domingo, 7 de junho de 2009

Casamento como acordo, pacto e Aliança

Casamento como acordo, pacto e Aliança

O casamento é provavelmente uma das fases mais importante de suas vidas.

É o único "jogo" onde ambos os jogadores podem perder ou vencer. Casamento no Dicionário Aurélio = ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitados, com legitimação civil e/ou religiosa.

Casamento é uma relação entre homem e mulher, destinada por Deus a ser uma união monogâmica, com vínculo permanente, nas quais muitas necessidades serão satisfeitas: necessidades de amar e ser amado, necessidade de um profundo relacionamento, com partilhar, companheirismo, satisfação sexual, procriação e fuga da solidão.Hoje temos todos os tipos de desculpa para dissolver a união ou encarar como uma experiência para ver se dá certo.

Casamento é uma aliança Divina e Humana, onde há a interação de Deus e do homem. Aliança é acordo, pacto, união, ajuste, compromisso, parceria, sociedade, testamento.

Na aliança a responsabilidade é ilimitada, diferentemente do contrato, cuja responsabilidade é limitada. Na aliança temos promessas e termos. Esta aliança deverá ser respeitada pelos cônjuges.

Na Bíblia, lendo o livro de Gênesis, no capítulo 2, versículo 24, vemos a aliança sendo formada - unir-se ao cônjuge em todos os aspectos, sendo esta a formação da família. Estudando este texto, vemos que:
· Deixará pai e mãe ---> problema de alguns casamentos, onde não se rompe o cordão umbilical.

· Unir-se-á ---> acordo / aliança
· Tornar-se-ão uma só carne ---> prova disto: filhos

O homem e a mulher devem morrer para a vida de solteiros, onde novas responsabilidades como casados surgirão e é necessário que abdiquem de uma série de situações, em prol do casamento.

Muitos casamentos fracassam quando os cônjuges querem continuar na vida de solteiros, mesmo quando casados.

Casamento não exige perfeição, mas devemos dar-lhe prioridade:
será renúncia constante, é dar mais, cobrar menos

- o amor que damos é o amor que recebemos.

Em todo casamento teremos que enfrentar as ondas da vida vindo contrárias, porém o amor nos leva a suportar provações, este é o amor verdadeiro (agape).

A sociedade também nos mostra muitos casos não de amor, mas de paixão, cujos valores são: aparência, condições financeiras, sentimentos frívolos, passageiros. "Não é o amor que susterá o casamento, mas o casamento que susterá o amor".

Na sociedade em que vivemos temos todos os tipos de desculpas para dissolver esta união ou encarar como uma experiência para ver se dá certo, onde vemos muitos casais vivendo juntos, porém sem estarem civilmente casados.

Esta situação é ilegal, pois a Bíblia fala que estamos sujeitos às autoridades e devemos estar com a nossa vida correta.

Deus tem uma posição muito clara sobre o divórcio e sobre a dissolução da união.

Veja no livro de Malaquias, capítulo 2, versículo 16, onde repúdio = divórcio, DEUS ODEIA o DIVÓRCIO!

Jesus ao ser questionado sobre o assunto, conforme lemos em Mateus 19:4 a 6, reforça que o que Deus uniu não separe o homem.

Casamento é uma aliança que deve ser respeitada por ambos.

Cuidado com o divórcio e a infidelidade.

Lutem sempre e tenham em mente que no casamento devemos procurar atender prioritariamente ao outro.

SER FELIZ ou FAZER FELIZ? Caso busquemos, em primeiro plano, o nosso próprio interesse, o egoísmo prevalecerá e o amor agape (de sacrifício, de entrega) ficará de lado.

Não ajam assim e que Deus os abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário