quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O PODER DA ESPOSA QUE ORA


O PODER DA ESPOSA QUE ORA
Valdenira Nunes de Menezes Silva


" Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá" (Salmo 66:18)s).


"As pressões e os desafios do dia-a-dia podem levar um casamento feliz a uma situação tal que continuar casada pode parecer impossível."
Impossível aos olhos do mundo, mas, para Deus que é todo poderoso, toda situação pode ser mudada. E esta mudança depende única e exclusivamente de você.
Você pode até pensar: -"De mim? Mas quem é culpado do fracasso do nosso casamento não sou eu e sim ele!
Talvez você não seja mesmo a culpada mas Deus, com certeza, quer usá-la como um instrumento em Suas mãos para para resolver esta situação que a seus olhos é impossível de ser resolvido.
É Ele, com Seu poder, que pode transformá-la, como também a seu marido e a seu casamento. E, esta transformação que Deus faz em você, no seu marido e no seu casamento, é uma ferramenta suave de restauração.

"Quão adorável é a imagem de uma [esposa] que pensa, ama, age, fala e ora com um coração grande de apaixonado!"

Mas como você pode alcançar esta tão grande transformação que o Senhor quer fazer em sua vida e em seu casamento?

Ela é "obtida mediante as orações de uma esposa que deseja fazer o que é certo mais do que estar certa, mais do que dar o troco".

Logo que eu e meu esposo nos casamos brigávamos constantemente por causa de nossas diferenças. Como é de se esperar, não procurei resolver nossos problemas orando ao nosso Deus e colocando tudo em Suas mãos. "Tentei outros métodos tais como discutir, suplicar, ignorar, evitar, confrontar, debater e, é claro, o sempre popular tratamento do silêncio." Custei para reconhecer que eu estava errada, procurando usar os meus métodos para então, depois, orar e pedir socorro ao Senhor.

"Embora talvez não tenha tanta prática em fazer as coisas certas como tenho em fazer as erradas, posso dizer, sem reservas, que a oração [realmente] funciona."

Sei que cada esposa, aqui, tem problemas diferentes e até mesmo muito difíceis. Talvez haja, aqui, alguma que esteja dizendo: "Se você conhecesse meu marido, nem de longe, oraria por ele, pois ele, realmente, não tem jeito!"

Sei que é difícil mas sei também que Deus pode mudar tanto o meu coração - quando, então, verei o meu esposo com os olhos que eu tinha quando era sua noiva - como pode mudar o coração do meu marido que também me verá com os olhos que tinha quando era meu noivo.

Muitos maridos têm características que, realmente, nos desanimam:
1- uns ferem nossos sentimentos;
2- outros são imprudentes, despreocupados, abusivos, irritantes, negligentes...;
3- outros ainda usam palavras contra nós que nos ferem profundamente e, muitas vezes, fecham o nosso espírito e nos tornamos mulheres cheias de amargura no coração.
E aí, quando estamos com o nosso espírito fechado, como uma ferida infectada em nosso coração, a oração ao nosso Deus não deve ser feita enquanto não conseguirmos sará-la e jogá-la para bem longe de nós. Só podemos nos entregar à oração do jeito que Deus nos pede se tivermos o nosso coração limpo.

Irmãs, antes de começarmos a nossa jornada orando por nossos maridos, limpemos a nossa alma e o nosso espírito. Esforcemo-nos para colocarmos, aos pés do Senhor, nossa amargura, sofrimento, revolta, tristeza e sobretudo todo e qualquer pecado que possa impedir que minha oração por meu marido chegue até Deus.

O coração do rei está nas mãos do Senhor - o seu e o meu também.

"Devemos nos comprometer a manter uma vida santa", pois uma vida - a vida do meu marido -" está envolvida.

Não devemos permitir que o inimigo de nossas almas destrua o nosso casamento mas devemos dizer assim: "Não vou permitir que coisa alguma destrua a vida do meu marido nem destrua o meu casamento!" Nem o alcoolismo, nem o excesso de trabalho, nem a preguiça, ou depressão, ou enfermidade, ou mau gênio, ou auto-piedade, ou medo, ou fracasso. Mas, prometo ao meu Deus e a mim mesma que vou orar para que Ele faça o milagre em sua vida.

Deus quer, com certeza, que antes de orarmos por nossos maridos, comecemos a orar por nós mesmas. Oremos por nós. Oremos para sermos transformadas.


Oremos para que Deus possa "quebrar todas as barreiras e nos tirar do fundo do poço. Ele pode curar nossas feridas e fazer o amor renascer em nosso coração.


NADA e NINGUÉM mais pode fazer isto."

Agora, com o coração mudado, comecemos a orar por nossos maridos. A sua e a minha responsabilidade é orar. A de Deus é responder.


Deixemos isso nas Suas mãos.


*****************************************

1- Eu - A esposa

Como está meu coração com relação a meu marido?
Cheio de amor? Cheio de amargura? Revoltado? Indiferente ou cheio de ira?

Se estou tendo uma vida cheia de amargura e estou revoltada com meu marido, se acho que não mais o amo nem sou mais amada, então, posso decidir o seguinte:

a- Ouvir a voz do inimigo de nossas almas e, cada vez mais, me aprofundar num poço de tristeza e infelicidade;
b- Ouvir a voz de Deus, colocar toda a minha ira, amargura, incapacidade de perdoar em Suas mãos. Entregar tudo a Deus com total sinceridade e, depois, começar a orar.

Antes de orar por meu marido usando apenas três palavrinhas que são as minhas preferidas: "Senhor, transforma-o!", devo orar, com mais freqüência a seguinte oração também de três palavras: "Senhor, transforma-me!"

Creiam, irmãs, Deus quer, primeiramente, trabalhar na minha e na sua vida. Ele quer que eu mude. Ele quer que meu coração seja abrandado, moldado, quebrantado e reconstruído, antes de começar a trabalhar com meu marido. Tenho que aprender a ver tudo segundo a perspectiva de Deus e não segundo a minha.
Antes do Senhor mudar o meu marido eu é que devo ser primeiramente mudada, transformada.

A Bíblia nos diz em Salmo 66:18: "Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá."

Então, se eu quero orar por meu marido tenho que tirar da minha vida qualquer pecado que impeça que minhas orações sejam respondidas. "Deus quer que nossos corações permaneçam retos, para que as repostas às nossas orações não sejam prejudicadas.

Sei que é difícil não pecar quando o meu marido me fala com grosseria, desrespeito, indiferença, crueldade, abuso. Mas sei também que Deus considera pecado a minha falta de perdão, a ira, o ódio, a auto-piedade, o desamor, a vingança e tantas outras reações que emanam de nossos corações.
A oração, que chamo de oração relâmpago, é necessária nestes momentos. Força nós não temos, mas Deus tem poder para nos transformar em mulheres perdoadoras e nossos maridos em homens tementes a Deus e, verdadeiramente, transformados.

O trabalho transformador do Senhor tem início com quem está disposto a mudar. Mesmo sabendo que é ele (meu marido) que precisa de mais mudanças do que eu, devo dizer ao Senhor: "Pode transformar-me, Senhor!"

Agora, com a minha vida transformada, posso orar por meu marido, posso orar por ele sabendo que Deus irá ouvir-me, pois "as orações da esposa pelo marido têm um efeito muito maior sobre ele do que as de qualquer outra pessoa, mesmo a mãe dele." (Que minha sogra me perdoe, por eu dizer esta verdade!)

Vejamos, agora, algumas providências que tenho que tomar:

I- Deus quer que eu transforme minha casa em um lar. Tenho que mantê-la como um lugar de paz, uma fonte de alegria, aceitação, descanso, amor para sua família.

II- Devo cuidar de minha aparência, de minha saúde;
Devo Ser boa cozinheira;
Devo Ser boa mãe;
Devo Ser tanto física, como emocional e espiritualmente preparada.
Muitas de vocês podem até dizer: "Ah, mas isto é demais para mim!!!" Não se preocupem, irmãs, pois tenho uma boa notícia para vocês: Vocês, com certeza, não vão estar sozinhas nesta árdua caminhada - DEUS ESTARÁ ALI AJUDANDO-A, é só você querer.
Peça a Deus para ajudá-la a manter a casa limpa, a roupa lavada, a cozinha em ordem, a despensa e a geladeira cheias, as camas arrumadas... e além de tudo isto, ainda ter tempo para fazer uma boa caminhada e uns exercícios que vão manter a nossa forma física.
O meu marido talvez até nem elogie mas, com certeza, ele vai notar se tudo estiver em desordem ou se faltar algo.
Deixe seu marido ser o cabeça de seu lar para que você seja o coração. É assim que Deus quer, é esta a Sua ordem.
O que eu estou fazendo para me tornar atraente para meu marido?
Estou sempre limpa e cheirosa?
Faço exercícios para perder os quilinhos extras que ganhei com o passar dos anos?
Minhas roupas são atraentes ou eu, para economizar, uso uma camiseta que ganhei na última campanha política para dormir?
Passo um tempo a sós com Deus todos os dias?
Irmãs, lembremos da mulher virtuosa!


Oração



Oremos por esta parte do estudo:

"Senhor, ajude-me a querer mudar meu coração e a transformar-me numa esposa que Tu queres que eu seja.
Transforme, Pai, minha revolta, frustração, ira em bondade, longanimidade e paciência a fim de que possas responder às minhas orações.
'Mostre-me onde há pecado em meu coração, especialmente, com relação a meu marido.' Livre-me de mágoas e desapontamentos. Use-me como um instrumento de reconciliação, paz e refrigério.
Transforme-me numa esposa amiga, defensora, companheira e ajudadora.
Que eu cresça espiritualmente e que me torne uma nova pessoa.
Que meu marido possa orgulhar-se de mim e que eu possa voltar amá-lo. 'Onde o amor morreu, renove-o.'
Ensine-me a orar por ele.
Em nome de Jesus, amém!"

Posso até pedir ao Senhor que dê a meu marido uma nova mulher mas que essa mulher SEJA EU.
****************************************

2- Sua Sexualidade

Várias são as áreas de grande importância na vida do meu marido que devo orar.
Posso orar, por exemplo, pelo trabalho dele, para que ele tenha sucesso, benefícios e prosperidade mas principalmente que ele tenha grande satisfação.
Posso orar por suas finanças. Que Deus mostre a ele a importância de ser generoso em vez de avarento, grato em vez de ter inveja dos outros, ser prudente em vez de irresponsável. Enfim, que ele possa colocar nas mãos do Senhor esta área de sua vida.
Uma área importante e que precisa de muita oração é a da sexualidade. Com certeza, esta é uma área de grande prioridade na vida do casal.


Infelizmente, para muitas muitas mulheres esta área é de pequena prioridade. "Não que as mulheres não se importam com esta parte de sua vida mas é que há tantas outras coisas exigindo sua atenção (educação dos filhos, trabalho, finanças, administração da casa, estresse) que nestas alturas estão exaustas.


Há mulher que passa dias, semanas e até meses sem manter relações sexuais com seu marido. Quando o desastre acontece, ela recorre ao Senhor para ajudá-la. É aí que Deus abre os seus olhos mostrando-lhe que quem deve mudar é ela.

Irmãs, é importante fazer do sexo uma prioridade em seu casamento. Veja o que diz a Palavra de Deus em 1 Coríntios 7:4-5:


"A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência."

O sexo entre você e seu esposo não é invenção dele mas sim de Deus.

"A freqüência do sexo depende da necessidade da outra pessoa e não só da nossa." Se você é aquela pessoa que vive inventando doenças (dor de cabeça, mal-estar...) saiba de uma coisa: "Vocês se tornam mais vulneráveis à tentação." Não negligencie esta área da vida de vocês que foi presenteada por Deus.

Se seu marido deseja o sexo com mais freqüência mas você não está aceitando e começa a retrair-se, ore e peça a Deus para você mudar de atitude. Aja da maneira que Deus quer que você aja: tome um banho, ponha uma loção especialmente para estas horas a sós com ele (isto se ele não tiver alergia), penteie o cabelo, coloque brilho nos lábios, ponha uma lingerie que você sabe que ele vai achar bonita e não se preocupe se você tem alguma imperfeição, pois, com certeza, ele não está pensando nelas. Enquanto isso, ore para que Deus lhe dê energia, utilidade e, principalmente, uma boa atitude.
Nos dias que se seguem, ore pedindo ao Senhor que mostre não só a ele mas também a você como "possuir o próprio corpo em satisfação e honra (1Ti 4:3-5). Que Ele remova de nossas vidas qualquer pessoa ou coisa que possa servir de tentação à infidelidade. Que Ele me ensine a ser atraente para meu marido a fim de que eu possa ser a companheira e amiga, a esposa que ele precisa.
****************************************

3- A Tentação

Vejamos, agora, uma área que é difícil de ser resolvida: a tentação.

"A tentação está hoje em toda parte e seremos insensatas se pensarmos que nossos maridos não podem ser
seduzidos por ela de uma ou outra forma. A Bíblia em Provérbios 27:20 diz que:
"Os olhos do homem nunca se satisfazem."

Satanás sabe qual é o nosso ponto fraco e é aí onde ele vai agir. Há pessoas tentadas pelo álcool e drogas; outras cobiçam dinheiro e poder; outros são fracos na área da imoralidade sexual, comida, pornografia, etc. ...

O que fazer com tudo isto? Devemos orar, orar e orar em meio a elas. Ás vezes, nossas orações parecem nunca atingir aquele ponto pelo qual oramos mas, creiam, irmãs, talvez ela não possa impedi-lo de fazer aquilo que ele, em seu coração, decidiu fazer mas ela pode diminuir as vozes da tentação e fortalecer a sua decisão.

A melhor hora para se orar pela tentação é antes que ela aconteça. A Bíblia em Lucas 22:40 nos diz:
"Orai, para que não entreis em tentação."

Que tanto eu como meu marido possamos nos submeter ao poder de Deus.
**********************************************

4- Sua Saúde

Como uma esposa que ama o marido, devo orar também pela sua saúde.

Certa esposa vivia tentando convencer seu marido da importância de se fazer exercício para o bem da saúda física. Ela vivia fazendo preleções, conversava com ele seriamente sobre o assunto, dava-lhe revistas, livros, suplicava e implorava dizendo que não queria se tornar uma viúva cedo, mas ele permanecia apático a seus apelos. Então ela pensou: "Se a oração funcionava para outras partes de sua vida, ela poderia dar certo também para esta." Ela, então, decidiu usar este método: "Cale-se e ore!" Ela passou meses orando mas, certo dia, ela ouviu um barulho vindo de outro quarto. Quando ela entrou, lá estava ele: " 1,2,3,4... 1,2,3,4..." e então ela disse baixinho para si mesma: "Amém, Senhor!"

Diariamente, devo orar para que meu marido tenha saúde, vida longa e, quando, um dia, Deus decidir levá-lo que ele tenha paz e não sofrimento e agonia insuportáveis. E devemos orar ainda mais dizendo: "Obrigada, meu Deus, porque Tu estarás lá para recebê-lo no momento determinado por Ti."

Vejam, irmãs, como a Palavra do Senhor é sempre um bálsamo para as nossas almas:
"Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei..." (2 Reis 20:5)
***************************************************

5- Suas Provações

Seu marido passa por provações? O meu passa. Por isso mesmo eu oro também por esta área da vida dele.

Irmãs, nunca devemos nos queixar e culpar Deus se nosso marido passa por provações. Muitas vezes, elas fazem parte do plano de Deus na vida dele. Nunca sabemos! Em vez de incriminarmos nosso Deus, devemos louvá-Lo, glorificá-Lo e Ele nos promete coisas boas, apesar dos problemas.

Oremos por ele, mesmo sabendo que, muitas vezes, Deus quer ele atravesse este vale da sombra e da morte, pois, afinal de contas, se nunca sofrêssemos que tipo de pessoa superficial, sem compaixão seríamos? "Ás vezes, o Senhor usa situações para ensinar-nos a confiar em Seu amor e cuidado para fazer-nos atravessar os tempos difíceis."
Nestas horas, só temos que mostrar a ele o que a Palavra de Deus diz para conforto de sua alma.

"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:13)

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8:18)
**************************************************

6-Sua Reputação

A reputação é outra área na vida de nosso marido pela qual devo orar. Muitas vezes, é necessário dobrarmos nossos joelhos no chão e orarmos, orarmos e orarmos.

Provérbios 7:1 diz que: "Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento..."

A reputação do nosso marido pode ser arruinada por pessoas invejosas, mentirosas, que levantam falso testemunho e cabe a nós sua esposa protegê-lo com nossas orações que são nossa única defesa depois do Senhor.
Oremos pedindo a Deus que Ele confunda e envergonhe aqueles que estão buscando destruir a vida do nosso marido.
Que meu esposo possa confiar no Senhor, repousar nEle e não temer aqueles que querem o seu mal.
****************************************************

7- Nosso Casamento

Finalmente, vamos orar por uma área que é de suma importância não só para ele mas também para mim. É a área do casamento.

Antes de tomarmos qualquer decisão no nosso casamento, devemos procurar seguir o seguinte conselho: "Tire o seu pé do passado para poder avançar para o futuro."

Nunca pense que seu casamento é o pior que existe neste mundo e jamais pense que o único jeito é a separação.
Ore ao Senhor para Ele transformar o seu coração e o coração do seu marido em uma fonte de alegria e vida.
Que Deus transforme rotinas em algo que possa trazer lições ou exemplos para a vida dos dois.
Que tal seu marido chegar do trabalho e, ao invés de encontrar uma mulher rixosa, reclamadora da vida, dos filhos, de viver cozinhando, encontrar uma esposa tomada banho, usando roupa limpa, perfumada e com um sorriso nos lábios dizer: "Querido, eu o amo!"? Mas, por favor, não vá dizer que "o ama apesar de...".

Vejam a necessidade de orarmos, primeiramente, por nós e depois, quando tivermos um coração cheio de amor por nosso marido, orarmos por ele, para Deus transformá-lo naquelas áreas do casamento que ele está necessitando.

Não pense que porque seu casamento é quase perfeito, ele não poderá cair. Em 1 Coríntios 10:12, encontramos o seguinte:
"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."

Ore, então, para que seu casamento seja protegido de qualquer pessoa ou situação que possa destruí-lo.
Ore para que Deus os ajude a encontrar tempo um para o outro.
Ore para que Deus afaste as tempestades de suas vidas e as transforme em pequenos chuviscos, resultado da maturidade espiritual de vocês.
Ore para que o amor de vocês cresça a cada dia e se fortaleça cada vez mais.

Irmãs, creiam que, se vocês orarem com perseverança aos pés do Senhor por todas as necessidades de seu marido, Ele responderá a todas da melhor maneira possível e fará o que é melhor para ele.

Você acha que há alguma coisa impossível para Deus? Então ore confiando naquEle que nos criou, que nos ama e sabe o que é melhor para a sua vida e para a vida de seu marido.

Tiago 5:16 diz: "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."

O maior presente que eu e você podemos dar a nossos maridos é orar por eles.

Que Deus abençoe a todas nós e aos nosso maridos!
*********************************************
(Estudo parcialmente baseado no livro de Stormie Omartian "O Poder da Esposa Que Ora")

Nenhum comentário:

Postar um comentário