente destaca nos versículos que se seguem: "Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável." (v.25-27). Aqui são apresentadas claramente as responsabilidades de ser o "cabeça". Ao marido é atribuída a impressionante responsabilidade de amar sua esposa assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela. É por isso que um marido bem-intencionado e que compreende essa passagem vê como sua responsabilidade proteger a esposa. Ao mesmo tempo, a esposa é chamada a colocar-se debaixo dessa proteção. Essa é a definição bíblica de hierarquia. Não é uma superioridade masculina para depreciar o feminino.

É a responsabilidade masculina de colocar-se acima do feminino e protegê-lo.

Existe a possibilidade de o conceito de hierarquia bíblica levar ao abuso?

Um homem pode tirar vantagem do fato de ser o cabeça da família, desprezando e até mesmo abusando de sua esposa e de seus filhos?

Sim, isso é possível, mas uma mulher não deveria recusar-se a permitir que seu marido seja o cabeça em razão disso. Se o marido é mal-intencionado, o abuso acontecerá de qualquer maneira, independementemente de qual seja a estrutura da família. Qualquer papel hierárquico atribuído a ele não tem nada a ver com o abuso. O homem mal-intencionado sempre trata de maneira abusiva aqueles que estão ao seu redor.

No capítulo 5 de Efésios Paulo esboça o relacionamento conjugal ideal. A esposa é sujeita a seu marido e está debaixo da proteção dele. O marido ama sua esposa e está disposto a morrer por ela. A última coisa que ele gostaria de fazer é tirar vantagem dela, desprezá-la ou tratá-la como inferior em qualquer aspecto. A maioria das esposas a quem aconselhei concorda com esse "quadro ideal", até certo ponto. Uma esposa disse: "Eu quero que ele seja o cabeça; só quero saber se ele tem minhas necessidades em seu coração."

Quando as esposas dizem que desejam que o marido seja o cabeça, elas querem dizer nem demais, nem de menos, apenas o certo. A esposa evangélica não se opõe ao ensinamento bíblico; ela se opões aos extremos a que os maridos podem chegar. Ela não quer que ele a domine, mas, ao mesmo tempo, não quer que seu marido dependa dela.

Como sempre, porém, as pressões da cultua secular em que as famílias cristãs vivem muitas vezes causam confusão e contradição. É comum os dois cônjuges terem de trabalhar para conseguir pagar as contas. Em muitos casos, a esposa ganha tanto quanto o marido e, às vezes, até mais. Esse é um enorme trunfo que tenta a mulher a pensar que não está sendo tratada como "suficientemente igual". Nos lares agitados e de dois salários de hoje em dia, é fácil fazer com que o conceito de chefia e a submissão da esposa comecem a parecer fora de mora e antiquados.

O problema que muitas mulheres têm hoje, incluídas as esposas cristãs, é que querem ser tratadas como princesas, mas, lá no fundo, hesitam em tratar os maridos como reis. Não estão dispostas a reconhecer que, no fundo da alma, um marido quer ser aquele que provê e protege, ele quer ser um guarda-chuva de proteção que morreria voluntariamente por sua esposa se fosse necessário. Há muitas formas de mostrar respeito a seu marido. Procure maneiras de apreciar o desejo dele de proteger e prover, especialmente quando as coisas não estiverem indo muito bem para ele.

Um dos métodos mais simples que sugiro para as esposas é enviar a seu marido o que chamo de "cartão de respeito". De acordo com minha pesquisa, os homens raramente guardam os cartões amorosos que as esposas enviam, com todos aqueles pequenos corações, beijos e outros comentários. Mas posso garantir que ele vai guardar um cartão no qual se leiam palavras mais ou menos como estas:

"estava pensando em você um dia desses, que você poderia morrer por mim. Este é um sentimento muito profundo para mim". Assine: "Com todo meu respeito, daquela que admira você".

Lembre-se: Não assine: "Com todo o meu amor". Ele sabe que você o ama. Assine: "Com todo o meu respeito." Seu marido vai guardar esse cartão para sempre. Você vai chegar perto dele nos próximos anos e vai encontrá-lo relendo esse cartão. Por quê? Porque você falou do jeito dele, em linguagem natural.

É por isso que continuo chamando as esposas a despertar para a revelação de Deus quanto à posição do marido como provedor e protetor e à necessidade que ele tem de respeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário