terça-feira, 11 de agosto de 2009

começar de novo


A Bíblia oferece princípios valiosos para se começar de novo, formulando planos e estabelecendo metas:


Deixar o passado no passado. Pessoas sábias aprendem com o passado, mas ficar lembrando fracassos passados é contraproducente e leva à derrota. O apóstolo Paulo se arrependia de coisas que havia em seu passado. Mas sabendo que não poderia mudá-las, decidiu simplesmente viver o presente e preparar-se para o futuro. “Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13-14).

. Agir conforme oportunidades presentes. Muitos estão sempre planejando ou aspirando fazer algo de significativo, mas nunca colocam seus planos em ação, transferindo-os sempre para outro dia. A procrastinação é inimigo natural do sucesso. “Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro.’ Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! ...Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4.13-17).


. Fazer preparativos razoáveis para o futuro. O problema com o futuro é a incerteza. Quem sabe que acontecimentos inesperados afetarão nossos planos? Deus sabe. Então, faz sentido quando planejamos consultá-lo, buscando Sua sabedoria e direção. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16.3). “Em seu coração, o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9).


Robert J. Tamasy

Nenhum comentário:

Postar um comentário