quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Princípios para trazer a bênção para a família

Aprender algumas lições de vida com a família de Abraão.Texto:
Gênesis 12:1-9

Princípios para trazer a bênção para a família

1. Ande pela Fé. (v. 01b.)“para a terra que eu te mostrarei.” (v. 01b.)A fé é a mais poderosa bússola que aponta caminhos. Ela supre, capacita, sustenta, fortalece, encontra saída, responde, acalma, abençoa as famílias!Porém quantas vezes você toma sérias decisões e um dos últimos quesitos a serem consultados é a fé! Viagens, namoro, negócios, trabalho, emprego... O resultado é decepção e a falta de paz.Deus queria de Abrão a decisão de ir, porém a direção seria revelada posteriormente!Abraão estava diante de um diante dilema: se saísse perderia o conforto da casa do pai, se ficasse perderia a benção de Deus.Somente por fé poderia resolver esse impasse.
Diante dos desafios, escolha ouvir a voz de Deus.

2. Obedeça ao Senhor. (v. 01)"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai..." (v. 01a)Não duvide da orientação divina.Muitas vezes ouvimos a voz do coração, da razão, da vaidade, do orgulho, do ego, do ímpio, mas não a voz de Deus.O lugar da tua obediência é o lugar da tua plenitude. Ser abençoado implica em obedecer.Não obedecer é ter ‘miopia temporal’. Isso ocorre quando damos um valor exagerado ao que está próximo de nós no tempo, em prejuízo do que se está mais afastado no tempo.
Obedecer é ter um custo antese em favor de um benefício depois.
ter uma posição credora: sacrifícios agora, benefícios depoisNa posição devedora o benefício é aqui e agora e o prejuízo depois. Viver para o agora geralmente custa caro no amanhã
O caminho da obediência não é sempre o mais fácil. Adão teve que deixar sua terra, seus parentes e sua casa.Obedecer é renunciar a própria vontade. Quem faz isso tem a bênção de Deus

.3. Creia nas Promessas de Deus. (v. 02)"Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; sê tu uma bênção." (v. 02)“abençoar-te-ei” é um verbo no tempo futuro! Precisamos crer antecipadamente no cumprimento das promessas de Deus sobre a minha vida.1- Deus fala; 2- Você crer e obedece; 3- Deus te abençoaDeus disse, eu... "abençoar-te-ei"
4. seja bênção para os teus. (v. 03)"Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (v.3)Jesus seria da descendência de Abrão!Quando abençoamos, somos abençoadosQuando amaldiçoamos, somos amaldiçoados.Quando promovemos a paz, alcançaremos a paz.Que promessa maravilhosa feita a Abraão, nosso Pai na fé!"Em ti, serão benditas todas as famílias da terra!" Quantas famílias estão sendo abençoadas pela sua vida hoje?
5. Encare os problemas. (vs. 04)
(v. 04) "Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã."Abrão tinha em seu coração: fé, obediência, consciência da bênção e desejo em abençoar. Isso o fez sair co conforto da casa de seu pai para um lugar desconhecido.Abraão tinha 75 anos quando saiu da casa de seu pai. Ele viveu 130 anos.
(v.05) "Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram."Muitas pessoas vivem longe de suas famílias, principalmente por motivo de emprego, maridos vivendo meses longe da esposa e dos filhos, filhos crescendo longe do pai.Por normal que isto possa parecer, não o é! Isso traz prejuízos irrecuperáveis para família.As famílias devem estar unidas na fartura ou na escassez, juntos somos mais forte, diz a Palavra.

Qual é o teu problema em casa? Deus vai agir na unidade.

6. Seja sacerdote da tua casa

(vs. 07)"Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera."Deus falou e Abrão o adorou!Uma vida de intimidade com Deus e sacrifícios de louvor traz a benção de Deus para a tua família.Abrão, continuou sua adoração ao Deus vivo!

(vs. 08) "Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor."

Depois disso Abrão não parou mais de adorar ao Senhor

Resumo:


1. Ande pela Fé. (v. 01b.)

2. Obedeça ao Senhor. (v. 01)

3. Creia nas Promessas de Deus. (v. 02)

4. seja bênção para os teus. (v. 03)

5. Encare os problemas. (vs. 04)

6. Seja sacerdote da tua casa (vs. 07)

(Pr. Hélio Bonfim Sara Nossa Terra Imperatriz – MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário