quarta-feira, 17 de junho de 2009

DIA 30 - O QUE É O REINO DOS CÉUS?

DIA 30
O QUE É O REINO DOS CÉUS?
MateuS 13:31,32

No início do ministério de Jesus, João Batista dizia que o Reino dos Céus estava chegando.
Quando Jesus passou a ministrar, disse que o Reino havia chegado, porém quando estava no final de sua jornada na terra disse que o Reino viria.

COMO ENTENDER ISSO?

Primeiro, quando Jesus chegou, ele deixou de usufruir da glória de Seu Reino, para que de uma forma humilde realizasse a restauração do Seu Reino em nossos próprios corações, e isso envolveu morte e morte de cruz.
Em segundo lugar, quando ele pregava, ele anunciava os valores, que estava estabelecendo através de sua vida como sendo do Reino dos Céus, a serem implantados em nossos próprios corações.
No sentido do futuro desse Reino, significou a promessa do estabelecimento final do novo céu e da nova terra, no seu reinado eterno.
Quando recebemos a Cristo, os valores desse reinado eterno passam a ser vivenciados e a conquista da cruz passa a ter sentido para nossas vidas.
Quando a verdade sobressai sobre a mentira, e o amor sobressai ao ódio, é um exemplo de que, através de nós, estão sendo proclamados os valores desse Reino.
Oração: "Senhor Deus, permita que os valores do seu Reino se manifestem em minha vida e que eu possa permanecer fiel quando o Senhor voltar para nos buscar". Amém!


O Amor traz unidade

Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, paraque eles sejam um, assim como nós. - João 17:11
Uma das coisas mais importantes a respeito da Bíblia é a maneira como ela está articulada, com temas uniformes em todo seu conteúdo, do início ao fim. Apesar de ter sido escrita num período de 1.600 anos e ter mais de quarenta escritores de várias procedências e níveis de conhecimento, Deus soberanamente a escreveu com uma única voz. E Ele continua falando através da Bíblia hoje, sem que a mensagem chegue errada.
Unidade. União. Igualdade.Essas são as marcas inabaláveis do nosso Deus.
No início dos tempos, vemos a Sua unidade agir através da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. Deus, o Pai está lá criando o céu e a terra. O Espírito está se "movendo sobre a face das águas" (Gênesis 1:2). E o Filho, que é "o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do Seu ser" (Hebreus 1:3), se juntam para falar e trazer a existência ao mundo. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis 1:26). Façamos. Nossa.
Os três estão em perfeita união de mente e propósito. Vemos depois Jesus levantando-se das águas do batismo, e o Espírito descendo em forma de pomba e o Pai anunciando nessa cena majestosa, "Este é meu Filho amado em quem me comprazo" (Mateus 3:17).
Jesus mais tarde diz, "Porque eu desci do céu, não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6:38). O Seu desejo de responder às orações dos seus seguidores é "para que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14: 13). Ele pede ao Pai para enviar Seu Santo Espírito, sabendo que o Espírito irá fielmente testificar a respeito do Filho que Ele ama, porque "Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus a não ser Espírito de Deus" (1 Coríntios 2: 11).
Pai, Filho e Espírito Santo estão em pura unidade. Eles servem um ao outro, amam um ao outro e honram um ao outro. Apesar de iguais, eles se alegram quando o outro é louvado. Apesar de distintos, eles são um, indivisíveis.
E por essa relação ser tão especial - tão representativa da grandeza e do esplendor de Deus - Ele escolheu nos deixar experimentar um aspecto disso. No relacionamento único entre marido e esposa, dois indivíduos distintos estão espiritualmente unidos em "uma só carne" (Gênesis 2:24). E "o que Deus uniu, ninguém o separe" (Marcos 10:9).
Na realidade, esse mistério é tão sério - e o amor entre marido e esposa tão entrelaçado e completo - que Deus utiliza a imagem do casamento para explicar o Seu amor pela igreja.
A Igreja (a noiva) é mais honrada quando o seu Salvador é adorado e celebrado. Cristo (o noivo), o qual se entregou a si mesmo por ela, é mais honrado quando ele a vê "como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável" (Efésios 5:27).
Ambos, Cristo e a Igreja, amam e honram um ao outro. Esta é a beleza da unidade. Marido - O que aconteceria em seu casamento se você se dedicasse em amor, honra e serviço a sua esposa em todas as coisas? O que aconteceria se você determinasse que a preservação da sua unidade com sua mulher é digna de todo o sacrifício e expressão de amor? O que mudaria em seu lar se você tomasse essa abordagem em seu relacionamento como basediária?
Esposa - O que aconteceria se você estabelecesse como missão fazer tudo possível para promover proximidade de coração com o seu marido? O que aconteceria se qualquer ameaça a unidade de vocês fosse tratada como veneno, câncer, um inimigo a ser eliminado pelo amor, pela humildade e renúncia? Em que se tornaria o seu casamento se você nunca mais estivesse disposta a ver a unidade de vocês destruída?
A unidade da Trindade, como é vista através da história e continuará sendo vista no futuro, é evidência do poder da unidade. Ela é inquebrável. Infinita. E esta é a mesma realidadeespiritual que se esconde em seu lar e endereço. Apesar de se apresentar em forma de planejamento de trabalho; visitas médicas e idas ao supermercado, a unidade é o laço eterno quepercorre as experiências diárias do que você chama de "seu casamento", dando a ele um propósito para ser defendido por toda vida. Então, ame este que é parte do seu corpo tanto quanto você. Sirva a este cuja necessidade não pode ser separada da sua própria necessidade. Honre este que, quando sobe ao pedestal do seu amor, lhe eleva também aos olhos de Deus, tudo ao mesmo tempo.

Ps: Nota minha - Não concordamos com esse texto referente a doutrina da Trindade. Cremos que YHWH é apenas UM, e que Yeshua é YHWH feito carne. A Ruach ( o que se chamam de ES ), é Vento de YHWH, Sopro. Não cremos em 3 pessoas distintas unidas em um. Cremos que a Noiva de Yeshua é Jerusalem, o povo Santo de Israel, e não a entidade chamada de Igreja.

TAREFA DE HOJE

Separe uma área que cause divisão em seu casamento e olhe para ela hoje como uma oportunidade única de orar. Peça deus para revelar o que há no seu ração que está ameaçando sua unidade com seu cônjuge.

Ore para que deus faça o mesmo com ele. E se for apropriado, discuta abertamente esse problema, buscando de deus a unidade.

- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Deus abriu seus olhos para as coisas que podem estar criando um ponto de discórdia? Como você pretende reagir? O que você espera que Deus faça em seu cônjuge também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário