segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Casamento


CARACTERISTICAS DO CASAMENTO CONSCIENTE


· Você tem uma imagem mais fiel e real do parceiro
· Você compreende que seu relacionamento pode ajudar a curar as feridas emocionais do passado
· Você comunica ao parceiro suas necessidades e desejos
· Você tem consciência da sua forma de agir
· Você aprende a valorizar seus desejos e os do outro
· Você aceita o seu lado negativo
· Você aprende a desenvolver seus próprios talentos
· Você assume a dificuldade de criar um bom casamento



E O CASAMENTO CRISTÃO??????????????

- CUMPLICIDADE
- DEDICAÇÃO
- COMPANHEIRISMO
- SACRIFÍCIO
- UNÇÃO DO ESPIRITO SANTO.

-O ÓLEO DO ESPIRITO SANTO É QUEM LUBRIFICA O RELACIONAMENTO DO CASAL!!!!!!



CASAMENTO FECHADO E ABERTO



Dependência emocional x igualdade
CASAMENTO FECHADO

- você é meu

- mulher boa tem dono

- vou me amarrar, deixar de ser como eu sou

- não consigo viver sem você

CASAMENTO ABERTO

- base da relação = igualdade

- cada um é responsável por si e capaz de se cuidar

- a essência é a mutualidade = um ajuda o outro a crescer



Renúncia x crescimento
CASAMENTO FECHADO

- rejeição da própria individualidade

- para viver juntos os dois se anulam

CASAMENTO ABERTO

- cada um procura manter sua identidade e ao mesmo tempo cria condições para o outro se desenvolva

- cada parceiro exerce o direito de se encontrar e se realizar

- o crescimento individual conduz a renovação do relacionamento



Falsa harmonia x negociação
CASAMENTO FECHADO

- frente unida (aparências)

- não brigar, mais também não discutem as diferenças

- o forte domina o mais fraco

CASAMENTO ABERTO

- clausulas sempre repensadas e reescritas

- renegociar a relação

- fazer novos pactos, acordos e trocas



Papéis ideais x companheirismo
CASAMENTO FECHADO

- cada um deve viver de acordo com o conceito ideal de marido ou mulher, cumprindo dever conjugal

CASAMENTO ABERTO

- o homem e a mulher não são atores representando um papel (boa dona de casa, marido perfeito)

- são companheiros capazes de se ajuda mutuamente

- obrigações domésticas são tarefas diárias que alguém tem q realizar, e não um campo de batalha



Fidelidade por coerção x fidelidade por escolha
CASAMENTO FECHADO

- clausula da fidelidade absoluta

- eu espero que você jamais sinta atração por outro

- eu farei tudo para você preferir estar ao meu lado , a ficar em qualquer outro lugar

CASAMENTO ABERTO

- não existe fidelidade vigiada, mas sim uma opção livre e consciente

- sou fiel a você e a nossa relação porque isso é importante para mim

- confiança mútua

- o convívio com outras pessoas é encarado como algo enriquecedor, e não como uma possível traição



Exclusivismo x liberdade
CASAMENTO FECHADO


- exclusivismo total

- eu vou ser tudo para você e tudo pra mim

- eu só vou se você for

CASAMENTO ABERTO

- contrato onde liberdade individual e crescimento mutuo substituem a escravidão recíproca

Nenhum comentário:

Postar um comentário