quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Saiba como identificar uma possível traição

O adultério é uma palavra originada da expressão latina "ad alterum torum" que significa literalmente na cama de outro(a), designa a prática da infidelidade conjugal.

Com o passar do tempo seu sentido estendeu-se ao sentido de fraudar, falsificar - adulterar.
O adultério ocorre quando, durante o casamento, uma das partes passa a relacionar-se com terceiro(s).


Levantamento feito por especialistas aponta que 70% dos casais que deparam com situação de infidelidade seguem juntos, sendo o perdão o grande dilema a ser resolvido. Com a quebra da confiança mútua, atividades que anteriormente passariam como normais como uma cerveja com amigos, um telefone que toca, agora se tornam fonte de dúvidas e incertezas, as quais, geralmente, produzem conflitos morais e psicológicos de grande intensidade.
Saiba como identificar algumas atitudes que podem indicar uma possível traição no casamento.
Suas chances de estar sendo traída(o) aumentam quando:

o cônjuge começa a chegar em casa mais tarde do que o horário
habitual.

reuniões de trabalho aos finais de semana e viagens a
trabalho passam a ficar mais frequentes.

quando está a seu lado e o celular toca seu cônjuge se
afasta e começa a falar mais baixo.

ele(a) começa a querer ficar mais tempo longe de você.

você sente que sua presença em reuniões com amigos passa
a ser dispensável.

as suas ligações para o celular dele(a) dificilmente são
atendidas.

a frequência e a qualidade da atividade sexual do casal é
reduzida e as desculpas começam a surgir.

seu cônjuge passa a dar uma importância maior para a
aparência, inclusive quando vai à padaria.

roupas novas passam a fazer parte constante da
lista de compras dele(a).

o amor de sua vida começa a cuidar do corpo com súbita
vontade de fazer ginástica.

ele(a) passa mais tempo criticando você do que lhe
elogiando.

a conta de celular ou cartão de crédito de seu cônjuge
some sem deixar vestígios.

você passa a se interessar pelo assunto e começa a
pesquisar sobre como descobrir indícios de traição.
Suas chances de estar sendo traído aumentam na mesma progressão do número de itens acima descrito.
Mas não se preocupe, você não foi o primeiro, nem será o último.Outras probabilidades
Segundo a psicóloga americana Shirley Glass, existe uma grande diferença entre os motivos que levam à traição fazendo com que a percepção que os homens têm sobre a infidelidade feminina seja bem diferente da realidade.
Os homens geralmente não têm a mínima ideia de quando a mulher está vivendo um romance fora do casamento, ao contrário das mulheres, que, segundo constatou, estão certas em 90% das vezes em que desconfiam.
Sua tese afirmava os indicios são geralmente ao contrário. Por exemplo: não passa pela cabeça de grande parte deles que a mulher possa se interessar por um tipo mais velho, careca e com uma barriguinha saliente. O marido, tende a desconfiar do homem bonito, jovem e sarado.
No entanto, se o sujeito da barriguinha apresentar bom desempenho (emocional, ressalte-se, traduzindo-se em paparicações e demonstrações de afeto), terá boas chances. Em alguns casos, a perfídia (deslealdade) feminina não é apenas paranoia dos machões.
Principais causas
As principais causas que levam uma pessoa a trair outra são:
carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o cônjuge, vingança, estímulo provocado pela sensação de perigo, busca pelo novo, questões culturais, falta de caráter.
Traição conjugal é considerada como a quebra de um compromisso de fidelidade. É uma violação de regras e limites mutuamente acordados em um relacionamento. Em sua acepção mais comum, a fidelidade é manter relações amorosas somente com uma pessoa que é sua parceira ou parceiro. Portanto, a trair é quebrar este pacto tácito de manter relações sexuais com uma pessoa que escolhemos como parceiro ou parceira.
Traição é o fim?
Esse é um dos assuntos mais delicados que se pode imaginar, afinal muitas pessoas pesam e conceituam a traição de maneira diferente.
Algumas pessoas não aceitam nenhum tipo de traição e qualquer atenção dada a outra pessoa já se considera traída
Durante muito tempo as mulheres foram muito mais submissas aos homens e dependiam da sua segurança, principalmente financeira, para viver. Por isso faziam vista grossa para algumas situações corriqueiras
Hoje, devido à independência de ambos os sexos, os relacionamentos podem existir com base no amor, respeito, confiança, troca, reduzindo a necessidade de traição. Portanto, sempre tenha em mente que tipo de pessoa você é, qual o peso da traição e o que você espera de um(a) parceiro(a) e acima de tudo, deixe isso claro para ele(a).
Mas se acontecer a traição, analise os pontos abaixo antes de tomar sua decisão:
Analise o momento do relacionamento

É muito importante definir como estava o relacionamento de vocês no momento da traição:
Não Oficializado: quando duas pessoas estão saindo há algum tempo, se falam constantemente e já existem indícios de namoro, mas ainda NÃO é um namoro. A pessoa traída tem todo o direito de ficar chateada e pensativa, mas não pode considerar uma falta de respeito. Conversar sobre a situação, entender o porque da traição e alinhar expectativa sobre o futuro a dois é muito importante.
Vivendo uma crise: alguns momentos, principalmente em relacionamentos mais longos, um dos dois pode começar a questionar o amor, o futuro ao lado da pessoa, se está acomodado a uma situação. Nesse caso, a parte questionadora pode conhecer alguém e testar suas dúvidas através da traição, devido ao medo de tomar uma decisão sem certeza. A traição nesse caso já é mais profunda, se tornando um caso: mais de um encontro, conversas por e-mail, entre outros. O resultado pode ser: o fim do namoro, porque descobre que está equivocado(a) sobre a(o) parceira(o) escolhida; ou o fim do caso e a volta para um namoro mais forte e mais certeiro.
Fim: homens tendem a ter maior dificuldade em terminar um namoro do que as mulheres. Não conseguem descobrir que são infelizes e simplesmente seguir sua vida, preferindo esperar a chegada de outra mulher. Por isso, essa maneira de traição é mais comum em homens. Eles perdem o respeito e começam a paquerar outras mulheres, ter pequenos casos e sair cada vez mais com parceiras distintas. Tudo isso para tentar ser descoberto ou mostrar distanciamento, dando à mulher a oportunidade de terminar a relação. Por sua vez, as mulheres que não tem perfil traidor, na maioria dos casos, quando traem é porque encontraram em outro homem coisas que seu parceiro não tinha e isso com certeza será o fim.
Descubra o que aconteceu
Converse sobre o que levou seu(sua) parceiro(a) a traição.

Drogas e álcool: talvez seja necessário dar um tempo na relação, ainda mais se ele(a) não estava totalmente inconsciente no momento. Isso significa que possui desejos de traição adormecidos.
Companhia: muitas pessoas são influenciadas pelos amigos ou rodas de colegas. Até hoje, homens que não traem são instigados e considerados menos machos se ao sair só com amigos, não paquerar outra mulher. As mulheres são menos questionadas por isso, mas existem companhias que facilitam a traição. Portanto, pondere as amizades envolvidas no ato e também a personalidade de seu(sua) parceiro(a) e veja se ele(a) é capaz de ter algumas atitudes por auto-afirmação.

Sem justificativa: se o ato ocorreu simplesmente porque seu(sua) parceiro(a) permitiu, algo de errado está ocorrendo no seu relacionamento e deve ser revisto.
Com todas as respostas em mãos chegou à hora da decisão. Você deverá se perguntar se será capaz de olhar para seu(sua) parceiro(a) da mesma maneira. Lidar com um(a) parceiro(a) que não te deseja em primeiro lugar, ou que não se importa em te ferir é absurdo. Saia desse relacionamento se esse for o caso.

Mas ao terminar lembre-se:

Não termine para voltar correndo com ele(a) porque com
isso você terá muito mais estresse. Por isso pense muito, e ao terminar faça-o
com certeza.

Não converse com ele(a) logo após o término.
Permita-te um tempo distante, que podem ser meses, pensando e refletindo sobre
sua vida. Você não tem obrigação de se preocupar com ele(a) uma vez que você
terminou e se quiser não precisará entrar em contato nunca mais.

Saiba que agindo assim, fará seu(sua) parceiro(a)
refletir sobre seus atos e sobre seu significado na vida dele(a). Se ele(a) se
aproximar de você pedindo desculpas e querendo voltar será muito mais honesto(a) dessa vez, por saber como foi dolorido ficar sem você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário