terça-feira, 23 de junho de 2009

Como expressar minhas emoções


emoções negativas e problemáticas:


aborrecimento, aflição, agitação, agressividade, amargura, ansiedade, cansaço, carência, ciúme, condenação, confusão, crueldade, culpa, depressão, desalento, desânimo, desapontamento, desaprovação, desconforto, descrédito, desdém, desespero, desinteresse, desorganização, desprezo, desvalorização, nojo, estar sempre na defensiva, explosividade, frieza, frustração, fúria, histeria, hostilidade, humilhação, impaciência, inadequação, incompetência, insatisfação, insegurança, inutilidades, ira, irracionalidade, irritação, mágoa, maldade, mau humor, medo, melancolia, ódio, opressão, pessimismo, preguiça, raiva, rancor, rebeldia, remorso, ressentimento, rudeza, sobrecarga, solidão, suspeita, tédio, tentação, terror, timidez, tirania, tormento, tristeza, vaidade, vergonha, vingança, violação, volubilidade, zanga.
Ufa! 75 itens, quanta coisa!...



Uma pessoa que sinta uns cinco itens desta lista, com certeza, expressará suas emoções com raiva, e assim, provavelmente usará suas palavras para ferir o outro.



se estas emoções tomarem conta de você por muito tempo elas serão negativas, mas há uma maneira delas se tornarem positivas: é fazendo com que não durem mais que 30 segundos.


É a famosa estória de não deixar o passarinho fazer ninho em sua cabeça, já que não há como impedi-lo de voar sobre ela. É preciso muito esforço, pois não é coisa fácil ter o desejo de “soltar os cachorros” e falar tudo que está sentindo, sem ferir o cônjuge.Então, como resolver a situação sem que ninguém saia magoado e para que não passe dos 30 segundos?


A palavra de Deus diz: “tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama... seja isto o que ocupe o vosso pensamento.” Fil. 4:8.


Então, quando uma dessas emoções lhe afligirem, imediatamente troque-a por um verso da Palavra de Deus ou por um pensamento bom, ore pedindo paciência e o socorro divino.


Problema começa quando alguém levanta a voz e bate o pé. Se não agir rapidamente, entregando suas emoções negativas a Deus, elas o controlarão. Por isso, antes de falar e agir, sempre converse com Deus sobre suas emoções para que sejam subjugadas pelo poder do Espírito Santo.


O sentimento precisa ser expresso de maneira serena e sem ressentimento, mas para isso é preciso lembrar o que você está sentindo, portanto deve iniciar-se com a afirmação constituída de três partes:


a) eu me sinto, na qual será definida claramente a emoção negativa que está sentindo (quanto mais específica, melhor);

b) quando, na qual será colocada a situação da qual a emoção decorre; e por fim

c) porque, na qual será colocada a razão pela qual você está se sentindo assim.


Então vamos escolher uma emoção negativa da lista para fazermos a frase completa: numa situação em que os dois trabalham fora e quando chegam a casa a esposa vai para a cozinha preparar o jantar e lavar a louça e o marido fica vendo TV.


Sentimento: frustração – “eu me sinto frustrada quando você não me ajuda a lavar a louça, porque não é justo eu lavá-la sozinha, pois também trabalhei o dia inteiro.


”Zanga – “eu me sinto zangada quando ouço rumores de que você falou mal de mim, porque eu prezo por minha reputação.”


é preciso realmente perguntar com serenidade, sem tom de acusação.

ao invés de expressar o sentimento.


A afirmação passa de expressão de sentimento para opinião no momento em que eu coloco

“eu sinto que você...” e não “eu me sinto...”.


Esta estratégia do “eu me sinto” serve para expressar o sentimento em quaisquer relacionamentos: com o cônjuge, com os filhos, amigos etc. e ela é uma forma de fazer com que os outros saibam o que vai dentro de nós.


Os sentimentos positivos também precisam ser expressos. Quanto mais expressões de emoções positivas, mais resistente contra emoções negativas você será, então quando estiver feliz, aliviada, contente, diga assim: “eu me sinto aliviada quando chego a casa e a encontro limpa, porque prefiro gastar meu tempo com você a ficar fazendo o trabalho doméstico.” Ele se sentirá valorizado e valorizará você também.


E os dois serão felizes para sempre!...



Bibliografia

KUSMA, Kay. Criando Amor. 2ª edição. São Paulo, Centro Adv. De Artes Gráficas, 2004



Nenhum comentário:

Postar um comentário