quarta-feira, 17 de junho de 2009

A COMUNICAÇÃO DENTRO DO LAR

A COMUNICAÇÃO DENTRO DO LAR

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem"(Efésios 4.29).


Vivemos na chamada era da comunicação. Rádio, Tv, fax, telefone e computador, a cada dia, estão sendo aperfeiçoados para nos fazer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo. Mas, ao mesmo tempo, é constante a reclamação de filhos por que seus pais não encontram tempo para ouvi-los; cônjuges que, vivendo debaixo do mesmo teto, não conseguem compreender- se. O que fazer para melhorar esse quadro? Como manter a boa comunicação no lar?

BARREIRA A BOA COMUNICAÇÃO

a) Falta de vontade de comunicar-se

b) Medo de ser reprovado

c) Conflitos de gerações

d) Influências negativas dos meios de comunicação

COMO MELHORAR NOSSA COMUNICAÇÃO

Quando se fala de comunicação, é bom notar que a ênfase está na qualidade e na quantidade. É lógico que num relacionamento dinâmico haverá uma certa quantidade, mas a boa comunicação não pode ser resumida apenas em bate-papos superficiais.

DIRETRIZES BÍBLICAS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO

a) Falar a verdade em amor ..."Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros" (Ef. 4:25)

"Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos
"(Cl. 3:9).b) Falar palavras que provam a edificação do próximo (Cônjuges) ...

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" (Ef. 4:29)c) Evitar contendas ...

"Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós" Ef. 4:31
"Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido" (Pv. 20:3).d) Saber ouvir ...

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar"(Tg. 1:19). e) Não responder com ira ...

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Pv. 15.1).f)

Respeitar a opinião do outro ..."Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros" (Fp. 2:1-4).

"Com toda humildade e mansidão, com longanimidade; suportando-vos uns aos outros em amor"(Ef. 4:2). Em Eclesiastes 3:1-8, o escritos deixa claro que há tempo para execução de todas as coisas e certamente há o tempo oportuno para se comunicar, Pv. 15:23.

Devemos ser sábios a ponto de escolhermos o melhor momento para dar uma resposta, sem, no entanto, usar o silêncio para frustrar o outro. Se, em determinado momento, não estivermos dispostos a falar sobre certos assuntos, devemos justificar-nos com quem estamos conversando.

A boa comunicação haverá de melhorar em muito o nosso relacionamento familiar. Deus nos deu o maior exemplo de comunicação. Seu filho fez-se homem para que pudéssemos entender sua mensagem ... "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.

A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas" (Hb. 1:1-3). Pr. Hugo Sousa _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Deus nos abençoe, à medida que nos esforçamos para melhor obedecê-Lo."Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:18)."Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Sl 42:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário