terça-feira, 4 de agosto de 2009

CAMPO DE BATALHA DA MENTE

CAMPO DE BATALHA DA MENTE

O SOFRIMENTO PRECEDE A LIBERTAÇÃO
Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua [ própria e] eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar [completar e fazer de vós o que vós devíeis ser], firmar, fortificar e fundamentar.
1 Pedro 5.10

Por que precisamos sofrer "por certo tempo?" Creio que des-de o momento em que percebemos que temos um problema até que Jesus nos liberte, suportamos um tipo de sofrimento, mas nos regozijamos ainda mais quando a liberdade vem. Quando tentamos fazer alguma coisa por conta própria, falhamos e, então, percebe¬mos que devemos esperar em Deus. Nosso coração transborda com ações de graças e louvor quando Ele se levanta e faz o que não pode¬mos fazer por nós mesmos.

NENHUMA CONDENAÇÃO
Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... [que vivem e caminham não conforme os ditames da carne, mas conforme os ditames do Espírito].
Romanos 8.1

Não aceite condenação quando você tiver reveses ou dias maus. Simplesmente consiga suporte, sacuda a poeira e comece de novo. Quando um bebê está aprendendo a caminhar, ele cai muito, muitas vezes antes de desfrutar a confiança de caminhar. Entretanto, uma coisa a favor do bebê é o fato de que, mesmo que ele chore um pouco depois de cair, sempre se levanta em seguida e tenta de novo.
O diabo tentará, de forma muito dura, pará-lo nesta área de renovação da mente. Ele sabe que o controle dele sobre você termi¬na quando você aprende a escolher os pensamentos corretos e a rejeitar os errados. Ele tentará pará-lo por meio do desânimo e con¬denação.
Quando a condenação vier, use sua "arma da Palavra". Cite Romanos 8.1, lembrando a Satanás e a você mesmo que você não anda segundo a carne, mas segundo o Espírito. Caminhar segundo a carne é depender de você mesmo; caminhar segundo o Espírito é depender de Deus.
Quando falhar (o que vai acontecer), isso não significa que você é um fracasso. Significa simplesmente que você não faz tudo certo. Nós todos temos de aceitar o fato de que temos pontos fortes e pontos fracos. Apenas deixe Jesus Cristo ser forte em suas fraquezas; deixe-O ser sua força nos dias fracos.
Repito: não acate a condenação. Sua vitória total virá, mas tomará tempo, porque ela precisa vir "pouco a pouco".

NÃO DESANIME
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim [e te lamentas]? Espera em Deus [espera nele esperanço¬samente], pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Salmo 42.5

O desânimo destrói a esperança, então, naturalmente, o diabo sempre tenta nos desanimar. Sem esperança, desistimos, e é isso que o diabo quer que façamos. A Bíblia nos diz repetidamente para não ficarmos desanimados nem desalentados. Deus sabe que não chega¬remos à vitória se ficarmos desanimados, então Ele sempre nos en¬coraja quando iniciamos um projeto, dizendo-nos: "Não fique desa¬nimado". Deus nos quer animados, não desanimados.Quando o desânimo ou a condenação tentarem atingi-lo, exa¬mine sua forma de pensar. Que tipos de pensamentos lhe têm vindo à mente? Eles se parecem com isso?
"Não vou conseguir; é muito difícil. Eu sempre fracasso, é sempre a mesma coisa, nada jamais muda. Tenho certeza de que ou¬tras pessoas não têm tanto problema em ter a mente renovada. Bem que posso desistir. Estou cansado de tentar. Oro, mas parece que Deus não me ouve. Ele, provavelmente, não responde às minhas orações porque está muito desapontado com a minha maneira de agir."
Se esse exemplo representa seus pensamentos, não é de admi¬rar que você se encontre desanimado e debaixo de condenação. Lem¬bre-se: você se torna aquilo que você pensa. Tenha pensamentos desanimadores e ficará desanimado. Tenha pensamentos condenatórios e ficará debaixo de condenação. Mude sua maneira de pensar e seja liberto!
Em vez de pensar negativamente, pense assim: "Bem, as coi¬sas estão indo meio devagar; mas, graças a Deus, estou fazendo al¬gum progresso. Tive um dia pesado ontem. Escolhi a forma errada de pensar o dia todo. Pai, perdoa-me e ajuda-me a 'continuar conti¬nuando'. Cometi um erro, mas pelo menos esse é um erro que não tenho de cometer de novo. Hoje é um novo dia. Tu me amas, Se¬nhor. A tua misericórdia é nova cada manhã.
Eu me recuso a ficar desanimado. Eu me recuso a me sentir condenado. Pai, a Bíblia diz que tu não me condenas. Tu mandaste Jesus para morrer por mim. Vou ficar bem — hoje será um dia mara¬vilhoso. Tu me ajudas a escolher os pensamentos corretos hoje."
Estou certa de que você já pode sentir a vitória nesse tipo de forma alegre, positiva e divina de pensar.
Queremos tudo instantaneamente. Temos o fruto da impaciên¬cia dentro de nós, mas ele está sendo trabalhado a partir do nosso exterior. Algumas vezes Deus faz as coisas vagarosamente no que diz respeito a nos trazer libertação total. Ele usa o difícil período da espera para aumentar a nossa fé e permitir que a paciência realize seu trabalho perfeito (Tiago 1.4). O tempo de Deus é per¬feito. Ele nunca está atrasado.
Aqui está outro bom pensamento: "Creio em Deus. Creio que ele está trabalhando em mim independentemente de como eu possa me sentir ou de como a situação possa parecer. O Senhor começou uma boa obra em mim e ele a levará a bom termo." (Filipenses 1.6; 2.13.)
É dessa forma que você pode efetivamente usar a sua arma da Palavra para destruir fortalezas. Recomendo-lhe que não apenas pense corretamente de propósito, mas também que você caminhe a milha extra e os repita em voz alta como sua confissão.
Lembre-se de Deus o está libertando pouco a pouco; então, não se sinta desanimado e condenado se cometer um erro.
Seja paciente com você mesmo!

5. Seja positivo
Seja feito conforme a tua fé...
Mateus 8.13

Mentes positivas produzem vi¬das positivas. Mentes negati-vas produzem vidas negativas. Pensamen¬tos positivos são sempre cheios de fé e de esperança. Pensamentos negativos são sempre cheios de medo e dúvida.
Algumas pessoas têm medo de ter esperança porque elas fo-ram muito machucadas na vida. Elas tiveram tantos desaponta-mentos que não acham que podem enfrentar a dor de mais um. Portanto, elas se recusam a ter esperança para não serem desapon¬tadas. Evitar ter esperança é um tipo de proteção contra a possibi¬lidade de ser machucado. O desapontamento machuca! Então, em vez de serem feridas outra vez, muitas pessoas simplesmente se recusam a ter esperança ou a acreditar que qualquer coisa boa ja¬mais lhes acontecerá. Esse tipo de comportamento estabelece um estilo de vida negativo. Lembre-se de Provérbios 23.7: Pois como ela {uma pessoa) pensa em seu coração, assim ela é...
Muitos anos atrás eu era extremamente negativa. Sempre digo que se tivesse dois pensamentos positivos sucessivamente minha mente teria cãibras. Minha filosofia era esta: "Se você não esperar que nada de bom aconteça, então você não ficará desapontada quan¬do não acontecer".
Eu tinha encontrado tantos desapontamentos em minha vida — tantas coisas devastadoras haviam acontecido comigo — que ti¬nha medo de acreditar que alguma coisa boa poderia acontecer.
Eu tinha uma perspectiva terrível e negativa de tudo. Como meus pensamentos eram todos negativos, minha boca também era e, portanto, minha vida também.
Quando realmente comecei a estudar a Palavra e a confiar em Deus para me restaurar, uma das primeiras coisas que perce¬bi foi que o negativismo tinha de desaparecer.
Em Mateus 8.13 Jesus nos diz que nos será feito de acordo com a nossa fé. A Versão King James diz:... e seja feito conforme a tua fé... Tudo aquilo em que eu acreditava era negativo, então, natural¬mente, muitas coisas negativas aconteciam comigo.
Isso não significa que podemos conseguir qualquer coisa que queiramos apenas por pensar nela. Deus tem um plano per-feito para cada um de nós, e não podemos controlá-lo com nos¬sos pensamentos e palavras. Mas devemos pensar e falar de acor¬do com o desejo e o plano dEle para nós.
Se você não tem idéia alguma sobre qual seja o plano de Deus para você neste momento, pelo menos comece a pensar: "Bem, não sei qual é o plano de Deus, mas sei que ele me ama. Seja o que for que ele fizer, será bom e serei abençoado".
Comece a pensar positivamente sobre sua vida.
Pratique ser positivo em qualquer situação que surgir. Mes-mo que qualquer coisa que esteja acontecendo em sua vida neste momento não seja boa, espere que Deus trará o bem proveniente dela, como ele prometeu em sua Palavra.

TODAS AS COISAS COOPERAM COM DEUS
[É-nos assegurado e] sabemos que [tendo Deus como parceiro em suas ações] todas as coisas cooperam [e se enquadram em um pla¬no] para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu [planejamento e] propósito.
Romanos 8.28

Esse versículo não diz que todas as coisas são boas, mas com certeza diz que todas as coisas cooperam para o bem.
Vamos dizer que você está planejando ir fazer compras. Você entra no carro e ele não funciona. Há duas maneiras de você olhar para essa situação. Você pode dizer: "Eu sabia! Nunca falha. Toda vez que quero fazer alguma coisa algo errado acontece. Eu tinha mesmo imaginado que esta ida às compras acabaria em fiasco; isso sempre acontece com meus planos". Ou você pode dizer: "Bem, eu queria ir fazer compras, mas parece que não vai ser agora. Vou mais tarde, quando o carro estiver pronto. Nesse meio tempo, acredito que essa mudança nos planos vai funcionar para o meu bem. Prova¬velmente há uma razão por que preciso estar em casa hoje, então vou aproveitar meu tempo aqui".
Em Romanos 12.16, o apóstolo Paulo nos diz para nos ajus-tarmos prontamente às pessoas e às coisas. A idéia é que precisamos aprender a nos tornar o tipo de pessoa que planeja as coisas, mas que não desmorona se o plano não funciona.
Recentemente, tive excelente oportunidade de praticar esse princípio. Dave e eu estávamos em Lake Worth, na Flórida. Estive¬mos ministrando lá por três dias e estávamos fazendo as malas e nos arrumando para ir embora. Eu tinha planejado usar uma calça e uma blusa com sapatos baixos, pois assim eu estaria confortável durante a viagem de regresso.
Comecei a me vestir e não encontrei minha calça. Verificamos tudo e, no fim, encontramos a calça no fundo do closet. Ela tinha escorregado do cabide e estava terrivelmente amassada. Sempre car¬regamos um ferro a vapor conosco, então tentei tirar o amassado com vapor. Vesti a roupa e vi que não estava parecendo boa. Minha única escolha, então, era um vestido e saltos altos.
Eu podia sentir minhas emoções descontroladas com a situa¬ção. Veja você, toda vez que não conseguimos o que queremos, nos¬sos sentimentos se rebelam e tentam nos colocar em uma atitude negativa e de autopiedade. Reconheci imediatamente que eu tinha de fazer uma escolha. Eu poderia ficar irritada porque as coisas não tinham saído do jeito que eu queria, ou poderia me ajustar à situação, ir em frente e aproveitar a viagem para casa.
Mesmo uma pessoa realmente positiva não terá tudo funcio-nando do jeito que ela gostaria o tempo todo. Mas a pessoa positi-va pode ir em frente e ter prazer independentemente do que acon-tecer. A pessoa negativa nunca desfruta nada.
Não é divertido estar com uma pessoa negativa. Ela traz nu-vens escuras para cada projeto. Há um "peso" em volta dela. Ela é reclamona, murmuradora e só enxerga defeitos. Não importa como as coisas estejam caminhando, ela sempre parece descobrir a única coisa que poderia ser um problema em potencial.
Quando eu estava em meus dias de extremo negativismo, po¬deria ir a uma casa que tinha acabado de ser redecorada e, em vez de ver e comentar sobre todas as coisas bonitas, eu enxergaria um canto do papel de parede que estava solto ou uma mancha na vidraça.
Estou tão feliz porque Jesus me libertou para desfrutar as coisas boas da vida! Estou livre para acreditar que, com fé e esperança nEle, as coisas ruins podem se transformar em boas.
Se você é uma pessoa negativa, não se sinta condenado! A conde¬nação é negativa. Estou compartilhando estas coisas para que você possa reconhecer seu problema em ser negativo e começar a confiar em Deus para restaurá-lo, não para torná-lo negativo sobre o seu negativismo.
O caminho da liberdade começa quando encaramos o proble¬ma sem arranjar desculpas para ele. Estou certo de que se você é uma pessoa negativa há uma razão para isso - sempre há. Mas lem¬bre-se: como cristão, de acordo com a Bíblia, você é uma nova pes¬soa agora.


SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA,UNGIDA, ABENÇOADA, CONTROLADA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário