terça-feira, 15 de dezembro de 2009

LIVRO AMOR E RESPEITO PARTE 2

APREÇO - Ela quer que você a honre e a estime



Com o passar dos anos, muitos homens vieram a mim e disseram:

- Sabe, pastor, minha vida de oração não tem sido como deveria ser.

Eu replico:

- Como você está tratando sua esposa?

- Não, não - o marido se apressa em explicar. - É minha vida de oração que não está boa.

- Como você está tratando sua esposa?

- Não, pastor, não é isso. Estou falando sobre minha vida de oração; não estou falando sobre minha esposa.

Então, sorrio e digo:

- Mas eu estou falando de sua esposa.



Na Parte 1, conversamos sobre as razões bíblicas pelas quais o marido deve valorizar sua esposa como igual. A principal passagem que analisamos foi 1Pedro 3:7, que diz aos maridos que vivam de uma maneira compreensiva com as esposas, e que "tratem-nas com honra...e como co-herdeiras do dom da graça da vida." Embutida em 1Pedro 3:7 está outra frase à qual todo marido deveria dar atenção. Pedro aciona que a razão para os maridos tratarem suas esposas com compreensão é para que "não sejam interrompidas as suas orações".É por isso muitas veze digo aos homens que me procuram em busca de aconselhamento que, se os céus parecem silenciosos diante de suas orações, talvez isso se deva ao fato de que eles não estejam honrando suas esposas como Deus deseja. Esses homens tinham certeza de que estavam fazendo todas as coisas certas, caminhando em integridade e servindo ao Senhor, mas, quando oravam, os céus pareciam ser de chumbo. À medida que nos aprofundávamos um pouco mais, com frequência víamos que a resposta para esses homens era que não estavam vivendo com as esposas de uma maneira simpática e compreensiva que as honrava e as estimava. Assim que esses homens começaram a obedecer às Escrituras, sua vida de oração melhorou.

Num sentido bastante real, o acrônimo C-A-S-A-D-A é um comentário sobre a melhor maneira de mostrar respeito à sua esposa. A melhor maneira de respeitar ou honrar uma esposa se dá por meio de Conexão, Abertura, Simpatia, Apaziguamento, Dedicação e finalmente de A - de Apreço. As Escrituras ensinam como o homem deve apreciar e estimar sua amada. "Como você é linda! Como você me agrada! Oh, o amor e suas delícias!" (Ct 7:6). O marido é aquele que "cuida" da esposa.

Deus criou as mulheres de tal modo que elas querem ser apreciadas, estimadas, honradas e respeitadas. A maneira de honrar sua esposa, assim como de honrar seu compromisso com Deus é valorizá-la.

Colocado de outra maneira, o amor tem muitas partes, e estamos olhando para seis delas aqui, tomando por base o acrônimo C-A-S-A-D-A.

Do capítulo 15 em diante falaremos sobre como uma esposa mostra respeito ao seu marido por meio do acrônimo C-A-S-A-D-O.

Sua esposa quer ter certeza de que você a tem na mente e no coração como a primeira e mais importante. É esse o sentido que quero dar a "apreço": quando isto existe, a esposa se sentirá valorizada como se fosse a mulher mais amada da terra. Ela também vai querer respeitar você do mesmo modo como a igreja reverencia a Cristo. Lembre-se que seu amor motiva o respeito dela, e o respeito dela motiva seu amor!

A Conexão entre Amor e Respeito pode ajudá-lo a ter um relacionamento conjugal agradável, sadio e significativo. A vida, porém, nunca será totalmente perfeita. Quando Adão e Eva caíram no jardim do Éden, o pecado tornou-se um problema para todos nós. Tensão, conflito e problemas acontecerão, e você deve estar preparado para lidar com tudo isso.

Sim, é verdade que hoje muitas mulheres têm carreira e posições importantes fora do lar, mas uma mulher que chega à presidência de uma grande companhia aérea disse muito bem:"No final do dia, a coisa mais importante era que eu sabia que ele me amava e me valorizava. Era isso que eu queria mais do que qualquer outra coisa".



***



USE SÍMBOLOS PARA MOSTRAR APREÇO POR SUA ESPOSA



Depois de conhecer e me casar com Sarah, aprendi muito mais sobre o poder do simbolismo e como ele expressa a uma mulher que você a valoriza e a ama. Você nunca conseguirá mostrar a quantidade de abertura emocional e apreço que ela realmente deseja, nenhum homem consegue, mas coisas simbólicas podem ajudar muito a cobrir o abismo. Estou falando de aniversários e comemorações. As mulheres dão muito valor a essas ocasiões. São as mulheres que tem bebês, e essa é uma das razões pelas quais os aniversários são algo muito importante para elas. De jeito muito semelhante, o aniversário de casamento está gravado na alma de uma mulher. Desde a infância, sua esposa sonhou com o dia do casamento enquanto vestia e cantava "Lá vem à noiva!" Mesmo hoje, sua esposa vai mostrar fotos do casamento às amigas dela. Os maridos, porém, nunca brincaram de vestir-se de paletó para o casamento. Essa é uma clara ilustração de rosa e azul, e você precisa ter consciência disso.

A maneira como você celebra o aniversário dela ou seu aniversário de casamento é uma arte, não uma ciência. A abordagem científica coloca muita ênfase no material, no caro. Suponha que um homem compre uma Mercedes para dar à esposa de aniversário. Outro homem leve a esposa ao parque, onde eles fazem um agradável passeio, compartilhando sentimentos de amor e proximidade enquanto ele diz o quanto ela significa para ele. No caminho de volta para o carro, ele encontra uma pequena pedra, coloca-a no bolso a leva para casa. Depois, escreve um pequeno poema ou algumas palavras sobre a pedra e dá à esposa como lembrança da caminhada que fez naquele dia. Qual das duas esposas vai gostar mais do presente que recebeu?

A inclinação natural do homem (azul) é pensar que o presente caro seria muito mais significativo para a esposa. Afinal de contas, se você comprasse uma Mercedes para um homem, ele sairia pela vizinhança falando aos amigos:"Uau! O Joe é um cara fantástico. Não posso acreditar. Ele me deu esse carro maravilhoso!"

Mas ao comprar uma Mercedes para uma mulher, existe muito mais possibilidade de que ela diga às amigas: "Olha só, ele me comprou uma Mercedes. Acho que ele está querendo me comprar ou fazer alguma outra coisa."

Vamos voltar àquela pequena pedra. Quando ela tiver 93 anos de idade e você já tiver morrido uma década atrás, o que ela vai manter na estante? Uma foto da Mercedes? Certamente não! Ela vai colocar aquela pedra, porque elá é um símbolo de uma época em que o marido lhe dava atenção, dedicação e apreço.



PARA QUE SUA ESPOSA SINTA-SE APRECIADA



Você disser: "Estou muito orgulhoso pela maneira como você lidou com isso!".
Você a elogiar na frente dos outros.
Você abrir a porta para ela.
Você tentar fazer uma coisa nova com ela.
Você a incentivar ou a elogiar com gentileza e entusiasmo.
Você notar alguma coisa diferente no cabelo ou nas roupas dela.
Você fizer demonstrações físicas de afeição por ela em público.
Você ensinar os filhos a mostrar respeito por ela e pelos outros.
Você valorizar a opinião dela em áreas cinzentas não como errada, mas apenas diferente e válida.
Você optar por fazer coisas familiares em vez de " coisas de homem"
Você fizer com que ela sinta que é a primeira em importância
Você se orgulhar dela e de tudo o que ela faz.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Livro AmoR e Respeito PARTE 1

SEXUALIDADE

Aprecie o desejo dele de ter intimidade sexual



O Médico e sua esposa não tinham um casamento feliz. Eles estavam em um Ciclo Insano baseado no ultimato que ela havia promulgado vários anos antes. Ela não responderia a ele sexualmente até que ele satisfizesse as necessidades emocionais dela. Ela queria abertura emocional, queria que ele falasse com ela face a face e, até que ele satisfizesse essas necessidades, ela não responderia a ele sexualmente.

Então, através de uma série de eventos, o Senhor falou estas palavras: "Quem deve ser a pessoa madura aqui? Ele é um crente novo e você já é de marido Cristo há muitos anos." Ela entendeu a mensagem. Decidiu ministrar a seu marido sexualmente, não porque quisesse fazê-lo, mas porque queria que isso fosse feito como que para Jesus Cristo. Ela não tinha essa necessidade de sexo. Isso não estava em sua mente, mas ela percebeu que essa era a necessidade do marido, e o Senhor falou a seu coração de modo que ela satisfizesse primeiramente a necessidade dele.

Sendo assim, ela disse: "Tudo bem, Senhor. Eu servirei a meu marido e satisfarei essa necessidade dele com alegria." E assim começou a fazer. O que aconteceu? A necessidade dela de abertura emocional, de conversar face a face, foi entendida? Ela me escreveu: "Quando estávamos deitados na cama logo depois, eu não conseguia fazê-lo parar de falar!".

Esse casal, que era infeliz havia tanto tempo por ter se colocado numa posição de perda para os dois, repentinamente encontrou uma situação em que os dois saíram ganhando. Quando ela satisfez a necessidade física dele, ele se propôs a satisfazer a necessidade emocional dela. Alguém já disse que assim como o diabo fará tudo o que puder para juntar sexualmente duas pessoas antes do casamento, ele faz tudo o que pode para mantê-la afastadas uma da outra depois de se casarem.

Se existe uma questão que não é a verdadeira questão, essa é o sexo. Com o passar dos anos, recebi dezenas de casais que vinham reclamar que não estavam se dando bem. Normalmente a resposta para o problema está no fato de que ela queria intimidade e afeição sem todo o toque sexual, enquanto ele queria sexo e não estava sendo muito paciente com os momentos de apenas afeição. O sexo para ele e a afeição pra você são uma rua de duas mãos. Assim como ele deveria ministrar a seu espírito para ter acesso a seu corpo, você também deveria ministrar ao corpo dele para ganhar acesso a seu espírito. Durante um aconselhamento, uma esposa me disse que achava que o sexo não era a necessidade número um do homem. Respondi que o sexo é um símbolo da mais profunda necessidade dele: o respeito. O marido tem uma necessidade de abertura física por meio da intimidade sexual. Para ele, a recusa da esposa representa que ela não se importa com ele e que não respeita nem a ele nem a sua necessidade. Uma esposa também precisa pensar sobre o quão injusto é dizer ao marido "tenha olhos apenas para mim" e sempre rejeitá-lo quando ele se aproxima dela sexualmente. Como esposa, você transmite respeito a seu marido quando aprecia o desejo sexual dele por você.



***



Há dois aspectos para entender seu marido na questão sexual. Primeiramente, perceba que a sexualidade dele é muito diferente da sua. Lemos em Provérbios 5:19: "Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela."

Este texto está expondo o fato de que o homem é extremamente visual quando se trata de desejo sexual. Ele vê uma mulher bonita, seu rosto e seu corpo, e fica excitado. As mulheres não são visuais no que se refere ao sexo, pelo menos não no mesmo grau que os homens.

O segundo aspecto é que ele precisa de abertura sexual assim como você precisa de abertura emocional. Em 1 Coríntios 7:5, Paulo escreve: "Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio".

Quando a questão é a sexualidade, tanto marido quanto mulher precisam satisfazer a necessidade um do outro. Os maridos, particularmente, podem ficar debaixo de ataques satânicos quando forem privados de abertura sexual. As esposas conseguiram entender melhor isso se pensarem em como elas se sentiriam se seu marido não quisesse conversar ou ouvi-las.

Infelizmente, muitos casais ficam girando no Ciclo Insano porque, sem sexo, ele se sente desrespeitado, reage com "fricotes" desamorosos e ela o despreza por achar que ele está sendo infantil. E assim ficam girando! Lembrem-se esposas: seu filho terá a mesma necessidade. Como você quer que sua nora o trate?

A anatomia e o propósito de seu marido são muito diferentes dos seus. Como mulher, você pode sentir que vocês dois precisam estar próximos para então compartilhar sexualmente. Para ele, porém, é o inverso: o ato sexual é o que faz com que vocês dois fiquem próximos!

O sexo se encaixa na mesma categoria de tudo que é descrito no Ciclo Energético, seja em C-A-S-A-D-A ou em C-A-S-A-D-O. A regra que nunca muda é: você não conseguirá aquilo de que precisa ao privar seu parceiro daquilo que ele precisa.

Os homens, em especial, podem sorrir, mas a dura verdade é que eles são muitas vezes atraídos para um caso porque são privados de sexo em casa.

Um homem que se desvia normalmente recebe a culpa completa, mas em muitos casos ele é vítima da tentação que sua esposa ajudou a trazer sobre ele.

Ser enredado por uma mulher pervertida foi exatamente o que aconteceu com o marido de uma mulher que me escreveu depois de ter percebido que ele tinha um caso. Ela percebeu que seu marido estava clamando por admiração, assim como ela ansiava por amor da parte dele. Ele estava pronto para ter uma mulher admiradora que o tentasse, e foi exatamente o que aconteceu no trabalho dele. Muito embora eles desfrutassem daquilo que as pessoas chamavam de um "casamento perfeito" por mais de vinte anos, ele se desviou. Eles se separaram por um tempo, mas então a esposa percebeu:

"Eu estava muito ocupada com a vida, os filhos, etc...a ponto de ter esquecido meu marido nessa área, deixando-o vulnerável a ataques do inimigo. Ele disse que estava desejando muito uma coisa, mas não sabia o que era até que 'ela' começou a dar-lhe aquilo que ele tanto desejava. Sua necessidade era tão forte que, em determinado ponto, durante nossa separação, ele estava disposto a desistir de tudo - casamento, família, negócios, reputação, até mesmo seu relacionamento com o Senhor, simplesmente para continuar sentindo o respeito e a admiração que estava recebendo daquela outra mulher. Deus está me ajudando a ver minha parte na ruptura de nosso casamento. Meu marido é um homem bem-intencionado e sei que ele me ama; ele também sabe que eu o amo."



A carta prosseguia, dizendo que ela havia tentando fazer o Teste do Respeito com resultados maravilhosos. Ela começou a falar com grande respeito a seu marido, e ele de imediato responde dizendo-lhe como ele havia se "excitado" ao ouvi-la dizer aquelas coisas tão respeitosas.

De fato, ela relata: "Nós imediatamente compartilhamos de uma experiência sexual muito íntima! Parece que uma dose de respeito é muito mais forte que uma dose de Viagra num dia qualquer."

Um marido que fora privado de abertura sexual e que por fim se desviou escreveu para dizer:

“Não a culpo por minha imoralidade, mas ela não admite nada. Não a estou culpando, mas ela não é inculpável. Ela nunca disse que contribuiu para o problema. Quero esquecer isso, mas ela não me deixará fazê-lo. Eu errei, mas não me levantei um dia pela manhã e decidi ir embora com outra mulher. Se tivesse sentido que ela me respeitava, talvez não tivesse feito isso. Em alguns momentos, senti-me como o que ela dizia que eu era um fracasso. Então, quando alguém me disse: ' Você é a melhor coisa que inventaram', fui atrás dela. Ela diz que eu fui atrás de uma loira vagabunda. Mas a outra mulher fazia com que eu me sentisse realmente bem; não tinha nada a ver com sexo. Alguém achava que eu era bom. Quanto mais ela me dizia que eu era um bom homem, mais eu me sentia atraído por ela."

É muito comum que a sexualidade se transforme na razão de os casais não serem tão próximos quanto deveriam ser, mas ela se manifesta de maneiras que você nem imagina.

Um homem é responsivo àquilo que vê. Ele precisa da compreensão da esposa em relação às lutas que tem. A esposa deseja receber a proximidade, a abertura e a simpatia do marido. Você pode alcançar isso de duas maneiras: 1. Faça tudo o que puder para dar-lhe a abertura sexual de que ele precisa, mesmo se, em algumas ocasiões, você não estiver no clima; 2. Diga que você está tentando compreender que ele é tentado sexualmente e de maneiras que você não entende. Conforme você permitir que ele converse sobre as lutas que tem, terá cada vez mais oportunidades de ser mais que uma amiga dele, mas uma amante.

Seu marido precisa de você; você sabia disso antes do casamento. À medida que reconhece a necessidade dele e busca satisfazê-la, você o verá satisfazendo as suas.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

LIVRO AMOR E RESPEITO CAP. 15

Capítulo 15

C-AS-A-D-O: Como soletrar respeito para seu marido

(Nota para os maridos: este capítulo e os seis seguintes são "apenas para esposas", mas os maridos são convidados a ler também.)

Senhoras, conduzimos seus maridos por C-A-S-A-D-A para ajudá-los a se tornarem homens mais amorosos. Agora é a vez de vocês. Nos próximos seis capítulos, vamos levá-las pelo acrônimo C-A-S-A-D-O de modo a apresentar-lhes maneiras práticas e bíblicas que vão ajudá-las a se tornarem mulheres mais respeitosas. As esposas não precisam de muita instrução para ser amorosas. É uma coisa que Deus já colocou dentro delas, e elas fazem isso naturalmente. Contudo, de fato precisam de ajuda com a questão do respeito. É fato que esse é um termo estranho para muitas mulheres e, mesmo que você já tenha aceitado a idéia de que seu marido precisa de respeito, esse ainda é um conceito difícil de se pôr em prática. A carta desta esposa representa a maneira como se sentem muitas mulheres à medida que tentam sair do Ciclo Insano e entrar no Ciclo Energético:

" Aplicar respeito em meu casamento é algo muito estranho, e estou realmente precisando trabalhar esse aspecto. Sempre achei que eu precisava amar mais. Que revelação para mim, porque amar mais não estava ajudando. Obrigada mais uma vez! Estou muito animada quanto ao rumo que nosso casamento vai tomar a partir daqui, à medida que aplicarmos o que aprendemos. Sinto uma nova energia em nosso relacionamento."

Fornecer mais energia para o casamento é a exata proposta dos capítulos sobre C-A-S-A-D-O. Esse acrônimo representa os seis principais valores considerados por seu marido: Conquista, Autoridade, Sexualidade, Afinidade, Discernimento e Ordem hierárquica. Cada um desses valores será abordado em um capítulo breve. Em Conquista, você aprenderá a apreciar o desejo dele de trabalhar e alcançar. Autoridade cobre a apreciação do desejo dele de servir e liderar. Sexualidade explica seu desejo de intimidade sexual. Afinidade vai ajudá-la a entender o desejo de seu marido de ter uma amizade do tipo "ombro a ombro". Discernimento trata da apreciação do desejo dele de analisar e aconselhar. Ordem hierárquica ensina como apreciar o desejo de seu marido de proteger e prover.
Dar respeito incondicional ao marido é o caminho certo para receber amor incondicional dele, mas, para algumas mulheres, isso ainda é difícil de entender. Veja o relato de uma mulher que está colhendo os benefícios:

"Sou grata por essa idéia de respeito incondicional, porque agora sinto que posso devolver, de uma maneira significativa para ele, todo o amor que ele me dá... Como praticante de artes marciais, aprendi muito sobre respeito, mas não percebi que era uma linguagem... nunca soube que fosse uma necessidade, quanto mais uma linguagem...Estou aprendendo a me comunicar de maneira mais eficiente com meu filh adolescente também, graças a essa nova conscientização sobre o respeito.

COMO USAR O "TESTE DE RESPEITO" COM SEU MARIDO

Quando comecei a ensinar a Conexão entre Amor e Respeito, costumava falar para vários grupos e citar algumas passagens chave: Efésios 5:33, 1Pedro 3:-2, mas francamente, muitas mulheres desprezavam esses versíclos de modo petulante, destacando que Paulo era homem, assim como Pedro. Como eles poderiam saber o que uma mulher sentia?
Em vez de pregar sermões sobre não se rebelar contra as Escrituras inspiradas, descobri uma maneira de elas poderem testar o conceito de respeito incondicional com os maridos. Chamei-a de "Teste do Respeito", o que não é nenhuma surpresa. Pedi a um grupo de esposas que pensasse durante um tempo em algumas coisas que elas respeitavam nos maridos. Algumas precisaram de bastante tempo, mas, finalmene, todas conseguiram. Então, pedi que cada uma fosse para casa, esperasse atéque o marido não estivesse ocupado ou distraído e disesse: " Estive pensando em você hoje e quero simplesmente que saiba que respeito você."
Depois de dizer isso, elas não deveriam esperar nenhuma resposta, deveriam apenas mencionar que precisavam fazer alguma coisa e então sairiam tranquilamente da sala. Então, deveriam ver o que aconteceria. Uma mulher me escreveu dizendo que, depoisa de dizer ao marido que o respeitava, ela se virou para sair, mas nem sequer conseguir chegar à porta. Ele praticamente gritou: "Espera aí! Volte aqui. Quais coisas?"
Felizmente (e isso é muito importante), ela estava pronta para mencionar as coisas que respeitava nele e começou a dizê-las. Quando terminou, ele disse: "Uau! Oha, posso levar a família todas para jantar fora?"
Ela ficou espantada. Seu marido raras vezes levou a família para jantar. O que estava acontecendo ali? Expliquei-lhe que o primeiro e fundamental impuso de um homem é servir, especialmente em resposta ao ato de ter sido honrado. Ela o havia honrado , e ele queria fazer alguma coisa em relação a isso. A esposa precisou pedir um adiantamento, pois os filhos tinham compromisso naquela noite, e ele concordou. Cerca de quinze minutos depois, porém, ela ouvia pratos e panelas batendo na cozinha. Foi até lá olhar e viu o marido fazendo o jantar. O marido nunca fizera o jantar antes. Nunca, aquela fora a primeira vez! Ele estava servindo novamente.
Poucos dias depois, essa esposa nos escreveu de novo e disse: "Vocês não vão acreditar. Ele está na lavanderia! Vocês tem outro 'Teste do Respeito' aí com vocês? Acho que da próxima vez vou conseguir um cruzeiro marítimo!"
Será que a esposa pode usar o Teste do Respeito para manipular seu marido de modo a conseguir um cruzeiro?
Isso é possível, mas essa esposa não é culpada de manipulação. Ela tentou sinceramente expressar respeito pelo marido, o que funcionou muito além de suas expectativas. Repetindo o que eu já disse, o marido que é fundamentalmente bem-intencionado sevirá a esposa quando ela o respeitar por quem ele é como pessoa. Estou convencido de que a chave para motivar outra pessoa é satisfazer sua necessidade mais profunda. Alguns maridos podem não responder da mesma forma, podem simplesmente ficar pensando no Teste do Respeito por um tempo e dizer alguma coisa depois, ou não dizer coisa alguma. A questão é que usar o Teste significa dar um passo de fé. É admitir que você entende o que a palavra de Deus diz sobre respeito incondicional.

TENHA PRONTA AS RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ O RESPEITA

Quando uma esposa diz ao marid que existem várias coisas que ela respeita nele, a maioria dos maridos, depois de recobrar a consciência, vai perguntar instantaneamente: " Em que você andou pensando? O que você quer dizer com isso? O que você respeita em mim?" A esposa precisa estar preparada para responder às perguntas de maneira honesta e genuína.
Mas e se a esposa nao souber o que dizer? Será que seu marido, por mais desligado e desamoroso que seja, é um homem de boas intenções? Se a resposta a essa pergunta foi sim, em qualquer grau que seja, então ela esposa pode começar a fazer sua lista. Isso vai ajudá-la a perceber que o marido é feito à imagem de Deus, que ele tm atributos dados por Deus que são dignos de respeito. Abordaremos os atributos masculinos concedidos por Deus nos capítulos a seguir. A questão é esta: olhe para todos os desejos dele, não para seu desempenho. Eis aqui alguns pensamentos para começar. Você pode formulá-los em suas próprias palavras.
"Querido, respeito você por levantar todos os dias e trabalhar para sustentar a família. Isso não é uma opção;você tem de fazer isso e o faz."
"Querido, respeito você por seu desejo de me proteger e sustentar a mim e a nossa família. Penso em todas as apólices de seguros que você fez para nós. Sei o peso que as contas tem sobre você em algumas época, e admiro você por seu compromisso."
A chave é concentrar-seno positivo. Tentar ver o que Deus vê.
Quando o marido e irrita ou é teimoso, sua esposa deve perceber que ele não tem o propósito de irritá-la. Ele tenta mostrar boas intenções e quer um casamento feliz. Os homens estão carentes de respeito.
Eu poderia mencionr muitos outros relatos de esposas que tentaram fazer o Teste e passaram com louvor. Algumas fizeram isso face a face, outras escreveram bilhetes e outra ainda ligaram para o marido no trabalho e deixaram uma mensagem na secretária eletrônica. Não importa de que maneira a esposa use o Teste do Respeito, mas quando o faz, esse pode ser o primeiro passo na direção de uma mudanças no casamento.

"O marido quer se visto como aquele que é capaz de governar bem sua própria família."
1 Timóteo 3:4

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

AMOR E RESPEITO CAP. 9

Capítulo 9


CONEXÃO - Ela quer que você esteja por perto

"Uma mulher apaixonada deseja proximidade: Quando encontrei aquele a quem o meu coração ama. Eu o segurei e não o deixei ir."
(Cântico dos Cânticos 3:4)

Não é por acaso que logno no início da Bíblia , quando ela descreve o primeiro casamento da história humana, encontramos uma vívida definicação de conexão. "Por razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (Gn 2:4)
Quando a Bíblia fala de "unir-se", a idéia do hebraico é agarrar, pegar, ficar próxio. Dois se junam face a face, tornando-se uma só carne. Você sabia que, em toda a criação de Deus, apenas os seres humanos conseguem ter intimidade sexual face a face? Unir-se, porém, é mais do que algo sexual. Unir também significa conexão espiritual e emocional. Essa é uma passagem de destaque para os maridos, cheia de ideías. Sua esposa vai sentir-se amada quando você for até ela e, por meio de um olhar, de um toque ou de um sorriso, permitir que ela saiba que você quer estar conectado.
Em Deuteronômio encontramos ainda outro sentidos para a idéia de estar conectado. "Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para fica em casa e fazer feliz a mulher com quem se casou" (Dt 24:5).
Essa passagem é fascinante porque mostra quão bem os israelitas entendiam o casamento. Por que todo o primeiro ano? Eles sabiam que o primeiro ano de um casamento é fundamental. É um período importante para estabelecer o tom da conexão do relacionamento, antes que o desgaste da vida leve o marido para longe por grandes períodos de tempo, antes que eles enfrntem outros problemas.

OS PRIMEIROS SEGUNDOS ESTABELECEM O TOM

Passar todo o primeiro ano juntos sem nunca serem separados não é possível no casamento moderno, mas ainda assim você pode estabelecer um tom positivo a cada dia. Quando chegarem em casa depois de terem ficado separados, os primeiros momentos de reconexão estabelecem o tom para o restante da noite. Na cultura de hoje, a economia normalmente dita que o marido e a esposa devem trabalhar. Sua esposa pode chegar em casa depois de voê, mas a dinâmica básica de conexão ainda se aplica. Lembre-se de que ela quer se conectar. Ela deseja envolvimento face a face. Vocês dois tiveram um dia longo e possivelmente difícil. Se tudo o que você quiser fazer for esticar-se no sofá e assistir a TV enquanto ela prepara um agradável jantar, vocês estarão perdendo um ótimo tempo. Ela vai se sentir amada se você for para a cozinha ajudá-la a preparar o jantar (mesmo que você só arrume a mesa). Outra idéia é sentar-se e conversar com ela enquanto la prepara a refeição. Fale sobre seu dia e não deixe de perguntar sobre o dela. Ela pode estar ocupada com as crianças ou com outras atividades, mas estará ouvindo, posso lhe garantir. Alguns maridos podem achar que passar todo esse tempo na cozinha não é masculino, mas, com vimos em Dt 24:5, os generis hebreus não zombavam de um soldado por ele estar em casa. De fato, como homem de honra, ele recebia uma ordem de passar seu primeiro ano de casamento com a esposa. Não há dúvidas de que um jovem noivo gostaria de estar com seus colegas lutando contra o inimigo, mas, sendo um homem de honra, ele aprendeu a fazer duas coisas: no campo, ele fazia o que era respeitável e, em família, fazia o que era amoroso. Ele usava esses dois chapéus de maneira intercambiável, e os usava muito bem.

O QUE MINHA FILHA DE QUATRO ANOS ME ENSINOU SOBRE CONEXÃO

Se o marido ajustar seus óculos azuis e seu aparelho auditivo azul, entenderá que sua esposa tem uma necessidade de sentir-se perto e conectar-se face a face de uma maneira que ele não faz. Aprendi sobre essa necessidade feminina de conexão face a face com minha fiha, Joy, quando ela tinha apenas quatro anos. Certa noite, coloquei-a para dormir e fiquei deitado ali com ela por alguns momentos para ajudá-la a pegar no sono. O quarto estav totalmente escuro e, como sempre, Joy estava falando - a pequena MissTagarela. Nenhum de nós conseguia ver o rosto do outro na escuridão. Enquanto falava, ela disse de repente: "Papai, olhe para mim!". Então, suas pequenas mãos se esticaram, alcançaram meu rosto e me forçaram a olhar para ela. Já naquela idade, mesmo no escuro, ela percebeu que o papai não estava olhando e, se ele não estava olhando, então não estava ouvindo Não me lembro de uma vez sequer qe meus filhos Jonathan e David tenham pegado no meu rosto como ela e exigido: "Olhe para mim!".
Essa conectividade é o que as mulheres procura em qualquer relacionamento, e em especial no casamento.
Antes que você se consuma pela culpa, perceba que nenhum homem pode satisfazer todas as necessidades emocionais de uma mulher. Ao mesmo tempo, talvez você possa começar a tentar satisfazer algumas das necessidades de sua esposa deixando de lado a cerveja gelada, o jornal, ou o programa de esportes na TV. Voce pode entender o que ela está fazendo quando vai em sua direção, o que em geral ela fará. É por isso que ela o segue pela casa quando você chega (ou fazia quando eram recém-casados) . É a maneira dela de mostrar que o ama.
Num relacionamento conjugal típico, ela se inclina mais na direção do "envolvimento" , enquando ele em geral se inclina mais para o lado da "independência. Quando vocês ficam muito independenes (em especial quando você se cala), ela não se sente próxima de você e coemeça a achar que você não a ama.Quando ela não lhe dá espaço de que precisa, você começa a sentir que ela está tentando se envolver demais e que não respeita você.
Como homem, você provavelmente não conseguirá se envolver com sua esposa tanto quanto ela gostaria. Mas quando você se mover na direção dela, mostrar a ela que quer se conectar, mesmo que seja em pequenos movimentos, veja o que acontece. Isso vai motivá-la. Vai energizá-la, e vai manter o casamento de vocês fora do Ciclo Insano e dentro do Ciclo Energético.
Naturalmente, você pode se agarrar a seu prêmio chamado "independência" . Você pode insistir em ter "seu espaço". Afinal de contas, você trabalha duro a semana inteira e merece jogar futebol (ou pescar, ou assistir a um programa de televisão).Você não vai ser o marido dominado que nunca consegue sair com os amigos porque a esposa sempre aparece com tarefas ou incumbêncis que deseja que ele faça. Além disso, você não vai caminhar na direção dela até que obtenha um pouco mais de respeito, até que ela tenha um pouco mais de consciência de sua necessidade de espaço e independência. Isso, é claro, não funciona, nunca funcionou e nunca funcionará. Não é retendo aquilo de que sua esposa de fato necessita que você vai conseguir motivá-la a dar-lhe aquilo de que você precisa. Se o fizer, vai se atirar ao Ciclo Insano. Sem amor, ela reagirá sem respeito, sem respeito, você agirá sem amor.
Uma das maiors pedras de tropeço para se chegar mais perto de sua esposa pode ser o clássico medo masculino de ser tão controlado a ponto de sentir que não consegue dar um passo sequer sem pedir a permissão a ela.
O texto d Gênesis 2:24fala sobre unir-se e tornar-se uma só carne com sua esposa. Não há uma palavra sequer sobre dominação. Obviamente, vocês dois vão precisar de algum espaço de vez em quando, e permitir isso faz parte de tornarem-se adultos maduros que se comunicam e que tentam decodificar as necessidades um do outro.

CICLO INSANO x CICLO ENERGÉTICO _ BATALHA MORTAL

Assim, opte por ser adulto. Eu mesmo fiz isso, e funcionou. Finalmente entendi que, se quisesse parar o Ciclo Insano e permanecer no Ciclo Energético, eu tinha de dar a Sarah aquilo de que ela realmente necessitava. Quando fiz isso, uma coisa engraçada aconteceu: ela ficou motivada a dar-me aquilo de ue eu de fato precisava. Fazendo uma paráfrase da regra de outro, "como você quer que sua esposa lhe faça, faça também você a ela." (cf.Lc 6:31).

ESTAR PERTO NÃO CUSTA NADA, A NÃO SER SEU TEMPO E AMOR

Muitas das dicas e técnicas a seguir são cortesia de minha esposa, Sarah, que fala sobre o Ciclo Energético durante a sesão em todas as conferências que fazemos juntos. Sarah tomou nota de algumas coisas que eram importantes para ela, e também perguntou a um grande número de mulheres o que as faria sentirem-se mais perto de seus maridos. Surgiram idéias simples mas eficientes. Você tem consciência, por exemplo, do poder de simplesmente segurar a mão dela? Considere o poder de um abraço. Ou então considere a idéia de ser afetuoso sem querer sexo. Abrace-a, segure a mão delta, diga que a ama, diga o quanto ela é bonita. Seja afetuoso, mas não sexualmente agressivo. Ela se desperta para o sexo muito mais lentamente do que você e, portanto, durante o dia, mantenha seus avanços apenas na zona da afeição. Ao estabelecer o tom correto, com pequenos encontros durante o dia ou a noite, será muito mais natural e fáil chegar a uma intimidade sexual posterior. Lembre-se: Seja afetuoo e atencioso todos os dias, não apena nos dias em que você quiser sexo. A afeição deve ser um fim, não um meio.

AMOR E RESPEITO - CAP. 14

Capítulo 14

APREÇO - Ela quer que você a honre e a estime



Com o passar dos anos, muitos homens vieram a mim e disseram:

- Sabe, pastor, minha vida de oração não tem sido como deveria ser.

Eu replico:

- Como você está tratando sua esposa?

- Não, não - o marido se apressa em explicar. - É minha vida de oração que não está boa.

- Como você está tratando sua esposa?

- Não, pastor, não é isso. Estou falando sobre minha vida de oração; não estou falando sobre minha esposa.

Então, sorrio e digo:

- Mas eu estou falando de sua esposa.



Na Parte 1, conversamos sobre as razões bíblicas pelas quais o marido deve valorizar sua esposa como igual. A principal passagem que analisamos foi 1Pedro 3:7, que diz aos maridos que vivam de uma maneira compreensiva com as esposas, e que "tratem-nas com honra...e como co-herdeiras do dom da graça da vida." Embutida em 1Pedro 3:7 está outra frase à qual todo marido deveria dar atenção. Pedro aciona que a razão para os maridos tratarem suas esposas com compreensão é para que "não sejam interrompidas as suas orações".É por isso muitas veze digo aos homens que me procuram em busca de aconselhamento que, se os céus parecem silenciosos diante de suas orações, talvez isso se deva ao fato de que eles não estejam honrando suas esposas como Deus deseja. Esses homens tinham certeza de que estavam fazendo todas as coisas certas, caminhando em integridade e servindo ao Senhor, mas, quando oravam, os céus pareciam ser de chumbo. À medida que nos aprofundávamos um pouco mais, com frequência víamos que a resposta para esses homens era que não estavam vivendo com as esposas de uma maneira simpática e compreensiva que as honrava e as estimava. Assim que esses homens começaram a obedecer às Escrituras, sua vida de oração melhorou.

Num sentido bastante real, o acrônimo C-A-S-A-D-A é um comentário sobre a melhor maneira de mostrar respeito à sua esposa. A melhor maneira de respeitar ou honrar uma esposa se dá por meio de Conexão, Abertura, Simpatia, Apaziguamento, Dedicação e finalmente de A - de Apreço. As Escrituras ensinam como o homem deve apreciar e estimar sua amada. "Como você é linda! Como você me agrada! Oh, o amor e suas delícias!" (Ct 7:6). O marido é aquele que "cuida" da esposa.

Deus criou as mulheres de tal modo que elas querem ser apreciadas, estimadas, honradas e respeitadas. A maneira de honrar sua esposa, assim como de honrar seu compromisso com Deus é valorizá-la.

Colocado de outra maneira, o amor tem muitas partes, e estamos olhando para seis delas aqui, tomando por base o acrônimo C-A-S-A-D-A.

Do capítulo 15 em diante falaremos sobre como uma esposa mostra respeito ao seu marido por meio do acrônimo C-A-S-A-D-O.

Sua esposa quer ter certeza de que você a tem na mente e no coração como a primeira e mais importante. É esse o sentido que quero dar a "apreço": quando isto existe, a esposa se sentirá valorizada como se fosse a mulher mais amada da terra. Ela também vai querer respeitar você do mesmo modo como a igreja reverencia a Cristo. Lembre-se que seu amor motiva o respeito dela, e o respeito dela motiva seu amor!

A Conexão entre Amor e Respeito pode ajudá-lo a ter um relacionamento conjugal agradável, sadio e significativo. A vida, porém, nunca será totalmente perfeita. Quando Adão e Eva caíram no jardim do Éden, o pecado tornou-se um problema para todos nós. Tensão, conflito e problemas acontecerão, e você deve estar preparado para lidar com tudo isso.

Sim, é verdade que hoje muitas mulheres têm carreira e posições importantes fora do lar, mas uma mulher que chega à presidência de uma grande companhia aérea disse muito bem:"No final do dia, a coisa mais importante era que eu sabia que ele me amava e me valorizava. Era isso que eu queria mais do que qualquer outra coisa".



***



USE SÍMBOLOS PARA MOSTRAR APREÇO POR SUA ESPOSA



Depois de conhecer e me casar com Sarah, aprendi muito mais sobre o poder do simbolismo e como ele expressa a uma mulher que você a valoriza e a ama. Você nunca conseguirá mostrar a quantidade de abertura emocional e apreço que ela realmente deseja, nenhum homem consegue, mas coisas simbólicas podem ajudar muito a cobrir o abismo. Estou falando de aniversários e comemorações. As mulheres dão muito valor a essas ocasiões. São as mulheres que tem bebês, e essa é uma das razões pelas quais os aniversários são algo muito importante para elas. De jeito muito semelhante, o aniversário de casamento está gravado na alma de uma mulher. Desde a infância, sua esposa sonhou com o dia do casamento enquanto vestia e cantava "Lá vem à noiva!" Mesmo hoje, sua esposa vai mostrar fotos do casamento às amigas dela. Os maridos, porém, nunca brincaram de vestir-se de paletó para o casamento. Essa é uma clara ilustração de rosa e azul, e você precisa ter consciência disso.

A maneira como você celebra o aniversário dela ou seu aniversário de casamento é uma arte, não uma ciência. A abordagem científica coloca muita ênfase no material, no caro. Suponha que um homem compre uma Mercedes para dar à esposa de aniversário. Outro homem leve a esposa ao parque, onde eles fazem um agradável passeio, compartilhando sentimentos de amor e proximidade enquanto ele diz o quanto ela significa para ele. No caminho de volta para o carro, ele encontra uma pequena pedra, coloca-a no bolso a leva para casa. Depois, escreve um pequeno poema ou algumas palavras sobre a pedra e dá à esposa como lembrança da caminhada que fez naquele dia. Qual das duas esposas vai gostar mais do presente que recebeu?

A inclinação natural do homem (azul) é pensar que o presente caro seria muito mais significativo para a esposa. Afinal de contas, se você comprasse uma Mercedes para um homem, ele sairia pela vizinhança falando aos amigos:"Uau! O Joe é um cara fantástico. Não posso acreditar. Ele me deu esse carro maravilhoso! "

Mas ao comprar uma Mercedes para uma mulher, existe muito mais possibilidade de que ela diga às amigas: "Olha só, ele me comprou uma Mercedes. Acho que ele está querendo me comprar ou fazer alguma outra coisa."

Vamos voltar àquela pequena pedra. Quando ela tiver 93 anos de idade e você já tiver morrido uma década atrás, o que ela vai manter na estante? Uma foto da Mercedes? Certamente não! Ela vai colocar aquela pedra, porque elá é um símbolo de uma época em que o marido lhe dava atenção, dedicação e apreço.



PARA QUE SUA ESPOSA SINTA-SE APRECIADA



Você disser: "Estou muito orgulhoso pela maneira como você lidou com isso!".
Você a elogiar na frente dos outros.
Você abrir a porta para ela.
Você tentar fazer uma coisa nova com ela.
Você a incentivar ou a elogiar com gentileza e entusiasmo.
Você notar alguma coisa diferente no cabelo ou nas roupas dela.
Você fizer demonstrações físicas de afeição por ela em público.
Você ensinar os filhos a mostrar respeito por ela e pelos outros.
Você valorizar a opinião dela em áreas cinzentas não como errada, mas apenas diferente e válida.
Você optar por fazer coisas familiares em vez de " coisas de homem"
Você fizer com que ela sinta que é a primeira em importância
Você se orgulhar dela e de tudo o que ela faz.

Casamento - A proposta de dois se tornarem um

Casamento - A proposta de dois se tornarem um

"Para interromper o Ciclo Insano, obedeça à Palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem." (1 Tessalonicenses 2:13)

Tenho esperança de que maridos e esposas venham a usar as idéias deste capítulo, assim como as que vimos nos capítulos 3 a 6, para encontrar a coragem e a motivação para usar a Conexão entre Amor e Respeito como ferramenta para interromper o Ciclo Insano. É verdade que o respeito incondicional pelos maridos, por parte das esposas, é o aspecto de nossa mensagem que é visto como novo e até mesmo revolucionário. O respeito pelos maridos sempre esteve presente, aninhado numa pequena frase de Efésios 5:33 e, por alguma razão, os cristão têm desprezado essa idéia por todos esses anos. Contudo, agora, o segredo parece ter sido revelado. À medida que a esposa vê a boa vontade de seu marido e perdoa o passado, muitos de seus sentimentos desrespeitosos para com ele podem desaparecer da vida dela. Mesmo que alguns permançam, as ações respeitosas podem fortalecê-la a influenciar o casamento na direção que ela deseja que ele vá.
Nesses vários capítulos tentei equilibrar os pratos da balança e fazer com que os maridos se conscientizassem do tremendo poder que eles possuem se decidirem ir até suas esposas com compreensão, aproximando- se delas mesmo quando receberem duros golpes verbais, bem como tentando de novo quando deixarem de amá-las incondicionalmente como Deus orienta. Sim, o casamento pode sobreviver e até mesmo melhorar em certa medida, quando um dos cônjuges carrega a maior parte da carga, mas o plano de Deus é que o casamento seja uma proposta em que "os dois sejam um". À medida que maridos e esposas aprendem a respeitar e a amar um ao outro, milagres podem de fato acontecer. Casamentos ruins melhora, casamentos entediantes se tornam estimulantes e bons casamentos ficam ainda melhores.
Também recebemos muitas cartas de pessoas cujos casamentos ruins se tornaram bons. Ouvimos, por exemplo, de uma esposa que admitiu que tanto ela quanto o marido estavam vivendo um casamento nota 3. Além disso, eles estavam se recuperado do alcoolismo, e ela vinha de um lar disfuncional em que havia pouco respeito pelos homens. Depois de dois anosem seu terceiro casamento, ela já não tinha certeza de que este duraria. Ela relutou em se casar novamente depois de dois fracassos, mas depois de passar por um período de aconselhamento, decidiu-se a "fazer as coisas do jeito de Deus dessa vez." Então, seu marido foi ferido e precisou fazer uma cirurgia que o impediu de trabalhar por dois anos. A pressão financeira foi terrível enquanto tentava cuidar de uma família mista, composta por cinco meninos adolescentes. Seu marido parecia não ter respeito por si mesmo e não estava agindo de maneira respeitosa ou amorosa com ela. Ela achava que, se o amasse mais, as coisas poderiam funcionar, mas isso não aconteceu. Eles tentaram estudar víceos e livros sobre casamento, assim como fazer aconselhamento, mas não conseguiam parar o Ciclo Insano. Sentindo-se presa e desamparada, essa esposa chorava até dormir pelo menos duas vezes por semana, e imaginava que não conseguiria viver assim por muito mais tempo. Foi quanto ouviu falar de nosso livro intitulado (Motivando seu marido do jeito de Deus). Sua carta continua:
"Depois de ler seu livro, pedi desculpas a meu marido, disse-lhe que não agira de maneira respeitosa com ele e que realmente queria fazê-lo e, depois, comecei a agir exatamente assim . Então, tchan,tchan! Funciona. Não há como expressar minha gratidão. Eu finalmente "saquei". Obrigado por me revelar como respeitar meu marido do jeito que Deus nos ordenou. Tenho usado frases de respeito e minha atitude (e, mais importante, a atitude e o comportamento dele ) está mudando 180 graus. Tenho paz e esperança de que esse será nosso último casamento e que ele vai honrar nosso Deus."

DO CICLO INSANO PARA O CICLO ENERGÉTICO

A Conexão entre Amor e Respeito está fazendo para o Ciclo Insano em casamentos em vários locais. Se o marido e a esposa puderem se dedicar a satisfazer as necessidades básicas um do outro - amor incondicional para ela e respeito incondicional para ele. Perceba que eu não disse "livrar-se do Ciclo Insano de uma vez por todas." Por mais que eu quisesse apresentar um método infalível para isso, não poderia fazê-lo. Todos nós entramos no Ciclo Insano de vez em quando porque ninguém perfeito. Manter esse conflito contido e não deixar que ele cresça é o que controla o Ciclo Insano.
O melhor de tudo é que temos uma arma secreta que geralmente mantém o Ciclo Insano dentro da jaula, chamada de Ciclo Energético, que é movido por um mecanismo bastante simples:

O amor dele estimula o respeito dela; o respeito dela estimula o amor dele.

Na parte 2 deste livro apresentarei dezenas de idéias, princípios e estratégias que vão colocar seu casamento dentro do Ciclo Energético. E, se vocês se propuserem a trabalhar, ambos permanecerão dentro dele!

Vamos lá então!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AMOR E RESPEITO - CAP. 12

Capítulo 12

APAZIGUAMENTO
Ela quer que voce diga "sinto muito!"


Como temos visto até agora, a conectividade possui muitos lados.Já analisamos a conexão, a abertura e a simpatia. Obviamente, tudo issso tem um peso no quanto uma esposa se sente conectada ao marido.
Existe um quarto lado da conectividade que precisams analisar com muito cuidado: Apaziguamento. Em alguns aspectos, ele pode ser o mais importante. Se há uma ruptura, um conflito, até mesmo um senso de tensão, você e sua esposa não estão plenamente em paz e, portanto, não podem de fato sentir-se conectados. Sem paz no relacionamento, ela não se sente próxima, não sente que você está aberto e certamente acha que você não é simpático ou que não a entende. Tudo isso pode ser causado pela tensão ou ruptura que surgiu entre vocês.
Com as pesquisas sobre conectividade feitas por acadêmicos eu mesmo estudei as Escrituras e deparei com um paradoxo. Aprendi que Deus deseja que exista algum conflito no casamento (cf. 1Co 7:3-4). Até mesmo a pesquisa secular mostrou que os melhores relacionamentos conjugais têm um pouco de conflito. É quase como se você precisasse de certo grau de conflito para manter viva a paixão. A sequência é mais ou menos assim: o casal experimenta uma divergência; eles têm uma briga pequena, um tipo de solovanco. Contudo, à medida que trabalham esse conflito, aprofundam a compreensão um do outro e valorizam e apreciam um ao outro muito mais à medida que se reconciliam. É óbvio que, quando as fagulhas voam e o casal tem um conflito, seja sério ou menor, existe um risco. A coisa pode seguir dois rumos.As fagulhas podem causar um incêndio controlável que aquece a casa e torna as coisas mais agradáveis e confortáveis. Ou então podem iniciar um incêndio descontrolado que queima a casa inteira. Todos os casais precisam perceber que as fagulhas certamente surgirão. A questão é: como vocês vão controlá-las?
Conversei com um marido que confessou ter tentado motivar a esposa a lhe mostrar mais respeito agindo de maneira bastante desamorosa. Ele se distanciou dela. Fechou seu espírito e cercou-se de muita ira. Passou a desconsiderar os sentimentos dela. Ele sempre fazia com que a sua posição fosse a vencedora e nunca se reconciliava. Em resumo, nunca fez as pazes com ela. Ele admitiu para mim: "Eu achava que, se fizesse tudo isso, ela começaria a me mostrar um pouco mais de respeito." Então, colocou a cabeça sobre a mesa em desespero e concluiu: "Mas ela se divorciou de mim. Até hoje não sei o por quê."

MARIDO E MULHER PODEM "DAR UM JEITO"

Quando surgir um conflito, sua esposa provavelmente reconhecerá isso muito antes de você. Ela pode sentir-se rejeitada por você de uma maneira muito diferente da que você se sentiria rejeitado por ela (cf.Is 54:6). Consequentemente, ela quer resolver as coisas entre vocês dois, e irá até você para que isso seja feito. Quando se colocam face a face e resolvem o problema, os dois unem os corações. Isso é muito precioso para ela. Sua esposa valoriza muito o fato de saber que vocês dois estão em paz.
Não se recuse a fazer as pazes fugindo do conflito com seu cônjuge. O conflito não é um sinal de que você tem um casamento ruim.. De fato, a Bíblia diz que aqueles que se casam "enfrentarão muitas dificuldades na vida." Que tipo de dificuldades Paulo tinha em mente? No início daquele capítulo, ele lança um excelente princípio para se lidar com o conflito no casamento. " O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.
Nessa passagem, Paulo está aconselhando os casais casados na igreja de Corinto. No século I não era incomum encontrar crentes que pensavam ue um bom cristão deveria se abster completamente de sexo, e aparentemente era isso o que estava acontecendo em Corinto. Para corrigir esse erro, Paulo incentiva as relações sexuais entre marido e mulher, porque essa era a maneira de não cair na tentação da imoralidade fora do casamento (cf. v. 5).
Parece um pouco estranho, porém, quando Paulo diz que a esposa não tem autoridade sobre seu corpo, e sim o marido, e que o marido não tem autoridade sobre o seu corpo, e sim a esposa. O que Paulo quer dizer com isso? Creio que ele está lançando um dos maiores princípios do Novo Testamento: vocês experimentarão conflito porque ambos têm necessidades diferentes. Mas vocês podem dar um jeito nisso como parceiros. O marido não deve agir de maneira independente da esposa, e a esposa não deve agir de maneira independente do marido. Marido e esposa podem e devem agir juntos.

"MINHA ESPOSA ESTÁ SEMPRE FICANDO HISTÓRICA"

Enquanto conversava com um homem sobre seu casamento, ele me disse que todas as vezes que brigavam, sua esposa terminava ficando "histórica". Para ter certeza de que havia entendido, perguntei se ele não estava querendo dizer "histérica". Ele disse: "Não, é histórica mesmo. Ela fica sempre desencavando alguma coisa do passado."
Muitas esposas são muito boas em tornar-se "históricas. Por isso, não é conveniente que o marido tente pôr fim num conflito dizendo "vamos deixar para lá." Não é assim que ela pensa, e ela não deixará para lá. Ela pode esquecer por um momento, mas vai terminar se lembrando e, então, começará a "recontar a história" para o marido de novo. Sempre que fica histórica, ela está de fato tentando reconciliar-se com você. Ela quer que você esteja aberto a ela, e está tentando incentivar a compreensão e a paz entre vocês. Ela quer ter certeza de que não está bravo com ela, de modo que possa sentir-se amada. Não está tenando provocá-lo, muito embora possa parecer isso à medida que ela executa sua diatribe histórica. Os maridos tem enorme dificuldade em acreditar nisso. O camarada que me contou que sua esposa fica frequentemente "histórica" não acreditou quando tentei explicar-lhe que ela só estava tentando aumentar os sentimentos de amor entre eles.
"De jeito nenhum", disse ele, em total espanto. Mas é verdade, porque é assim que funciona a mente de uma mulher. Durante o conflito, a abordagem da mulher para resolvê-lo é muito diferente da maneira do homem. Quando você, marido, encerra uma discussão dizendo "deixa para lá", é provável que sua esposa pense que você ainda está secretamente irritado com ela e que aquela coisa está de fato sem resolução. Sem ter resolvido tudo, será muito difícil para ela ser feliz.
Para qualquer marido que deseja ter menos discussões, o caminho para a paz é plano. Ele deve aprender a simplesmente dizer: " Sinto muito. Você me perdoa? Não foi isso o que quis dizer." Faça isso, mesmo que, em sua mente, a maior parte da culpa seja dela. O percentual de culpa não é a questão. Como sempre, a verdadeira questão é amor e respeito.

POR QUE É DIFÍCIL PARA UM HOMEM DIZER " SINTO MUITO"

Como marido, quero compartilhar com todos os maridos que entendo por que é difícl dizer "sinto muito". Para uma mulher, dizer "sinto muito" é um acréscimo de amor. Mas quando um homem diz "sinto muito", seu temor é de que venha a perder respeito. É claro que é muito fácil simplesmente acusar o homem de ser "orgulhoso". Não estou dizendo que não haja algum elemento de orgulho envolvido aqui. Contudo, misturado com o orgulho masculino, existe um profundo senso de honra e anseio por respeito.
Uma esposa pode ficar extremamente chateada, mas se o marido, com humildade, expressar tristeza por aquilo que fez, ela se derrete. Não creio que muitos homens consigam entender isso. A esposa tem uma ampla gama de emoções, altos e baixos. Você pode energizá-la levando-a para o lado dos altos do espectro ao dizer: "Sinto muito."
Você verá a seguir algumas boas técnicas e princípios, todos relacionados às Escrituras. Primeiramente, tenha absoluta confiança no poder de seu comportamento amoroso. Deixa-me parafrasear Provérbios 15:1: "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira, principalmente a a sua esposa.." Ao mostrar um comportamento amoroso durante um conflito de qualquer tipo, é muito provável que você toque a parte mais profundo do coração dela. Sua atitute amorosa dispara alguma coisa dentro do coração dela como mulher. Deus a fez desse jeito. É fato que um marido pode perguntar: " E se eu continuar amando e cedendo e, ainda assim, sentir-me desrespeitado? O que devo fazer"? Nesse ponto, você ganhou o direito de dizer: "Estou procurando ceder a você e ser amoroso, mas ainda estou me sentindo desrespeitado. O que estou lhe dizendo é desamoroso? " Mulheres bem-intencionadas tendem a responder a pedidos razoáveis, amorosos e honestos e procurarão maneiras de ser mais diferentes.
Admita quando você estiver errado e peça desculpas dizendo "sinto muito".
Isso é um enorme estímulo para uma mulher, mas um incentivo ainda maior é acrescentar: "Acho que realmente entendo seus sentimentos e a razão de você reagir desse modo. Você me perdoa?"
Alguns homens pensam: "Por que me importar com essa coisa de 'sinto muito'? São apenas palavras".
Você deve entender que as palavras são muito poderosas para sua esposa. Lembre-se: ainda que ela não esteja conscientemente pensando nisso, você é a figura de Cristo para ela. Se você pronunciar palavras sinceras de desculpas, perdão e amor, ela vai confiar nessas palavras e em você. Isto pode curar tudo e você experimentará a harmonia e a conectividade que Deus planejou para o casamento.

***

ELA SE SENTIRÁ EM PAZ QUANDO...

Você deixar que ela exponha suas frustações e mágoas sem ficar irritado nem a interromper.
Você admitir que está errado e desculpar-se dizendo: " Sinto muito. você me perdoa"?
Você entender o desejo natural dela de negociar, obter comprometimento e deferência, e agir do mesmo modo com ela.
Você tentar manter seu relacionamento "atualizado", resolvendo aquilo que não foi resolvido e nunca dizendo "deixa pra lá".
Você a perdoar por qualquer erro que ela confessar.
Você nunca nutrir amargura e sempre reafirmar seu amor por ela.
Você orar com ela depois de um momeno doloroso.



Deus abençõe

Como soletrar amor para sua esposa.

C-A-S-A-D-A: Como soletrar amor para sua esposa.

"Uma vez que a sabedoria o honrará se você a abraçar (Pv 4:8), creio que uma esposa bem intencionada o honrará quando você a amar."

(Nota para as esposas: Este capítulo e os seis seguintes são "apenas para maridos", mas as esposas são convidadas a ler também)

Senhores, passamos um bom tempo aprendendo a parar o Ciclo Insano. Nos capítulos a seguir, queremos nos concentrar em entrar no Ciclo Energétic e permanecer ali. O Ciclo Energético é proativo, positivo e preventivo. Permaneça no Ciclo Energético e o Ciclo Insano não girará.
O que vou abordar nos capítulos 9 a 14 talvez não pareça "natural" para você, e não há problema algum nisso. Como já vimos, o amor não é a língua nativa de um homem. Contudo, à media que você vivencia as várias e simples verdades estabelecidas nas Escrituras para os maridos, que são apresentandas no acrônimo C-A-S-A-D-A, isso vai energizar a esposa. Ela responderá com respeito, e essa é a língua nativa dela.
Ante de entrarmos nos detalhes, precisamos dar uma olhada na própria palavra C-A-S-A-D-A em si. Significa que uma pessoa está ligada a outra, e isso é fundamental para entender como as mulheres vêem os relacionamentos. Pense numa fotografia de vocês dois, a qual vai simbolizar seu relacionamento. À medida que os problemas, grandes ou pequenos, atingem seu casamento, imagine que essa foto vai sendo rasgada de cima a baixo, ou pelo menos um pouco cortada. A esposa vê como missão pegar umafita adesiva e reatar o relacionamento. Ela deseja conectar-se a você e o aborda com essa intenção em mente. É aqui que geralmente os casais tem dificuldades à medida que tentam resolver os problemas, mesmo os pequenos. As mulheres confrontam para se conectar. A resposta típica de um homem, porém, é que ele acha que sua esposa o está confrontando para assumir o controle. Não é por isso que muitos homens sentem que a esposa está chamando para uma briga?
Mesmo a mais simples e suave "confrontação" entre você e sua esposa é uma excelente ilustração da diferença básica entre as mais profundas necessidades de um homem e de uma mulher num relacionamento. É um retrato claro de como os códigos que vocês mandam um para o outro podem ser mal interpretados por causa de suas necessidades tão diferentes.
Um casal que me procurou em busca de aconselhamento tinha o exato problema de que estou falando agora. Ela o estava confrontando, e ele se sentia sufocado, frustado diante de sua atitude controladora e de sua aparente "falta de respeito" por ele. Não deixe que aquilo que você vê, ouve e parece sentir determine a maneira como vai interpretar uma situação. Em vez disso, tenha em mente que você é alguém que usa óculos azuis e tem um aparelho auditivo azul. Eles tingem e influenciam aquilo que você vê e ouve e formam uma compreensão do código que recebe de sua esposa. Você não pode errar quando confia na revelação de Deus e a ela obedece. Você aprenderá como mostrar amor no tom, nas palavras e no rosto, mesmo durante o conflito que em geral o levaria a um estado de afastamento ou de irritação. O Ciclo Energético é verdadeiramente poderoso.
As mulheres podem parecer fora de controle ou dar a idéia de que estão tentando controlar você, mas o que elas querem é conectar-se em amor.
Abaixo darei exemplos de como dizer suas necessidads a sua esposa e como entender do que ela precisa.

COMO PEDIR A SEU PARCEIRO(A) QUE SATISFAÇA SUAS NECESSIDADES.

Você não pode esperar obter aquilo de que precisa, quer seja amor, quer seja respeito retendo aquilo de que seu cônjuge mais necessita. Mas enquanto você etá tentando satisfazer as necessidades de seu cônjuge, o que acontece durante aqueles momentos quanto as necessidades que você tem não estão sendo atendidas?
Uma das habilidades básicas que tenho tentado ensinar a maridos e esposas neste livro é como comunicar suas necessidades um ao outro.

As esposas podem dizer de maneira humilde e mansa:

C-A-S-A-D-A

C (Conexão): "Quando você fica em sua oficina a noite toda e não fica comigo, isso parece desamoroso. Você tem o direito de ter um hobby, mas também preciso de um tempo face a face com você."
A (Abertura) : "Quando você disse que não quria gastar tempo conversando sobre minhas preocupações, isso me pareceu desamoroso. Sei que nem sempre temos tempo para uma conversa prolongada, mas as vezes preciso ter a segurança de que tudo está bem."
S (Simpatia): "Quando você me deu uma solução rápida para aquilo que estava tentando dizer, isso pareceu desamoroso. Sei que você estava tentando me ajudar, mas eu de fato preciso sentir que você se importa; você pode fazer isso simplesmente ouvindo, sendo simpático e compreensivo. "
A (Apaziguamento) : "Quando você me diz 'deixa pra lá, vamos esquecer isso, acabou', isso parece desamoroso. Sei que algumas coisas precisam ser esquecidas, mas primeiramente preciso saber que você não es´ta mais irritado e que estamos mesmo em paz."
D (Dedicação): "Quando você olha para outra mulher, isso me parece desamoroso. Sei que as tentações são reais, mas preciso saber que você tem olhos apensas pra mim."
A (Apreço): "Quando você faz comentários negativos sobre a maneira como cuido dos filhos e da casa, isso parece desamoroso. Sei que não sou perfeita e que tenho falhas, mas preciso que você me diga quando faço um bom trabalho, e preciso de seu incentivo quando não fizer."

Os maridos podem dizer de maneira humilde e mansa:

C-A-S-A-D-O

C (Conquista): "Quando você faz comentários negativos sobre meus objetivos de trabalho, isso parece desrespeitoso . Procuro equilibrar trabalho e família, e não ou contra nossa família nem você."
A (Autoridade) : "Quando você toma decisões relacionadas aos nossos filhos das quais sou excluído, isso parece desrespeitoso e sinto-me até mesmo insignificante. Por favor, inclua-me até mesmo nas coisas do dia a dia sempre que puder."
S (Sexualidade) : "Quando você disse que estava cansada demais para fazer sexo, isso me pareceu desrespeitoso. Entendo que você esteja cansada, mas espero que você também entenda minha necessidade. Nãoé que eu seja exagerado na questão de sexo; eu de fato preciso de vcê bem perto de mim"
D (Discernimento) : "Quando você revira os olhos e diz 'isso é realmente ridículo' sinto-me desrespeitado. Sei que você tem intuição em muitas áreas, mas eu tenho discernimento que com frequencia pode ajudá-la".
O (Ordem hierárquica): "Quando você sugere que sou irresponsável, sinto-me desrespeitado. Admito que às vezes piso na bola, mas de modo geral sou um bom provedor e protetor, e isso que você está dizendo me magoa."

Deus te abençõe,

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A boca do justo é manancial de vida...”

Amados...tenham uma semana abençoada...com Jesus agindo em suas famílias.

a paz.

A boca do justo é manancial de vida...” (Pv 10.11)

O controle de nossa língua é um dever!
Sermos cheios do Espírito Santo, é a única forma de servirmos verdadeiramente a Deus.


Amados do Senhor.
Agora temos verdadeiramente consciência que só podemos combater o mau uso da língua, quando nos alimentamos da Palavra e nos deixamos dominar pelo Santo Espírito de Deus. Afinal, nosso reino, nossa cidadania é celestial e como tal, nossa vida deve refletir os costumes do Reino da Verdade. Jamais, deixando-nos contaminar pelos costumes e práticas que o diabo sabia e dissimuladamente tem implantado em meio à sociedade.

Somos separados para vivermos segundo os princípios eternos do Senhor Deus!


Elias R. de Oliveira

Ela teme ser capacho; ele está cansado do "ele não entende"

Ela teme ser capacho; ele está cansado do "ele não entende"

Já aconselhei muitas espsas que querem tentar a abordagem do respeito incondicional, mas ainda não estão totalmente convencidas de que isso vá funcionar. A velha atitude que diz " aquele rato precisa ganhar meu respeito" demora para morrer. Já aconselhei muitos maridos que de fato querem ser homens amorosos. Eles estão dispostos a tentar, mas querem ser cauteloso para não parecerem tolos desamorosos.
Veja a seguir perguntas de esposas e maridos que querem tentar parar o Ciclo Insano ou pelo menos diminuir sua velocidade, normalmente concentradas em três áreas gerais:
Ela pensa: Seque que não vou terminar sendo um capacho? Ele pensa: Por que ela não vê que estou cansado de ouvira frase "ele não entende"
Ela pensa Mas se eu não me sentir verdadeiramente respeitosa, então serei hipócrita. Ele pensa: Não sou respeitado. Para que tudo isso?
Ela pensa: Será que consigo realmente perdoá-? Ele pensa: Explodi de novo...ningué m consegue amar uma mulher!


Quero lidar com todas essas reservas para mostrar a maridos e esposas que, embora essas preocupações sejam típicas e naturais, existem respostas que podem lhes dar coragem e motivação para começar a usar a Conexão entre Amor e Respeito de modo a interromper o Ciclo Insano.



Quem deve dar o primeiro passo?



Antes de começarmos, porém, existe uma pergunta crítica que maridos e esposas devem considerar. Quando se pensa em parar o Ciclo Insano, quem deve dar o primeiro passo?

Em nossas conferências conjugais, explico que orei muito sobre isso, e aqui está a resposta que Deus me deu: aquele que se vir como mais maduro.

O temor, naturalmente, é que você mostre amor ou respeito ao conjuge, como de fato pode acontecer,e receba uma resposta ruim. Assim, você tende a recuar, esperando que a outra pessoa dê o primeiro passo. Mas quais são suas opções? Reter seu amor ou respeito é simplesmente manter o Ciclo Insano rodando descontroladamente, mas ser marudo e dar o primeiro passo pode diminuir sua velocidade.

Assumir o papeldo parceiro maduro e dar o primeiro passo pode ser arriscado, mas é muito poderoso. Raramente você pere. Pense nisso.

Quando falo sore respeitar o marido, não quero dizer que é preciso ser capacho. Não me refiro a sepultar seu cérebro, jamais mostrar sua capacidade de liderana, ou nunca discordar, nem queseja diante de uma diferença menor. Não estou querendo dizer que ele é superior a você em algum aspecto. Também não quero que você ignore suas próprias feridas e vulnerabilidades.

Apesar de minhas garantias, algumas esposas receitam que assumir uma atitude e respeito durante o conflito com o marido pode deixá-las impotentes. Essas mulheres não acreditam que o marido pode tornar-se um homem amoroso sem que ele seja conscientizado de suas falhas. Acham que a única maneira de ele ser despertado para suas inadequações e falhas é ouvir as reclamações, as correções e as críticas da esposa.

A esposa típica sabe instintivamente que corrigir e fazer o papel de mãe do seu mario não são boas maneiras de se aproximar, mas quais são suas outras opções? Se estiver ganhando batalhas dessa maneira, quem sabe isso possa ajudá-la a ganhar a gerra para transformá-lo no tipo de homem que ela sente que ele deveria ser. Ela continua usando a negatividade porque se sente fortalecida por ela. Acha que isso abre uma brecha para penetrar nele. Ela sabe que ser agradável não o alcança porque ele parece simplesmente ignorar isso. O desrespeito dela conquista a atenção dele e ela aparentemente vence as escaramuas, que em geral giram em torno do mesmo problema: chegar atrasado, trabalhar demais, ser um pai ausente, ser insensível, etc. Mas nenhum desses problemas é a raiz da questão. O que está no centro de tudo isso é a falta de amor e respeito.

Para avaliar a forma como você se aproxima do cônjuge faça o teste abaixo:



Inventário pessoal de amor e respeito para maridos e esposas



Uma resposta "sim" significa que você precisa orar pedindo mudanças e melhorias. Uma resposta "não" significaque você esta se saindobem. Agradeça a Deus e continue assim! Respostas "talvez" ou "pode ser" significam que você está consciente de uma necessidade de mundaça. Continue tentando!



Em relação a mim mesmo:



Como esposa, reagi de maneira desrespeitosa por sentir-me não amada?
Como marido, reagi de maneira desamorosa por sentir-me desrespeitado?
Como esposa, tenho medo de dizer: "Isso pareceu desamoroso. Eu agi de maneira desrespeitosa?
Como marido, tenho medo de dizer: "Isso pareceu desrespeitoso. Eu agi de maneira desamorosa?
Recuso-me a dizer "sinto muito" quando meu marido diz "isso pareceu desrespeitoso? "
Recuso-me a dizer "sinto muito" quando minha esposa diz "isso pareceu desamoroso?"
Como esposa, sou orgulhosa demais para dar o primeiro passo começar a ser mais respeitosa?
Como marido, sou orgulhoso demais para dar o primeiro passo e começar a ser mais amoroso?




Em relação a meu cônjuge:



Como esposa, deixo de energizar meu marido ao não satisfazer sua necessidade de ser respeitado? Como marido, deixo de energizar minha esposa ao não satisfazer sua necessidade de ser amada?
Você diz: "Não vou respeitá-lo de jeito nenhum até que ele comece a me amar?
Você diz: "Não vou amá-la de jeito nenhum até que ela comece a me respeitar?
Quando me sinto não amada, sou rápida em declarar que meu marido é desamoroso?
Quando me sinto desrespeitado, sou rápido em declarar que minha esposa é desrespeitosa?


Em relação a Deus:

Como esposa, você dá pouco importância ao chamado de Deus para que você mostre respeito incondicional, especialmente quando seu marido é desamoroso?
Como marido, você dá pouco importância ao chamado de Deus para que você mostre amor incondicional, especilmente quando sua esposa é desrespeitosa?
Como esposa, você justifica sua falta de respeito e, assim, não confessa esse pecado a Deus?
Como esposo, você justifica sua falta de amor e, assim, não confessa esse pecado a Deus?
Como esposa, você tem postergado a decisão de mostrar a Deus sua reverência a Ele ao mostrar respeito a seu marido?
Como marido, você tem postergado a decisão de mostrar a Deus que você o ama ao mostrar amor à sua esposa?

AMOR E RESPEITO - Capítulo 10

Capítulo 10

ABERTURA - Ela quer que você se abra para ela

Durante todos esses anos de aconselhamento conjugal, notei uma tendência clara entre os casais que me procuram. Assim que entram em meu gabinete e se sentam, o marido se posiciona de tal modo que possa me ver. De vez em quando ele olha para cima, para baixo ou para o lado oposto, mas raras vezes olha diretamente para a esposa, a não ser de relance. A esposa se posiciona de modo que possa ver tanto seu marido quanto a mim. Ela vai ficar de olho nos dois porque está tentando descobrir o que está se passando dentro do marido, o que ele está pensando. Ela quer conversar sobre as coias. Quer que os problemas sejam levantados para discussão para que possa resolvê-los.
Seu marido, porém, mantém as coisas fechadas. Ele é o oposto de expressivo-responsivo. Sua esposa percebe que alguma coisa está acontecendo lá dentro, mas ele não vai falar sobre isso. "Não há nada de errado", diz ele. contudo, a intuição dela lhe diz que ele certamente está chateado. Assim, a esposa fica confusa e pensa: "Às vezes não sei em que acreditar." Mas ela nunca desiste. Continua voltando ao problema, tentando entendê-lo. Ela deseja o amor dele, que, no mundo dela, é experimentado ao conectar-se abertamente com o coração dele.

QUEBRE UMA DAS LÂMPADAS DELA E TODAS AS OUTRAS APAGAM

Para entender plenamente a dinâmica que se desenvolve quando um casal entra em meu gabinete em busca de aconselhamento, é bom definir os termos expressivo-responsivo e compartimentalizado usando uma ilustração bem simpls. Já vimos que homens e mulheres são bastante diferentes - rosa e azul vêem e ouvem coias de maneira diferete no Âmbito da intimidade conjugal. Pense nessa diferença como dois tipos de circuitos elétricos. Em um dos circuitos, há três mil lâmpadas, e o circuito foi projetado de modo que, se uma das lâmpadas quebrar, toda aquela cadeia se apaga. No outro circuito, também existem três mil lâmpadas, quebre duas mil dessas lâmpadas, as outras mil ainda continuarão funcionando.
No âmbito da intimidade, a esposa é como o primeiro circuito. Se existe um sério conflio conjugal, isso afeta todo o seu ser. Todas as "luzes" se apagam, e ela se desliga totalmente. Isso acontece porque ela é uma personalidade integrada. A mente, o corpo e a alma dela estão conectadas e todo o seu sistema reage a sentimentos que causam dor. Basta que o marido faça um pequeno comentário desagradável ou que pareça desamoroso e ela ficará totalmente chateada om ele até que as coisas sejam corrigidas. Como uma esposa me disse: "Se estou batalhando com ele numa área, estou em guerra com ele em todas as áreas."
Que todo o marido preste atenção ao que essa mulher está falando.. Quando ela acredita que há um problema, quando se sente ferida, solitária ou negligenciada , ela definitivamente não tem interesse em responder a você no âmbito sexual. Quando o espírito dela é pressionado, seu corpo não está disponível. E não é difícil perceber o espírito pressionado de uma mulher. Sua face diz tudo. Enquanto as mulhere são expressivas, os homens são mais dissimulados. A esposa pode reclamar de que seu marido parece capaz de funcionar como se não houvesse qualquer problema entre eles, ao mesmo tempo que ainda está claramente chateada e sentindo-e esmagada. Ele vai trabalhar e, quando volta para casa, não consegue acreditar que ela esteja plenamente pronta para conversar sobre uma tensão anterior. Em geral ele precisa ser lembrado do que exatamente aconteceu, pois já se esqueceu.
Seu marido é aquele em que se pode destruir duas mil lâmpadas e as outras mil ainda continuam funcionando. É isso que se chama de "compartimentalizar" seus problemas. Um homem tem muito mais habilidade de controlar suas reações. Sua pressão sanguínea pode estar nas alturas, mas ele consegue mantê-la embaixo do pano. Ele pode estar sofrendo uma dor terrível, mas ele a joga dentro de um "compartimento" na mente, dizendo a si mesmo: "Para que tentar falar sobre isso se é assim que ela se sente?".
Durante o namoro, o homem estava procurando descobrir a mulher de seus sonhos. Era uma aventura emocionante. Uma vez tendo concluído que ela era seu sonho feito realidade, o contentamento se acomoda. Ele não sentiu mais a necessdad de compartilhar e de ser aberto. Ele não entendia que sua abertura durante o namoro estava expressando amor a ela em letras maiúsculas e que ela estava sendo energizada além das palavras por sua conversa transparente. Agora que está casado, ele não entende a necessidade dela de que ele seja aberto, de que simplesmente converse com ela, que compartilhe coisas com ela.
Para as esposas, os marido frequentemente parecem ilhas misteriosas. Elas ficam remando em volta deles, procurando um lugar para atracar, mas existe um enorme nevoeiro que as impede de fazê-lo. Não há lugar para descer. Parece que ele recusa seu acesso.
Como marido, você deve entender que, ao ser interrogado por sua esposa, você de fato vai pensar que ela está xeretando ou fazedo uma porção de perguntas desnecessárias. Isso vai acontecer, e você deve parar antes de ficar chateado. Pense na razão de sua esposa fazer isso.. Ela quer manter as coisas atualizadas. Ela está indo até você porque o ama - você é importante para ela!
Infelizmente, alguns maridos não conseguem ou não tentam lidar com suas esposas verbais porque tem receio de se sentirem incapazes ou desrespeitados. Uma mulher reconheceu: " Com o passar dos anos, passei a ser vilã do relacionamento, e ele sempre achou que, quando discutíamos, era apenas para corrigi-lo; desse modo, ele evitava nossas assim chamadas discussões."

COMO VOCÊ VAI CONSEGUIR VIVER COM ESSA CRIATURA SENSÍVEL?

Neste poto, muitos maridos podem estar dizendo: "Caramba! Eu não tinha a menor idéia de onde estava me metendo quando me casei com essa criatura sensível."
É verdade, você não tinha; mas você deveria estar agradecido pela sensibilidade de sua esposa e suas muitas facetas. Sua sensibilidade é o que lhe permte ficar acordada a noite inteira com as crianças quando elas estão doentes. É por causa dessa sensibilidade que ela fica a seu lado quando você está de cama com gripe, reclamando, resmungando e pedindo outro analgésico. Sim, a sensibilidade dela às vezes a leva a char que você está se afastando ela, que está bravo com ela. Você pode ser tentado a dizer "Oh, por favor, não seja tão sensível", mas é melhor perceber que você precisa levar em conta tanto seus pontos fracos quanto seus pontos fortes. Se você não quiser conversar naquele momento com ela, diga algo como: "Aconteceu uma coisa no trabalho hoje, e talvez possamos conversar sobre isso mais tarde, mas prefiro não fazê-lo agora. Não há nada de errado entre nós.´"
A última frase é o que ela procura. Ela precisa da reafirmação de que seu mau humor não tem nada a ver com ela. Quando você de fato falar , seja em especial cuidadoso quanto a não parecer duro. Você pode parecer áspero sem sequer perceber.
Voê verá mais idéias na lista e dicas a seguir. Mas a coisa mais importante é confiar no coração de sua esposa. Abra-se para ela, e você permanecerá fora do Ciclo Insano enquanto o Ciclo Energético gira suavemente.

DICAS:
Sua esposa sente que está aberto a ela quando...
Você compartilha seus sentimentos, falando sobre seu dia e as dificuldades que enfrentou;
Você diz "vamos conversar", pergunta o que ela está sentindo e pede sua opinião;
Sua face mostra que você quer conversar - por meio de uma linguagem corporal relaxada e de um bom contato visual;
Você a leva para passear a fim de conversar e lembrar como vocês se conheceram ou talvez conversar sobre as crianças e problemas que talvez ela tenha com eles.
Você ora com ela;
Você lhe dá total atenção....em vez de resmungar respostas enquanto tenta assistir à TV, ler jornal ou escrever e-mails.
Você discue com ela questões financeiras, possíveis mudanças no trabalho ou idéias para seu futuro.


Próximo capítulo 11 - Simpatia: Não tente consertá-la; simplesmente ouça

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Ela reclama por ser hipócrita; ele reclama "Não sou respeitado"

Ela reclama por ser hipócrita; ele reclama "Não sou respeitado"

Confie que Deus vai cuidar de tudo.

"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração." 1 Pedro 3:12

Para o marido que possa estar sentindo que sua esposa acha que ser respeitosa a ele é o mesmo que ser hipócrita, meu conselho é este: não desista! Não caia no conselho "Ninguém me respeita!" Em vez disso, seja um homem de honra e vá até sua esposa, mesmo se você estiver recebendo o que parece um mortífero golpe verbal. Firme-se nesse mesmo senso de honra masculina que faz com que os homens se disponham a arriscar-se por seus amigos no combate. Disponhase a arricar-se por sua esposa. Você não vai morrer (embora haja momentos em que a morte pareça uma escolha melhor). Você pode ser a pessoa madura, aquela que dá o primeiro passo na direção da esposa, muito embora ela tenha errado feio com você. À medida que envolvê-la, você poderá usar os mortíferos golpes verbais para pôr fim à insensatez. Sim, será difícil e até mesmo humilhante, mas você poderá ganhar o coração de sua esposa! As Escrituras dizem: "O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto" (Pv 12:16). Suponha que sua esposa esteja agindo de maneira terrivelmente desrespeitosa. Não há dúvida de que você tem o "direito" de ficar ofendido. Contudo, sendo um homem de sabedoria, você opta po ignorar o insulto. Você ouve Deus chamando-o a fazer uma abordagem diferente, e você pode assumi-la. Se continuar dizendo que não pode, então vai persuadir a si mesmo de que isso é impossível.
Em meu próprio casamento, houve uma época em que foi importante para mim entender por que eu estava reagindo à minha esposa. À medida que essa noção de respeito incondicional surgia em minha alma, eu ainda me sentia envergonhado de dizer diretamente a ela: "Eu me sinto desrespeitado. " Para mim, isso parecia uma coisa muito egoísta, e devo admitir que não tinha certeza de qual seria a resposta de Sarah. Será que ela soltaria algo como: "Bem, você não merece respeito?" Não me lembro de ouvi-la dizer isso alguma vez, mas lembro-me claramente de pensar que seria perigoso expressar sentimentos por ser desrespeitado. Era muito mais fácil enviar minha mensagem indiretamente e em código - ficando irritado ou me calando. Em minha ira, eu pensava: "Ela não pode me tratar desse jeito. Ela vai ver só!"
Assim, eu me afastava. Estranhamente, isso nunca funcionou de fato. Eu não percebia naquela época, mas, porque queria respeito, estava tentando motivá-la a ser respeitosa sendo desamoroso. Chegou um momento, porém, que entendi que precisava ser mais claro. Precisava crescer e ser mais maduro. Mas como podia reagir de modo que ela recebesse minha mensagem verdadeira? Sendo um homem de honra, eu precisava introduzir algum tipo de mudança. A frase que imaginei foi: "Querida, isso pareceu desrespeitoso. Por acaso eu agi de maneira desamorosa?
Eu não disse: "Sarah, você foi uma desrespeitosa viúva-negra usando seu veneno para me devorar!" Ataques pessoais nunca funcionam, com quem quer que seja.
" O coração do sábio ensina a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução" (Provérbios 16:23)

Minha nova abordagem proporcionou alívio a ela. Eu não disse que estava sempre certo nem que nunca poderia errar. Já havia assumido minha parte da culpa e, para ela, isso era uma rajada de ar fresco! Sarah rapidamente percebeu que adorava me ouvir dizer: "Isso pareceu desrespeitoso. Por acaso eu agi de maneira desamoroso?"
É fato que essas duas frases podem parecer um pouco esquisitas nas primeiras vezes que você as usar. Elas estão forçando você a ser transparente e até mesmo o levando a lidar com sua arrogância em alguns aspectos.
Se eu estou me sentindo desrespeitado, digo isso a ela e, entrão, pergunto se fui desamoroso. Se ela não se sentir amada, ea me diz isso e pergunta se foi desrespeitosa.
O ensinamento bíblico é: "Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguém a sua ira antes que o sol se ponha" (Ef.4:26).
Isso funciona e funciona bem.
A chave é humilhar-se a si mesmo, pronunciando de maneira autêntica essas duas frases breves, e então deixando que elas conduzam a uma discussão honesta. Se você não quer ver mudanças positivas no casamento, não verá. Contudo, para mim, como homem, falar sobre sentir-me desrespeitado tem a a ver com quem eu sou.

domingo, 6 de dezembro de 2009

LIVRO - Amor & Respeito - Emerson Eggerichs

recibi este livro de outro grupo vou repassar,


mando 1 capilulo por dia espero que lhe seja util


bjs tenha uma otima tarde



Amor & Respeito
Emerson Eggerichs
Editora: Mundo Cristão


" Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito."
Efésios 5:33



Contra Capa
"Como não percebi isso antes?"

Psicólogos hoje afirmam o que a sabedoria bíblica já havia estabelecido há milênios: o relacionamento homem -mulher somente ocorre de modo saudável quando ele a ama, e ela o respeita.
A relação entre a necessidade de amor e de respeito no relacionamento conjugal tem tudo a ver com o tipo de casamento que você terá. E à medida que ambos teimam em desrespeitar essa lei básica de convivência do casal, dão vazão ao que Emerson Eggerichs denomina ciclo insano, que, sem dó nem piedade, destrói a harmonia conjugal.
***

A simplicidade da argumentação do autor surpreende e tem cativa docentenas de milhares de pessoas em vários países que atestam suaeficácia: quando o marido se sente desrespeitado, é especialmentedifí cil para ele amar a esposa. Quando a esposa não se sente amada, éespecialmente difícil para ela respeitar o marido. Descubra como colocar em prática a mensagem de Amor e Respeito e experimente oconselho do sábio Salomão:
"Desfrute a vida com a mulher que você ama."

Introdução
Apenas amor não é suficiente


Talves você se lembre daquela música dos Beatles: All youneed is love ( o amor é tudo de que você precisa). Discordo terminantemente dessa conclusão. Hoje em dia metade dos casamentos acaba em divórcio porque apenas amor não é suficiente. Sim, o amor é fundamental, em especial para a esposa, mas o que vemos deixado de lado é a necessidde do marido quanto ao respeito. Este livro trata de como a esposa pode ter satisfeita sua necessidade de ser amada ao dar ao marido aquilo de que ele precisa: respeito.
Você quer ter um pouco de paz? Quer sentir-se próximo de seu cônjuge? Quer sentir-se compreendido? Quer experimentar o casamento do jeito que Deus planejou? Então experimente um pouco de Amor e Respeito!
Este livro é para qualquer pessoa: pessoas em crise conjugal. ..cônjuges à beira do divórcio...
maridos e esposas num segundo casamento... pesoas que deseja manter um casamento
feliz. ..cônjuges casados com não-cristãos.. .divorciados em busca de cura...esposas solitárias... maridos intimidados. ..noivos. .. pastores e conselheiros em busca de material que possa salvar casamentos.
Sei que estou prometendo muito, e não sonharia em fazer isso a não ser que acreditasse plenamente que aquilo que tenho a lhedizer de fato funciona.
Nenhum marido tem sentimentos de afeição e amor em seucoração quando acredita que sua esposa o critica por aquilo que ele écomo ser humano.
Contudo, por favor, entenda que o que tenho a lhe dizer não é uma "bala mágica." A jornada rumo a um casamento espiriual esatisfatório nunca acaba, mas, durante três décadas de aconselhamentosa esposas e maridos, descobri que algumas coisas podem mudar,fortalecer ou melhorar qualquer relacionamente conjugal. Chamo isso de Conexão entre Amor e Respeito, e eu e minha esposa Sarah estamoslevando essa mensagem por todo os Estados Unidos. Temos visto Deustrabalhar de maneira notável quand homens e mulheres se submetem detodo coração a esse plano bíblico para o casamento. Vemos issofuncionando em nosso próprio casamento.
Se você e seu cônjuge praticarem a Conexão Amor e Respeito, o potencial para melhorar o casamento é ilimitado.
Para muitos casais, o respeito é, de fato, a peça que estáfaltando no quebra-cabeças. Continue lendo e vou explicar o que querodizer.

***

Por que ela não respeita; por que ele não ama

Por que ela não respeita; por que ele não ama


Aprender a decifrar o código do seu cônjuge nem sempre é tarefa que pode ser realizada em um dia, um mês ou até mesmo um ano.
Ao conversar com esposas, percebo que elas não tem dificuldades para entender a idéia de amor incondicional. Afinal de contas, são feitas para isso. Mas quando falo sobre mostrar respeito incondicional pelos maridos, fica muito mais difícil fechar a venda. Poucas parecem ter considerad a passagemde 1 Pedro 3:1-2. O apóstolo Pedro revela que o marido que "não obedece à palavra (o que significa que ele não é merecedor de respeito) "seja ganho pela conduta honesta e respeitosa". Uma aplicação simples éque a esposa deve demonstrar uma expressão facial e um tom respeitosos quando ele deixar de ser o homem que ela deseja. Ela pode oferecer ao marido respeito incondicional em tom e expressão ao mesmo tempo em que confronta seu comportamento desamoroso e não endossa suas reações desamorosas. Ele pode merecer desprezo, mas isso tem o mesmo efeito para ele que a dureza e a ira tem para o coração de uma mulher. Sugeri que o respeito pelos homens deveria ser incondicional deixa algumas pessoas totalmente irritadas. Os comentários a seguir são repetidos por diversas delas: " Como posso mostrar respeito por ele se ele se mostra tão desamoroso?" " Ele não merece respeito; ele me feriu." "Eu o amo, mas fico tão frustada e irritada que não desejo respeitá-lo." " O que importa é o amor, se ele me amass como preciso ser amada, talvez eu tivesse sentimentos mais fortes de respeito."
Para as esposas as palavras amor e incondicional não são de modo algum contraditóras e, quando não recebem amor dos maridos, fazem questõ de que eles saibam disso. As mulhres são muito mais expressivas- responsivas do que os homens, que tendem a compartimentalizar as emoções. Em resumo, elas tem muito mais capacidade de mostrar o que sentem, enquanto os homens se fecham. Os homens não sabem como lidar com o fato de não serem respeitados e não conseguem verbalizar seus sentimentos. O marido pensa: "Bem, se é assim que ela se sente, não há nada que eu possa fazer. Só preciso ganhar o respeito dela. Se sou assim tão ruim como pessoa, então acho que vou jogar tudo para o alto".
Ao dizer diretamente ao seu marido que ele precisará ganhar seu respeito antes que ela possa respeitá-lo, a esposa deixa o marido numa situação de perda total. Agora ele é o responsável tanto pelo amor quanto pelo respeito dentro do relacionamento. Não é de surpreender que ele se feche diante de tudo isso! Outra razão óbvia para o vácuo de respeito nas mulheres é o comportamento rude e desamoroso dos maridos. Estou bem cientede que muitas esposas tem boas razões para jogar coisas na cara do marido já ouvi tudo isso por mais de um quarto de século. Mas esse não é o quadro completo. Também existe a mentalidade cultural.
A maneira de amar plenamente o marido é respeitá-lo de formas que sejam significativas para ele. O respeito faz algo pela alma do homem. Deus o criou desse jeito. Algumas vzes me fazem esta pergunta: " Você diz que as mulheres precisam de amor e os homens precisam de respeito. Não é exatamente o oposto? " Minha resposta é sim, é clar que as mulheres precisam de respeito e que os homens precisam de amor, mas estou falando da motivação básica de cada sexo. Ainda acredito que as mulheres querem muito mais amor do que respeito e que os homens querem muito mais respeito do que amor. Vou ilustar isso a partir de duas áreas bastantes diferentes: a indústria de cartões de feliciações e os militares.
Cartões de felicitações são um reflexo da mente e das necessidades das mulheres. Estudos de mercado mostram que a enorme maioria dos cartões é comprada por mulheres e oferecidos a mulheres. Ciente disso, desafo você a encontrar um cartão de um marido para uma esposa que diga: "Querida, eu realmente respeito você." Você nunca encontrará. Esse cartão não é fabricado, pois nao é isso que uma esposa deseja ouvir. Não estou criticando isso, estou apenas destacando a maneira como Deus projetou a mulher. Pela mesma razão, você não encontrará nenhum cartão de felicitações a ser enviado pela esposa ao marido com os dizeres: "Querido, eu realmente respeito você." Por que não? Porque eles não vendem. Lamentavelmente, o mais profund anseio dos maridos nã é satisfeito porque as esposas insistem apenas em sentimentos de amor. As mulheres precisam entender a usar a palavra respeito porque, na verdade, o respeito é o valor mais profundo de um homem. Em um estudo de abrangência nacional, 400 homens tiveram a oportunidde de escolher entre duas experiências negativas diferentes. Se fossem forçados a escolher uma das alternativas a seguir, qual eles prefeririam enfrentar?


Ser deixado sozinho e sem amor no mundo.
Sentir-se inadequado e desrespeitado por todos.
Cerca de 74% desses homens disseram que, se fossem forçados a escolher prefeririam ficar sozinhos no mundo e não serem amados.

Uma grande quantidade de homens tem confirmado a pesquisa ao me dizer: "Eu preferiria viver com uma esposa que me respeitasse mas não me amasse a viver com uma esposa que me amasse mas não me respeitasse. "

Esses homens não estão dizendo que são indiferentes ao amor. Eles sabem que precisam de amor, mas precisam se sentir respeitados ainda mais do que amados. Talvez uma boa analogia seja a água e a comida. Precisaos de ambos para sobreviver, mas podemos viver mais tempo sem comida do que sem água. Para os homens, o amor é como a comida e o respeito é como a água. Respeito é a chave para motivar um marido.



Uma boa ilustração de como o respeito pode motivas um homem é encontrada nas forças armadas. Minha observação, por exemplo, é de que os grandes líderes motivavam suas tropas por meio de honra incondicional. Imagine um general falando a seus homens depois de observá-los em manobras de treinamento nas quais não se saíram muito bem: "Homens, acredito em vocês mais do que vocês acreditam em si mesmos. Levantem a cabeça. Olhem para mim. Admiro vocês mais do que vocês admiram a si mesmos. Seu desempenho não foi bom hoje, mas vejo mais potencial nessa brigada do que em qualquer outra no mundo." Quando o general respeita seus homens e acredita neles mais do que eles mesms, eles querem melhorar, querem conseguir mais. Por que você acha que o termo é " serviço militar"? Os homens querem não apenas servir, mas também estão dispostos a morrer em combate. Existe alguma coisa em muitos homens, colocada ali por Deus, quanto a luta e morrer pela honra, lutar e morrer por mulheres, crianças e seus companheiros.

Maridos nunca digam " Eu lhe disse". Para muitas esposas, ouvir que a B´bila ensina que as mulheres devem dar respeito incondicional aos maridos é uma grande novidade O marido sábio não usará essa informação como arma. À medida que a esposa se acostuma com a ideía de respeitar o marido, ela passa a gostar de fazê-lo e, naturalmente, seu marido também se alegra. Contudo, o mais importante é que o marido é tocado a ofereer a esposa o amor incondicional.

Encontrei muitas mulheres para as quais as palavras respeito incondicional eram uma bandeira vermelha. Elas já foram bombardeadas por tanto tempo pela interpretação errada da submissão bíblica que estão desconfiadas e até mesmo hostis à idéia como um todo. "Isso nunca vai funcionar." E É um mundo masculino." " Dar respeito incondiional aos homens vai simplesmente lhes dar mais poder para nos pisotear".

Entendo essas preocupações, mas respondo que maridos que possuem boa intenção para com as esposas não estão procurano maneiras de ter poder e superioridade sobre elas. Pelo contrário, muitos mardos não se sentem de modo algum assim tão poderosos. Lá no fundo, eles possuem um medo básico. Como mostrarei no próximo capítulo, as esposas tem muito mais poder de mudar o casamento do que imaginam.



PRÓXIMA PARTE: Aquilo que os homens mais temem



CONTINUA...

O segredo simples de um casamento melhor

O segredo simples de um casamento melhor

"Como posso fazer meu marido me amar tanto quanto eu o amo?"
Essa foi a pergunta básica que ouvi de muitas e muitas esposas que buscaram meu aconselhamento durante os quase vinte anos em que pastoreei uma congregação em crescimento. Meu coração partia-se enquanto essas esposas choravam e me contavam suas histórias. As mulheres são muito ternas. Em muitas ocasiões, fiquei sentado ali com lágrimas escorrendo pela face.Ao mesmo tempo, fui me aborrecendo com os maridos. Por que eles não conseguiam ver o que estavam fazendo às esposas? Haveria uma maneira de ajudar as esposas a motivar os maridos a amá-las mais?
Sentia tudo isso de maneira profunda porque cresci num lar infeliz. Meus pais se divorciaram quando eu tinha 1 ano de idade. Mais tarde, eles se casaram de novo (um com o outro), mas, quando eu tinha 5 anos, eles se separaram outra vez. Voltaram a viver juntos quando eu estava no terceiro ano, e minha infância encheu-se de lembranças de gritaria e tensões perturbadoras. Vi e ouvi coisas que permanecem gravads na alma, e às vezes eu mesmo chorava até pegar no sono.
Ao olhar para trás e ver a vida de quase constante conflito vivida por meus pais, posso entender a questão fundamental de sua infelicidade.
Já adolescente, ouvi o evangelo - que Deus me amava, que tinha um plano para minha vid e que eu precsava pedir perdão por meus pecados para receber Cristo em meu coração e experimentar a vida eterna. Fiz exatamente isso, e todo o meu mundo transformou- se quando me tornei seguidor de Jesus.
Depoi da formatura na escola militar, fiz as provas para entrar no Weaton College, por acreditar que Deus estava me chamando para o ministério. Ainda como calouro em Wheaton,minha mãe, meu pai, minha irmã e meu cunhado receberam a Cristo como salvador. Uma mudança iniciou-se em nossa família, mas as cicatrizes não desapareceram.
Enquanto estive em Wheaton, encontrei uma moça ruiva que iluminava todos os lugares onde ela entrava. Sarah era a pessoa mais positiva,amorosa e altruísta que eu já havia conhecido. Amava o Senhor e queria servir somente a Ele. Pedi Sarah em casamento quando ambos estávamos na faculdade,e ela aceitou. Ainda noivos, tivemos algumas indicações de como maridos e esposas podem iniciar uma discussõ a partir de praticamente nada. Naquele Natal, Sarah fez pra mim uma jaqueta jeans. Abri a caixa, segureia jaquet e agradeci.
- Você não gostou - disse ela. Olhei para ela totalmente perplexo e respondi:
_Não, gostei sim.
Firme e forte , ela disse:
- Não, você não gostou. Você não ficou animado.
Espantado, respondi:
- Eu realmente gostei dela.
Ela atirou de volta:
_ Não, você não gostou; se tivesse gostado, você estaria entusiamado e me agradecendo bastante.
Essa foi nossa apresentação à maneira como nós reagimos aos presentes. Sarah agradece uma dúzia de vezes quando alguém a toca profundamente, ela presumiu que eu estava sendo educado e que não via a hora de depositar a jaqueta numa caixa de coleta do Exércitoda Salvação. Ela estava certa de que não valorizei o que ela fizera e que nao gostava dela. Quanto a mim, senti-me julgado por não ser nem agir de determinada maneira. Senti-me como se eu fosse inaceitável. Nós nos casamos em 1973, quando estava completndo meu mestrado em comunicaçã na Wheaton. Dali fomos para um ministério em Iowa.
Sarah e eu, por exempl, éramos diferentes quanto à interação social. Sarah é interessada, bastante expansiva e ama conversar com as pessoas sobre os mais diversos assuntos. Certa noite, quando voltávamos para casa, depois de uma reunião de estudo bíblico num pequeno grupo, Sarah expressou os fortes sentimentos que estavam crescndo dentro dela havia já algumas semanas.
- Você estava enfastiado no estudo bíblico hoje, disse ela quase com raiva.
- Você intimida as pessoas com seu silêncio. Quando finalmente fala, às vezes diz coisas que parecem insensíveis.
Eu estava sendo empurrado para trás, mas tenei me defender.
- Do que você está falando? Eu estava tentando ouvir as pessoas e entender o que elas estavam dizendo - respondi.
A resposta de Sarah alcançou um nível de decibéis muito alto.
- Você precisa atrair as pessoas - continuou.Agora, ela estava quase gritando: - - Não fique tão na sua!
Não respondi nos primeiros segundos porque estava me sentindo rebaixado, não apenas pelo que ela dissera, mas por seu despreo e seu to de voz. Então respondi:
- Sarah, você pode estar certa, mas está errada em seu tom de voz.
De modo geral, creio que Sarah melhorou mais do que eu com aquela conversa. Na semana passada ela me ensinou a ser mais sensível em relação a uma pessoa.
Sabia que Sarah me amava e que sua explosão fora causada por seu desejo de me ajudar. Com o passar dos anos, continuamos a enfrentar esse mesmo problema. Fazia o melhor demim para melhorar, mas ocasionalmente escorregava.
Como alguém já disse, o problema da vida é que ela é cotidiaa. Eu e Sarah irritávamos um ao outro quase diariamente com maus hábtiso dos quais não conseguíamos nos livrar. Mas ainda que vagarosamente, descobrimos o "segredo"que fez toda diferença para nós. De fato, não era de modo algum um segredo. Essa passagem das Escrituras de Efésios 5:33, está ali há cerca de dois mil anos para que todos nós a vejamos. É claro que eu já havia lido muitas vees, até mesmo preguei quando realizava cerimônis de casamento. Contudo, por alguma razão, nunca consegui enxergar a conexão entre amor e respeito.
Quando o marido se sente desreispeitado, é especialmente difícil para ele amar a esposa. Quando a esposa não se sente amada, é especialmente difícil para ela respeitar o marido. Sem amor, ela reage sem respeito. Sem respeito, ele reage sem amor. Assim nasceu o Ciclo Insano!
Se eu fosse resumir este livro num esboço simples, diria que quero ajuda os casais a:
Controlar a insenstez (Ciclo insano)
Energizar um ao outro com amor e respeito (Ciclo energético)
Desfrutar das recompensas de um casamento piedoso (Ciclo Recompensador)
Minha experiência como conselheiro e como marido confirma essa verdade. A esposa é aquela que pergunta: "Meu marido e ama tanto quanto eu o amo?
Ela sabe que o ama, mas às vezes fica pensando se ele a ama com a mesma intensidade. Desse mod, quanto ele faz alguma coisa desamorosa, ela em geral reage de maneira negativa. Na opinião delta, ele precisa mudar e ser um homem mais sensível e carinhoso. Infelizmente, a abordagem normal da esposa é reclamar e criticar para, assim, motivar seu marido a tornar-se mais amoroso.Essa abordagem em geral é tão bem-sucedida quanto tentar vender luvas de boxe para madre Teresa de Calcutá.
No entanto, não é comum o marido fazer a pergunta: "Será que minha esposa me ama tanto quanto eu a amo?". Por que não? Porque ele está seguro d amor dela. Em muitos casos, o desgosto da esposa é interpretado pelo marido como desrespeito e até mesmo crítica. Na opinião dele, ela mudou, deixando de ser aquela mulher admiradora e que a tudo aprovava quando eles eram namorados Agora, ela não aprova e faz questão de que ele saiba disso.
O apóstolo Pedro escreveu às esposas dizendo que, se o marido for desobediente à Palavra de Deus, que ele "seja ganho sem palavras, pelo procediment de sua mulher, observadno a conduta honesta e respeitosa de vocês." (1Pe 3:1-2). Está bem claro que Pedro fala de respeito incondicional. Os maridos que ele menciona são tanto cristãos quanto não-cristãos que desobedecem à Palavra. Mas Pedro não está pedindo que as esposas sintam respeio, ele está ordenando que elas mostrem um comportamento respeitoso. Não se trata de o marido merecer respeito, a questão é a esposa estar disposta a tratar seu marido de maneira respeitosa sem estabelecer condições. Portanto, essa passagem deve ser seguida pela fé. A chave para criar no marido profundos sentimentes de amor pra com sua esposa é mostrar a ele respeito incondicional.
O ciclo insano sempre quer girar, mas podemos controla-los ao nos lembrar da Conexão entre Amor e Respeito. Sabemos que isso funciona. O primeiro passo é simplesmente compreender como maridos e esposas se comunicam.


***
Próxima parte: Para comunicar-se decifre o código