domingo, 19 de junho de 2011

Deus ainda acredita em você

O que fazer quando o sentimento e a sensação de que ninguém acredita em você começam a rondar o seu coração?

Dizer que a vida aqui na Terra é sempre uma batalha e que lutas diárias são inevitáveis em nossa vida, seria desnecessário. Cristo já nos preveniu que seria assim (João 16.33).

Mas o que fazer quando o chão parece fugir de nossos pés, quando os sonhos parecem que serão apenas sonhos, quando as expectativas são frustradas e nada mais parece ter sentido?

O que fazer quando as perdas parecem maiores que os ganhos, quando os erros parecem sufocar os acertos? Quando a autoestima o abandona?

O que fazer quando o sentimento e a sensação de que ninguém acredita em você começam a rondar o seu coração? Como se não bastasse, você começa a se dar conta de que não acredita mais em si mesmo. Tudo isso faz com que o fim da linha pareça ter chegado.

Então, surgem as perguntas: o que fazer? Vale a pena continuar? Qual o sentido da vida? Como voltar a acreditar? Ainda há esperança?

Entretanto, as perguntas não encontram respostas, pois quando passamos por momentos como esses, parece que perdemos a visão dos propósitos de Deus, falta força para orar e ânimo para acreditar que os milagres podem acontecer. Falta esperança e fé.

No entanto, mesmo quando ninguém mais acredita em você, mesmo que você olhe em volta e não consiga encontrar motivos para prosseguir e lutar por seus sonhos, Deus ainda acredita em você.

Mesmo que talvez você sinta ter perdido a sua identidade em Cristo, Ele não perde de vista os seus filhos. Ele ainda acredita em você. Ele acredita no potencial que colocou dentro de cada um e acredita que és capaz de realizar os projetos que Ele sonhou para você.

Mesmo sem forças e esperança, tente apenas mais uma atitude: levante seu olhar, pois verá os braços e o colo de um Pai esperando por você. Nele, você encontrará refúgio, abrigo, proteção, segurança e o amor de um Deus que nunca aponta nossos erros e falhas. Ele não nos acusa, mas nos acolhe.
Você é a mais linda e perfeita criação de Deus. Ele acredita em você.

E acreditar em você, significa que a adversidade não durará para sempre. Mais do que isso, significa que, para Deus não basta acreditar em você, Ele quer estar contigo. Por isso prometeu: “[...] eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do século”. (Mateus 28.20.)

No momento em que você tomar posse dessa verdade e olhar para Ele, seu coração se alegrará, se regozijará no Criador. Ele renovará suas forças, restaurará sua confiança, aumentará a sua fé e então, “[...] o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam”. (Isaías 58.11.)

Não desista. Deus ainda acredita em você!

::Por Denise souza

Formada em Letras, Teologia e estudante na UFPR. Membro da Assembleia de Deus em SJP – PR.


"Deus está no Trono, Nós estamos aos Seus pés, entre nós e Ele apenas a distância de um joelho"- Jim Elliot





Amor, a marca distintiva do cristão
Jesus, o Filho de Deus, e supremo intérprete das Escrituras, ordenou: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. E nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros" (Jo 13.34,35). Obviamente Jesus está falando de certo tipo de amor. Trata-se do mesmo amor com que ele nos amou: amor perseverante, sacrificial e santificador. Não é amor apenas de palavras nem amor regido pelos interesses do egoísmo, mas amor de fato e de verdade, amor que se sacrifica pela pessoa amada. Por essa razão, Jesus fala de um novo mandamento, ou seja, de um nível de amor que não era conhecido até então.


Esse amor puro, santo e superlativo não contradiz a verdade. Não podemos sacrificar a verdade em nome do amor. Não devemos abrigar sob o guarda-chuva da tolerância todas as crenças, com a frágil desculpa de que o amor nos une e a verdade nos separa. A família de Deus não é composta daqueles que creem na verdade e daqueles que a rejeitam. A família de Deus está estribada sobre a rocha eterna da verdade e fora da verdade não existe família de Deus.


Essa verdade é a própria Escritura (Jo 17.17). Essa verdade é o próprio Jesus (Jo 14.6). Fora da Palavra e fora de Jesus não há comunhão verdadeira, uma vez que sem a verdade das Escrituras e sem o Salvador Jesus não há igreja, não há família de Deus, nem comunhão fraternal. A proposta ecumênica, onde todos os credos religiosos, mesmos os mais heterodoxos, se unem é, portanto, uma falácia.


Mas, se não podemos sacrificar a verdade em nome do amor, também não podemos sacrificar o amor para sustentar a verdade. Aqueles que se escondem atrás de suas fortalezas doutrinárias para atacar impiedosamente os irmãos que discordam deles em pontos secundários estão em desacordo com a Palavra de Deus. Os fariseus atacaram o próprio Jesus pelo fato deste não viver de acordo com as suas estreitas regras.


Para os fariseus, quebrar os preceitos que eles mesmos estabeleceram era a mesma coisa que violar a Palavra de Deus. Na verdade, os fariseus tornaram-se mais zelosos de suas tradições do que da própria verdade. Consequentemente, tornaram-se os mais radicais inimigos de Cristo e se mancomunaram-se aos herodianos para levá-lo à morte.


O amor cristão não é complacente com o erro nem conivente com o pecado. O amor, entretanto, não se assenta no tribunal, arrogando a posição de juiz, para condenar impiedosamente os fracos. O amor não esmaga a cana quebrada nem apaga a torcida que fumega. O amor não labora para condenar, mas para restaurar. O amor não se alegra em ver os que tropeçam sendo arrastados para a vala do ostracismo, mas luta para levantá-los e com alegria conduzi-los de volta ao aprisco seguro.


Jesus disse que o critério para sermos conhecidos como seus discípulos é o amor. Jesus lidou com grande severidade com os críticos fariseus e foi amável sem deixar de ser firme com os publicanos e pecadores. Jesus acolheu em seus braços hospitaleiros todos aqueles que eram condenados pela intolerância dos fariseus, não para que seguissem a sinuosa estrada do pecado, mas para guiá-los pelas veredas da justiça.


O mundo está olhando para a igreja. É impossível deixar de vê-la uma vez que ela é como uma cidade no alto de um monte. Se o amor for a marca distintiva que nos caracteriza como cristãos, isso produzirá impacto nas pessoas. Se o amor for apenas um discurso vazio, uma caricatura desta suprema virtude, então, seremos causa de tropeço para aqueles que olham para nós.


É tempo de sondarmos o nosso próprio coração e examinarmos a nossa própria vida, a fim de saber, se de fato, estamos sendo conhecidos pelo critério do amor verdadeiro, como discípulos daquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós.


Reverendo Hernandes Dias Lopes


"Deus está no Trono, Nós estamos aos Seus pés, entre nós e Ele apenas a distância de um joelho"- Jim Elliot




(Provérbios 9 - 10).

Chama-me a atenção a criação de Deus, da qual ele mesmo ao olhar-la disse que era boa, no capítulo 1 do livro de gênesis por sete ocasiões está a frase: "E viu Deus que era bom", e algo assim com uma exclamação que denota a satisfação e o objeto desta era sua mesma criação.
Pela luz, que excelente criação, a chama do dia e que lindo é o dia; os dicionários definem como o tempo que a terra da à volta em torno de seu próprio eixo e também como o tempo que dura à claridade do sol sobre o horizonte.
No aspecto figurativo existem outras aplicações, porém agora nos ocuparemos do aspecto literal. O desenvolvimento do mundo em seus distintos aspectos se baseia quase que em sua totalidade nos trabalhos que se pode fazer durante o dia, suas horas se selecionam de maneira especial para seu melhor aproveitamento nas empresas, entidades educativas, trabalhos agrícolas, etc... Podemos falar de tantos benefícios daquilo que Deus criou e chamou "DIA", que útil, que bom, que benção é o dia.
Para Deus pareceu ver como a erva verde cobriu a terra, como também árvores de frutos segundo o seu gênero, para benefício do homem. O profeta disse: "A Chuva que cai sobre a terra e a rega e a faz germinar, para que produza pão ao que come e semente ao que planta".
Da mesma maneira ao criar os astros, sol, lua, estrelas e colocá-las na expansão para embelezar e foram de utilidades para o homem, Deus viu que isto também era bom, claro, pois como seria um dia sem sol, o qual nos transmite luz, calor e energia e que linda é a noite cheia de estrelas que brilham no firmamento e uma bela lua, a qual tem servido de inspiração para vários compositores e poetas, pois quem não se sente tocado sentimentalmente grato ao contemplar esta linda criação?
Da terra Deus criou os animais segundo o seu gênero e os que se arrastam sobre a terra segundo a sua espécie, olhou e viu que tudo o que havia criado era bom, ainda lhes deu uma benção "Crescei e Multiplicai...".
Tudo foi criado com um propósito definido, Salomão disse: "Deus tudo fez belo em seu tempo", e tem posto a eternidade no coração deles, sim que alcance o homem a entender a obra que tem feito Deus desde o principio até o fim.
Veio logo a criação do homem a quem Deus deu sua benção dizendo: "Frutificai e Multiplicai-vos", e lhes deu senhorio sobre tudo o que foi criado colocando assim tudo em suas mãos para proveito e ainda não é desconhecido para nós o problema do pecado do homem, o qual arruinou a situação daquela seleta obra, pois a Bíblia diz: "O salário do pecado é a morte" e Isaias falou acerca de que todos nós nos descarrilamos como ovelhas, cada um se apartou pelo seu próprio caminho, mas o Senhor levou o pecado de todos nós. O apostolo Paulo disse que Deus mostra o seu amor para conosco em que sendo ainda pecadores Cristo morreu por nós.
Deus insiste com seu propósito de que o homem se achegasse a Ele para ser útil em suas mãos, por isso Paulo escreveu aos Gálatas acerca de uma nova criação e disse: "Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão vale nada nem a incircuncisão senão uma nova criação". Aos cristãos de Efeso lhes disse: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras", ou seja, para que sejamos úteis para a sociedade que vivemos, a nossa família e a Deus.
Que o homem possa multiplicar - se e frutificar são propósitos Divinos, por Ele o apostolo disse que Cristo morreu por todos para que os que vivem agora não vivam para si, e sim para aquele que morreu e ressuscitou por eles, por isso Paulo disse: "Já não vivo eu, mais Cristo vive em mim", ou seja, eu não vivo minha vida, Cristo vive a vida dEle através da minha vida. Que importantes palavras resultam estas palavras, sobretudo nos umbrais do século XXI, quando o evangelho se há estendido a todo mundo e a toda linhagem, língua, povo e nação. Existe uma igreja escolhida por Ele e para Ele. Porém o assunto de frutificar deve ser uma constante na vida de cada cristão, pois todas as coisas que Deus criou são úteis para algo e funcionam para aquilo que foram criadas.
Esta você cumprindo o propósito de Deus? Estas dando fruto ao seu tempo, ou na estação própria, Jesus disse: "Nisto é glorificado o meu pai, em que leveis muitos frutos e aquele que leva o fruto Eu limparei para que leves mais frutos". Lembre-se que somos criados em Cristo Jesus para toda a boa obra e o apostolo Paulo disse que aqueles que se limpam do pecado e das coisas que contaminam o corpo e o espírito, será instrumento útil e disposto para toda a boa obra.
Você também pode ser útil nas mãos de Deus, lembre-se que somos como barro na mão do oleiro, se por alguma coisa o vaso está para perder-se, Deus pode criar um novo vaso e melhor. Hoje você pode começar da mesma maneira que você fez ontem, pois o trabalho no Senhor não é em vão e é bom que você aproveite o tempo que Deus tem te dado para ser utilizado da melhor maneira possível no serviço de Deus.

Bom Dia Na Paz De Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário