terça-feira, 2 de junho de 2009

O PERDOAR QUE AGRADA A DEUS


O PERDOAR QUE AGRADA A DEUS
por Valdenira

"E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nosso devedores."( Mat 6:12)

Perdoar não é fácil, principalmente quando a outra pessoa não reconhece o seu erro e não perde perdão.

Isaías 55:7 diz que Deus é grandioso em perdoar.

Então, eu, como uma filha dEle, devo ser assim como Ele é: bondoso, amoroso e perdoador.

Devo ter um coração cheio de perdão assim como Ele tem.

Mas em meu coração eu posso estar pensando:Por que tenho que perdoar o meu marido se ele nem ao menos reconhece os seus "inúmeros" erros?

Vejamos alguns motivos pelos quais eu devo perdoar o meu marido mesmo ele não reconhecendo o seu erro, nem me pedindo perdão:

1- Porque o verdadeiro amor deve ser derramado sobre a pessoa que se ama.
Se eu não amo mais meu marido mas quero ser feliz, então, devo de todo o meu coração e de joelhos no chão, pedir ao Deus Todo Poderoso que mude o meu coração para um coração cheio de amor pelo meu marido para que assim eu possa ser feliz.

A Bíblia, tão sabiamente, nos diz em 1 Coríntios 13:5b que "o amor... não busca os seus interesses, não se irrita..."

Devo, então, me esforçar para não querer satisfazer o meu ego, esperando que ele, que errou, venha pedir perdão.

Não devo buscar os meus interesses, nem a minha satisfação mas devo dizer assim:_"Amo o meu marido, por isso devo perdoá-lo mesmo se ele não vier pedir perdão."

É difícil não é? Mas é assim que Deus quer que eu haja.

1Co 13:7 ainda nos diz que o amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

a) O amor tudo sofre - Quando meu marido me maltrata, com certeza, eu sofro. Sou humana e isto seria uma reação normal de minha parte.

Mas, apesar de sofrer (devo procurar não ter raiva, não ter ódio - e se tivermos estes sentimentos procuremos não alimentá-los mas oremos e peçamos socorro ao Senhor) não devo deixar transparecer sentimentos errados mas, talvez, apenas tristeza pelo que aconteceu.
É difícil, não é?

Mas é assim que Deus quer.

Mas por que tenho que me esforçar para não deixar transparecer revolta pelo erro dele e tenho que pedir socorro a Deus?

Porque tenho que testemunhar de Cristo a meu marido - seja ele descrente (para levá-lo a Cristo) ou seja ele crente (para o Espírito Santo transformá-lo pelo meu agir).

Apesar de sofrer, tenho que perdoá-lo porque o amo.

b) O amor tudo crê - O verdadeiro amor confia.

A Bíblia nos diz em Isa 26:4 "Confiai no Senhor perpetuamente.

"Se o Senhor quer que confiemos nEle, então devemos confiar também no nosso marido, não o provocando ao mostrar dúvidas ou desconfianças.

No casamento deve haver confiança mútua mas, caso não haja, faça então a sua parte confiando nele.

Se, no entanto, alguma dúvida surgir, coloque-a aos pés do Senhor e peça a Ele para resolver o problema da melhor maneira para você e seu esposo.

Apesar da dúvida devo perdoá-lo e nada esperar de volta.

Com a ajuda de Deus, creio nele porque o amo

c) O amor tudo espera - O amor por ser paciente tudo espera. Espera e confia que seu esposo, que tanto a faz sofrer e que nunca pede perdão, será transformado por Deus.
Por amor eu espero.

d) O amor tudo suporta - Não é fácil suportar, muitas vezes, agressões físicas ou agressões atravésde palavras que ferem bem fundo na nossa alma, mas Deus quer que coloquemos todo o nosso sofrimento a Seus pés e quer que entreguemos a Ele as rédeas do problema.


E, enquanto Ele age, nós devemos colocar os nossos joelhos no chão e repousar nEle que é o nosso Pai e que está conosco em todos os momentos. Mesmo assim perdoemos nosso marido!


O nosso perdão é o resultado do amor que temos por ele, um amor que existe além das nossas forças, pois é Deus que o coloca em nosso coração.


Graças a Deus que nos criou à Sua imagem e semelhança. E, por sermos Suas filhas, refletimos a imagem dEle às pessoas que nos observam.


E "todas as vezes que transmitimos amor, praticamos um ato de bondade, somos capazes de perdoar, de mostrarmos um pouco mais de paciência e cumprimos nossos deveres fielmente, os outros sentirão a presença de Deus por nosso intermédio." (Elizabeth George)


2- Porque sou uma filha de Deus e tenho que dar testemunho a meu marido e ao mundo.


a- A mulher ímpia não perdoa;

a- A filha de Deus perdoa porque ama seu marido;


b- A mulher ímpia se vinga;

b- A filha de Deus procura fazer o bem ao marido;


c- A mulher ímpia responde em pé de igualdade;

c- A filha de Deus conversa equilibradamente;


d- A mulher ímpia exige que ele se desculpe.

d- A filha de Deus perdoa sem que ele peça perdão.


Provérbios 31:29 diz que"Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!"


Por isso devo agir como sendo a melhor dentre as melhores para assim agradar a meu Deus. Devo perdoar sem esperar nada em volta porque amo a Deus, amo meu marido e porque tenho que dar testemunho através do meu agir - perdoando.



3- Porque quero que Deus me perdoe assim como eu perdôo o meu marido.


Mat 6:12 diz o seguinte sobre o perdão: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores."


"Vejam que exemplo bonito de perdão: "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."(Luc 23:34)



O pouco ou muito que tenho que perdoar o meu marido não chega nem perto do que Deus tem me perdoado.


O perdão dEle é tão profundo que a Bíblia diz em Heb 8:12 o seguinte:


"Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.



Eita coisinha mais dificil esse negócio de perdão né??A gente acha que perdoou, que tá tudo bem mas na primeira contrariedade ... Vruuuummmmm ... volta tudo ....Dai a gente começa tudo de volta ...
"Existe amor maior do que este?

Por que não fazemos como o Senhor? Sei que não é fácil, mas com Ele nos ajudando, podemos não só perdoar nosso marido mas amá-lo e jogar, lá bem fundo no poço, os erros, o não pedido de perdão e outras tantas coisas que estavam querendo nos deixar longe da vontade de Deus.


Que o Senhor esteja sempre nos orientando, nos ensinando, trabalhando em nossos corações e nos fazendo crescer no conhecimento de Sua Palavra para que sejamos sempre fiéis e capazes de perdoar com o perdão que agrada a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário