sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O que fazer quando você percebe que o seu cônjuge o está traindo?

Normalmente tudo começa com desconfianças, dúvidas de caráter, mentiras, telefonemas ou e-mails duvidosos e inesperados que chegam de outras pessoas para confundir a mente e o coração trazendo a sensação de ser enganado (a), de ser passado para trás

De fato você nota diferenças de comportamento que na realidade tem lhe deixado preocupado(a) , ansioso(a), desconfiado( a), irado(a) fazendo com que as suas emoções fiquem à flor da pele e vez por outra você se sente impotente não sabendo lidar com estas coisas e nem quais medidas tomar.
Veja algumas coisas para você analisar:

Provavelmente o drama que você tem passado seja igual à de muitas outras pessoas que engrossam as estatísticas das possibilidades de buscar o divórcio como solução. Sabemos que o quadro da traição vivida por muitos casais no mundo traz conseqüências traumáticas ao relacionamento conjugal e sequelas enormes para a família. Em alguns minutos eu gostaria de passar-lhe algumas dicas, algumas informações de como tratar esta situação sem contudo precisar recorrer à separação litigiosa, ou seja o divórcio.

1. É muito importante para você que está vivendo este drama tenha uma experiência com a pessoa do Senhor Jesus Cristo. De fato nada vai melhorar o seu relacionamento conjugal se você não tiver um encontro genuíno com o Senhor Jesus. Este encontro não é com a Igreja A, B, ou C, é um encontro com Jesus. E este relacionamento começa de fato através de uma oração simples dirigida ao Deus deste universo que espera de sua parte a disposição de reconhecer-se pecador(a) e que em suas mãos encontra-se a solução que você tato procura. Através de uma entrega pessoal, individual você se torna um(a) filho(a) de Deus e como filho (a) você passa a ter o privilégio de obter as promessas do Reino de Deus reservadas a todo aquele que crê, entre elas a de ser abençoa(a) em seu casamento.

2. Antes de tomar qualquer atitude contra o seu cônjuge faça a sua auto-analise crítica. O que estou lhe dizendo é que você deve avaliar-se a si mesmo e ver se existem algumas coisas: Em suas atitudes, comportamentos, reações, que contribuíram para o afastamento dele ou dela. Na verdade quando se está em um relacionamento conflitante, deseja-se apenas acusar o cônjuge e ao mesmo tempo se fazer de vítima. Por isso a avaliação é importante pois você começa a pensar seriamente se você mesmo não foi a causa do afastamento dele(a). Quem sabe faltou carinho, faltou o amor, compreensão. Nesta avaliação você poderá verificar se durante os anos de vida conjugal faltou relacionamento sexual ou será que foi a denominação, ou em nome de algum grupo evangélico você deixou de se cuidar.
O que fazer quando há traição no casamento

Quer ver exemplos:

- Pra você esposa alguém lhe disse: Que o uso de batom é errado, é pecaminoso, que depilação é do diabo, que ir ao cabeleireiro não é coisa de cristão ou vestir-se adequadamente tornaria você mais sensual e foi confiado nestas declarações, que não tem respaldo bíblico, (porque não se constrói doutrina em cima de alguns versículos e nem em cima de experiências de outrem) que você se tornou uma mulher desleixada e passou a evitar o seu esposo.

- Será que talvez não fosse o ciúme descontrolado, aquela maneira de controlar tudo, de perguntar sobre tudo, criticar todas as coisas e de ver maldade onde não existe o tem afastado de você. Pra você marido Será que a sua impaciência, brutalidades, falta de romantismo, insensibilidade, ou também ciúmes doentios com superproteção achando-se dono de sua esposa. O que será que provocou o afastamento da pessoa que você diz amar?

3. Procure aconselhar-se com casais que estão bem alicerçados em seus casamentos. Nunca pessoas divorciadas devem ser procuradas para emitir opinião neste particular assunto. Eles passaram pelo problema e não tem como ajudá-lo baseado na sua própria experiência. Quase 100% das pessoas divorciadas irão lhe dizer que a solução pra você é o divórcio. Portanto você não deve procurá-los mesmo se forem cristãos. Eles perderam a autoridade de Deus nesta área no dia que se divorciaram. Conheço particularmente situações de casais que deixaram de se aconselhar conosco para ir atrás pessoas não credenciadas e sobre tudo divorciadas para ouvir os seus conselhos e hoje estão também separadas.

4. Procure um bom conselheiro matrimonial. Ele visa trabalhar com o casal e chegar a um bom termo sendo instrumento de Deus para abençoá-los através de conselhos, através de careações, através de tarefas, orações e principalmente de acompanhamento.

5. Sempre que houver desconfiança ou dúvida no relacionamento procure saber com certeza a veracidade dos fatos. Nada é mais prejudicial para o casal do que condenar sem provas. Perante a lei todos são inocentes até que se prove o contrário. Não dê ouvido a fofocas, a pessoas que abrigam maldade no coração e gostam de colocar lenha na fogueira.

6. Cultive um espírito de perdão. Crie hábito de perdoar pois é bíblico, é correto, é saudável. Nós somos seres humanos passíveis de cometer erros. Temos carências que precisam ser supridas. Perdão é uma delas, por isso perdoe sempre. Tire a mágoa, o ressentimento, coloque amor no coração. Jogue fora o ódio, o rancor, a ira, a discórdia. Crie em seu lar uma atmosfera de paz. Respire a paz, persiga a paz e harmonia e com certeza Deus o(a) ajudará nesta caminhada.

7. Procure criar o hábito da oração. Antes mesmo de qualquer diálogo com seu cônjuge aprenda a dialogar com Deus através da oração e da Palavra. Através da comunhão diária com Deus as respostas virão, o que fazer nas mais variadas situações você terá repostas da parte de Deus que tudo vê, que sonda corações e que tem prazer em mostrar o caminho de libertação para os seus filhos.

8. Por pior que seja a situação, divórcio não é a solução. A instituição criada por Deus que é a família não pode ser ridicularizada. Estamos vivendo intensas crises no casamento mesmo com pessoas que se dizem cristãs. O casamento é obra de Deus, portanto não podemos destruir o que ele criou.

Pense nisto na hora de tomar a sua decisão.
Bia

Nenhum comentário:

Postar um comentário