domingo, 6 de dezembro de 2009

Por que ela não respeita; por que ele não ama

Por que ela não respeita; por que ele não ama


Aprender a decifrar o código do seu cônjuge nem sempre é tarefa que pode ser realizada em um dia, um mês ou até mesmo um ano.
Ao conversar com esposas, percebo que elas não tem dificuldades para entender a idéia de amor incondicional. Afinal de contas, são feitas para isso. Mas quando falo sobre mostrar respeito incondicional pelos maridos, fica muito mais difícil fechar a venda. Poucas parecem ter considerad a passagemde 1 Pedro 3:1-2. O apóstolo Pedro revela que o marido que "não obedece à palavra (o que significa que ele não é merecedor de respeito) "seja ganho pela conduta honesta e respeitosa". Uma aplicação simples éque a esposa deve demonstrar uma expressão facial e um tom respeitosos quando ele deixar de ser o homem que ela deseja. Ela pode oferecer ao marido respeito incondicional em tom e expressão ao mesmo tempo em que confronta seu comportamento desamoroso e não endossa suas reações desamorosas. Ele pode merecer desprezo, mas isso tem o mesmo efeito para ele que a dureza e a ira tem para o coração de uma mulher. Sugeri que o respeito pelos homens deveria ser incondicional deixa algumas pessoas totalmente irritadas. Os comentários a seguir são repetidos por diversas delas: " Como posso mostrar respeito por ele se ele se mostra tão desamoroso?" " Ele não merece respeito; ele me feriu." "Eu o amo, mas fico tão frustada e irritada que não desejo respeitá-lo." " O que importa é o amor, se ele me amass como preciso ser amada, talvez eu tivesse sentimentos mais fortes de respeito."
Para as esposas as palavras amor e incondicional não são de modo algum contraditóras e, quando não recebem amor dos maridos, fazem questõ de que eles saibam disso. As mulhres são muito mais expressivas- responsivas do que os homens, que tendem a compartimentalizar as emoções. Em resumo, elas tem muito mais capacidade de mostrar o que sentem, enquanto os homens se fecham. Os homens não sabem como lidar com o fato de não serem respeitados e não conseguem verbalizar seus sentimentos. O marido pensa: "Bem, se é assim que ela se sente, não há nada que eu possa fazer. Só preciso ganhar o respeito dela. Se sou assim tão ruim como pessoa, então acho que vou jogar tudo para o alto".
Ao dizer diretamente ao seu marido que ele precisará ganhar seu respeito antes que ela possa respeitá-lo, a esposa deixa o marido numa situação de perda total. Agora ele é o responsável tanto pelo amor quanto pelo respeito dentro do relacionamento. Não é de surpreender que ele se feche diante de tudo isso! Outra razão óbvia para o vácuo de respeito nas mulheres é o comportamento rude e desamoroso dos maridos. Estou bem cientede que muitas esposas tem boas razões para jogar coisas na cara do marido já ouvi tudo isso por mais de um quarto de século. Mas esse não é o quadro completo. Também existe a mentalidade cultural.
A maneira de amar plenamente o marido é respeitá-lo de formas que sejam significativas para ele. O respeito faz algo pela alma do homem. Deus o criou desse jeito. Algumas vzes me fazem esta pergunta: " Você diz que as mulheres precisam de amor e os homens precisam de respeito. Não é exatamente o oposto? " Minha resposta é sim, é clar que as mulheres precisam de respeito e que os homens precisam de amor, mas estou falando da motivação básica de cada sexo. Ainda acredito que as mulheres querem muito mais amor do que respeito e que os homens querem muito mais respeito do que amor. Vou ilustar isso a partir de duas áreas bastantes diferentes: a indústria de cartões de feliciações e os militares.
Cartões de felicitações são um reflexo da mente e das necessidades das mulheres. Estudos de mercado mostram que a enorme maioria dos cartões é comprada por mulheres e oferecidos a mulheres. Ciente disso, desafo você a encontrar um cartão de um marido para uma esposa que diga: "Querida, eu realmente respeito você." Você nunca encontrará. Esse cartão não é fabricado, pois nao é isso que uma esposa deseja ouvir. Não estou criticando isso, estou apenas destacando a maneira como Deus projetou a mulher. Pela mesma razão, você não encontrará nenhum cartão de felicitações a ser enviado pela esposa ao marido com os dizeres: "Querido, eu realmente respeito você." Por que não? Porque eles não vendem. Lamentavelmente, o mais profund anseio dos maridos nã é satisfeito porque as esposas insistem apenas em sentimentos de amor. As mulheres precisam entender a usar a palavra respeito porque, na verdade, o respeito é o valor mais profundo de um homem. Em um estudo de abrangência nacional, 400 homens tiveram a oportunidde de escolher entre duas experiências negativas diferentes. Se fossem forçados a escolher uma das alternativas a seguir, qual eles prefeririam enfrentar?


Ser deixado sozinho e sem amor no mundo.
Sentir-se inadequado e desrespeitado por todos.
Cerca de 74% desses homens disseram que, se fossem forçados a escolher prefeririam ficar sozinhos no mundo e não serem amados.

Uma grande quantidade de homens tem confirmado a pesquisa ao me dizer: "Eu preferiria viver com uma esposa que me respeitasse mas não me amasse a viver com uma esposa que me amasse mas não me respeitasse. "

Esses homens não estão dizendo que são indiferentes ao amor. Eles sabem que precisam de amor, mas precisam se sentir respeitados ainda mais do que amados. Talvez uma boa analogia seja a água e a comida. Precisaos de ambos para sobreviver, mas podemos viver mais tempo sem comida do que sem água. Para os homens, o amor é como a comida e o respeito é como a água. Respeito é a chave para motivar um marido.



Uma boa ilustração de como o respeito pode motivas um homem é encontrada nas forças armadas. Minha observação, por exemplo, é de que os grandes líderes motivavam suas tropas por meio de honra incondicional. Imagine um general falando a seus homens depois de observá-los em manobras de treinamento nas quais não se saíram muito bem: "Homens, acredito em vocês mais do que vocês acreditam em si mesmos. Levantem a cabeça. Olhem para mim. Admiro vocês mais do que vocês admiram a si mesmos. Seu desempenho não foi bom hoje, mas vejo mais potencial nessa brigada do que em qualquer outra no mundo." Quando o general respeita seus homens e acredita neles mais do que eles mesms, eles querem melhorar, querem conseguir mais. Por que você acha que o termo é " serviço militar"? Os homens querem não apenas servir, mas também estão dispostos a morrer em combate. Existe alguma coisa em muitos homens, colocada ali por Deus, quanto a luta e morrer pela honra, lutar e morrer por mulheres, crianças e seus companheiros.

Maridos nunca digam " Eu lhe disse". Para muitas esposas, ouvir que a B´bila ensina que as mulheres devem dar respeito incondicional aos maridos é uma grande novidade O marido sábio não usará essa informação como arma. À medida que a esposa se acostuma com a ideía de respeitar o marido, ela passa a gostar de fazê-lo e, naturalmente, seu marido também se alegra. Contudo, o mais importante é que o marido é tocado a ofereer a esposa o amor incondicional.

Encontrei muitas mulheres para as quais as palavras respeito incondicional eram uma bandeira vermelha. Elas já foram bombardeadas por tanto tempo pela interpretação errada da submissão bíblica que estão desconfiadas e até mesmo hostis à idéia como um todo. "Isso nunca vai funcionar." E É um mundo masculino." " Dar respeito incondiional aos homens vai simplesmente lhes dar mais poder para nos pisotear".

Entendo essas preocupações, mas respondo que maridos que possuem boa intenção para com as esposas não estão procurano maneiras de ter poder e superioridade sobre elas. Pelo contrário, muitos mardos não se sentem de modo algum assim tão poderosos. Lá no fundo, eles possuem um medo básico. Como mostrarei no próximo capítulo, as esposas tem muito mais poder de mudar o casamento do que imaginam.



PRÓXIMA PARTE: Aquilo que os homens mais temem



CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário